Estando plenamente na temporada de calor, qualquer solução que nos permita combater as altas temperaturas parece interessante. As preferências são muitas. Embora o ar condicionado seja sempre a solução mais radical e eficaz, tem inconvenientes como a instalação, o custo, ou o facto de muitos não gostarem durante um longo período de tempo. Os ventiladores sempre foram boas opções e muito versáteis, e os ventiladores de teto têm sido uma escolha habitual há décadas que também se complementa muito bem com o uso do ar condicionado durante um curto período de tempo.
No entanto, escolher um ventilador de teto geralmente envolve uma série de decisões ao escolher características de acordo com as necessidades que temos. Primeiramente, o design costuma ser um dos aspectos chave ao escolher um ventilador de teto. Mas como é lógico num produto que tem uma funcionalidade precisa, não pode ser o design que determine a nossa escolha.
Algo evidente ao comparar ventiladores de teto é a quantidade de pás que cada um tem. São muito comuns os modelos com 3 pás, mas também aqueles que têm 5 pás, ou mesmo os que têm 4 pás. Também existem com 6 pás. E surge uma dúvida vital, qual é a diferença entre os ventiladores com diferentes quantidades de pás? Qual é o melhor em cada caso?
Por que um ventilador dá ar?
Um ventilador de teto é projetado com pás que giram a alta velocidade, ou pelo menos a uma velocidade importante. Estas pás estão inclinadas de forma que, ao girar, criam uma corrente de ar descendente. À medida que o ventilador gira, o ar que se encontra debaixo das pás é empurrado para baixo, o que faz com que o ar se mantenha em movimento. Assim, o desempenho de um ventilador depende totalmente da velocidade a que as pás estão girando, e também da quantidade de ar que o ventilador é capaz de deslocar com as suas pás.
O ar é empurrado porque as pás estão inclinadas. Quanto mais inclinadas estão, mais ar empurram, mas precisam de mais força para deslocá-lo. Por outro lado, quanto mais longas e grandes são as pás, mais ar também empurram, mas novamente, precisarão de mais força para deslocar tanto ar.
Supondo que comparamos ventiladores com o mesmo tipo de pá tanto em inclinação como em comprimento e tamanho, um ventilador de três pás moverá menos ar do que um de cinco pás à mesma velocidade. Mas por outro lado, consumirá menos energia para alcançar uma velocidade maior. Tudo isso faz com que, dependendo do que estamos procurando num ventilador de teto, possamos optar por um de 3 pás, por um de 4 pás, por um de 5 pás ou por um de 6 pás. Mas pode-se dizer que, em geral, os mais populares são os de 3 pás, e os de 5 pás.
Vantagens dos ventiladores de teto de 3 pás
Os ventiladores de teto de 3 pás têm várias vantagens que os tornaram populares durante muito tempo e que fizeram com que hoje sejam também uma opção muito interessante. A primeira é o design. Os ventiladores de teto eram elementos mais comuns numa época em que ter ar condicionado era algo mais complexo. Por isso, ao escolher um ventilador de teto pensa-se muito no design, procurando que este não dê um aspeto de antiguidade ao ambiente. Os ventiladores de 3 pás são mais minimalistas, com um impacto visual inferior. Hoje em dia existem muitos modelos em materiais como madeira, que combinam muito bem com o resto da decoração do ambiente, e que até dão um aspeto moderno ao lugar. Quem procura um ventilador que não chame muito a atenção e que não seja protagonista, encontrará nos ventiladores de teto de 3 pás uma ótima opção.
Por outro lado, são mais fáceis de instalar. Por não terem tantos elementos, não é tão difícil que uma pessoa inexperiente faça a instalação por si mesma em casa, podendo fazer a instalação quase como se fosse uma lâmpada.
Além disso, três pás costumam ser sinónimo de maior eficiência energética. Por terem que mover menos pás e não ser necessário integrar tantos elementos, otimiza-se a quantidade de energia necessária para fazer girar as pás. Obviamente, aqui há outros aspetos a ter em conta, mas os ventiladores de 3 pás proporcionam um bom desempenho energético para uma quantidade de ar em movimento equilibrada.
Para qualquer ambiente não muito grande, como pode ser um quarto, o ventilador de 3 pás pode ser uma ótima compra, especialmente quando não se procura um grande fluxo de ar.
Vantagens dos ventiladores de teto de 5 pás
A principal vantagem dos ventiladores de teto de 5 pás é que deslocam um maior fluxo de ar. Por haver mais pás e mais superfície, consegue-se que haja uma maiorquantidade de ar em movimento. Se estás à procura de um ventilador para um espaço grande, como uma sala de estar ou até mesmo um local com várias estações de trabalho, um ventilador de cinco pás será provavelmente a opção ideal.
Outra vantagem dos ventiladores de teto de 5 pás pode ser também um dos seus defeitos. São mais chamativos, e por isso também podem facilmente tornar-se um elemento protagonista da decoração. A melhor forma de combater isto é aproveitá-lo e fazer com que o ventilador se encaixe perfeitamente com o estilo que queremos dar. Por exemplo, um ventilador de estilo tradicional encaixará numa decoração rústica, ou podemos optar por um estilo mais boémio com aqueles com acabamentos em corda. A cor que escolhermos será básica, pois será um dos principais acentos daquela sala em que se encontre.
Mas uma das principais vantagens dos ventiladores de 5 pás é que precisam de uma velocidade inferior aos de 3 pás para conseguir o mesmo fluxo de ar em movimento. Devido a isto, também fazem menos ruído. Se queremos um ventilador que mova ar suficiente mas que não faça ruído, o ventilador de 5 pás será a melhor opção. Assim, aqueles que estão a pensar em instalar um ventilador numa zona onde se requer tranquilidade, como poderia ser um quarto, ou um escritório onde trabalhar, encontrarão no ventilador de 5 pás uma compra ideal.
Ventiladores de teto de 4 pás, uma opção ideal para o design
Como é lógico, o ventilador de teto de 4 pás também é uma opção a ter em conta. Por que não existiriam ventiladores de 4 pás? A principal vantagem deste tipo de ventiladores está no design. Quando queremos dar à sala um design simétrico ou até mesmo algo tecnológico, um ventilador de 4 pás pode ser ideal, pois cria uma geometria muito distinta da dos ventiladores de 3 e 5 pás. Por outro lado, fica num nível intermédio entre os ventiladores de 3 pás e os de 5 pás. Quem tenha dúvidas de se um ventilador de 3 pás será suficiente ou se fará demasiado ruído ao girar mais rápido, mas ao mesmo tempo não quer o design tão impactante de um ventilador de 5 pás, encontrará no ventilador de 4 pás uma boa alternativa.
Ventiladores de teto de 6 pás, para salas grandes
Os ventiladores de teto de 6 pás são uma opção que chama ainda mais a atenção do que os ventiladores de 5 pás. Na realidade, oferecem vantagens semelhantes aos ventiladores de 5 pás, mas dão um extra que pode ser ideal para aquelas salas muito grandes nas quais queremos com um único ventilador conseguir fluxo de ar suficiente em movimento. Também são uma boa opção no caso de que só possamos instalar um ventilador pequeno por não ter muito espaço no teto do local onde vamos instalá-lo. Ao ter mais pás, mesmo sendo mais pequeno, consegue mover uma quantidade de ar importante mesmo que não gire tão rápido. Assim, é uma forma de conseguir um fluxo de ar notável, com pouco ruído, e com pouco espaço disponível.
Gastam mais luz quantas mais pás tenha?
Os ventiladores de teto sim gastam mais quanto maior seja o seu número de pás. É uma proporção direta, porque a quantidade de energia que requer para movê-las é maior. Se queres conhecer em detalhe quanto gasta um ventilador de teto, temos este guia para ti.
Sem esquecer as funções extra
Antigamente os ventiladores de teto eram apenas algumas pás com um motor que se instalavam no teto. Hoje em dia os ventiladores de teto contam com funções extra que fazem que possam ser uma compra ideal. Isso de que os ventiladores de teto contem com luz não é nada novo. Mas hoje em dia é possível encontrar ventiladores de teto com luz LED e com conectividade WiFi, para poder automatizar a iluminação de qualquer sala, que poderíamos controlar até mesmo com um comando de voz. Algo mais básico poderia ser optar por um ventilador de teto com comando à distância.
E até há alguns ventiladores de teto com pás desdobráveis, que se ocultam quando não os usamos, e que se desdobram ao ativá-los. Na realidade, são uma lâmpada instalada no teto com o acréscimo do ventilador. Costumam ser de menor potência, mas uma boa opção em salas nas quais não queremos perder a possibilidade de contar com a função de ventilação integrada numa lâmpada.
Os melhores ventiladores de teto
Com tudo isto que te contamos, já estás pronto para comprar com segurança o teu novo ventilador de teto. Na PcComponentes deixamos-te um ranking dos ventiladores de teto que mais gostamos.
Quantas pás deve ter um ventilador de teto?
Emmanuel Jiménez - Última actualização: 4 das diciembre das 2024
O verão faz com que consideremos colocar ventiladores em casa. Mas, quantas pás eles precisam ter para realmente dar ar? Aqui nós explicamos.

post
BOFU