PcComponentes
Minha Conta

Quando mudar a pasta térmica da tua PS4?

Se tens dúvidas sobre se deves mudar ou não a pasta térmica da tua PS4 , aqui vão alguns indicadores que te dirão se deves fazê-lo ou não.

Uma ps4 preparada para mudar a pasta térmica

Atualmente, tens uma PlayStation 4 na tua sala ou quarto e de repente percebes que ela já não funciona da mesma forma, faz demasiado barulho ou até mesmo alguns videojogos têm travamentos que antes não existiam. É muito provável que a tua consola necessite de uma manutenção interna bastante profunda, incluindo a substituição da pasta térmica.

Vamos explicar tudo relacionado com este processo e quando é necessário trocar a pasta térmica da PS4.

O que é a pasta térmica?

É provável que já tenhas ouvido inúmeras vezes a expressão "pasta térmica". É mais comum do que parece no mundo do hardware, quer estejas a montar PCs ou até mesmo a reparar consolas.

Em poucas palavras, a pasta térmica tem uma função muito clara: ajudar na transferência de calor da unidade de processamento para o dissipador térmico. Por que é feito isso? Vamos dar-te um exemplo simples para que compreendas: o que acontece quando um aparelho eletrónico fica muito quente? Ele acaba desliga-se automaticamente, certo? Pois bem, a pasta térmica serve para dissipar esse calor e evitar que o teu hardware se transforme num bonito pisa papéis.

Imagina que, se a pasta térmica não desempenhar a sua função, a temperatura da tua consola começará a aumentar. Isso, por sua vez, resulta em ventiladores a funcionarem mais rapidamente e a fazerem mais barulho, o desempenho pode piorar e, acima de tudo, a tua consola pode desligar-se devido à impossibilidade de funcionar corretamente.

Quando devo mudar a pasta térmica da PS4?

Como já mencionamos, existem vários pontos a considerar que podem identificar esse problema. Geralmente, este diagnóstico está relacionado com o desempenho da consola ou do PC em si.

Por exemplo, um dos problemas mais comuns quando a pasta térmica falha é o ruído dos ventiladores. Recomendamos, antes de mais, que os limpes de qualquer poeira ou sujidade que possam ter. No entanto, se o problema persistir após isso, é bastante provável que o problema esteja na pasta térmica.

Além disso, se enquanto estás a jogar notares que o teu jogo apresenta congelamentos ou quedas na taxa de frames que antes não aconteciam, é muito provável que haja problemas nalgum ponto específico do hardware. Não é tanto um problema de software, mas sim de que pode haver falhas no disco rígido, no ventilador ou na própria pasta térmica. Limpa tudo com cuidado para descartar opções.

A prova principal para nós está relacionada com o facto da consola se desligar. Se isso acontecer alguma vez, é muito provável que a pasta térmica esteja com problemas. A PlayStation 4 nunca deveria desligar-se automaticamente e repentinamente, pois isso indicaria um problema. Se a isto se acrescentar um ruído ensurdecedor dos ventiladores, é bastante provável que o problema esteja na pasta térmica.

É fácil mudar a pasta térmica de a PlayStation 4?

A pergunta de um milhão: quão difícil é trocar a pasta térmica? E a resposta é também um clássico: depende. Se tens habilidades com hardware e estás habituado a mexer em tudo, podemos dizer que não será muito difícil, além de que a pasta térmica é barata. É mais uma questão de paciência ao remover cada peça do que de dificuldade em si. Repetimos, isto é se estiveres habituado, porque se não estiveres, a situação muda um pouco.

Se nunca abriste uma consola, montaste um PC e assim por diante, a nossa recomendação é que nem penses em abrir a tua PlayStation 4. O procedimento não é difícil, como já mencionámos, mas exige uma técnica, carinho e cuidado aos quais, talvez, não estejas habituado. O simples facto de poderes danificar outro componente da consola ou até mesmo aplicar a pasta térmica de forma incorreta pode fazer com que a tua PS4 deixe de funcionar imediatamente (e isso é o último que queremos).

O que se passa com a pasta térmica da PS5?

No caso específico da PlayStation 5, tudo o que dissemos pode ser aplicado da mesma forma, desde abri-la até trocar. No entanto, a nova consola da Sony não utiliza pasta térmica, mas sim metal líquido.

Após os problemas enfrentados com a PS4 e a pasta térmica, a empresa japonesa optou pelo metal líquido na PS5. Este atua entre o núcleo do SoC (System on a Chip) e a própria base do dissipador, ou seja, da mesma forma que a pasta térmica e com a mesma função. A ideia é aumentar a refrigeração da consola quando está a funcionar em pleno.

É possível trocar o metal líquido da PS5? A resposta é sim, mas avisamos desde já que o processo é também muito delicado. Fazê-lo é sempre sob tua própria responsabilidade.

Assim concluímos este artigo abrangente onde explicámos quando é necessário trocar a pasta térmica da PS4. Como podes ver, tudo depende dos problemas que enfrentas com a tua consola.

post
MOFU
gaming-y-videojuegos