
— Amante de hardware.
Especialista em computadores e gaming
O que é o sensor óptico
O sensor óptico é uma parte do rato caracterizada por fotografar a superfície por onde deslizamos o rato, enviando cada foto ao mesmo com o objetivo de enviar essa informação ao PC, smartphone, Tablet; o dispositivo que se tercie. E sim, falamos de fotografar porque os sensores ópticos são sensores CMOS, o mesmo que vemos nos smartphones ou câmaras.
Concretamente, um rato com sensor óptico contém no seu interior:
- Um LED.
- Um sensor óptico.
- Um Processador de sinal digital ou DSP.
Como é que o rato óptico deteta que estou a deslizá-lo numa direção específica? O sensor fotografa a superfície a um ritmo de 1000 imagens por segundo, aproximadamente: à medida que o movemos a imagem é diferente, pelo que o PC deteta que está num ponto diferente.
Pensem que temos um sensor CMOS, por isso teremos uma resolução (como acontece com os megapíxeis nas câmaras), não é? Pois bem, aqui a resolução é representada pelo número de imagens que o rato capta por cada pixel enquanto se move numa polegada através de uma superfície.
Por este motivo, o rato óptico precisa de uma superfície lisa e plana porque as fotos são 2D. No caso de haver irregularidades na superfície (um vidro, a relva, um tapete, etc.), o DSP terá que recorrer aos dados úteis que tenha. A consequência disso é que o cursor não se move ou move-se de forma irregular.
O que é o sensor laser?
O sensor laser combina uma minicâmara com lasers que são disparados para obter a informação de localização do rato para, depois, serem medidos com padrões de luz. Estes lasers penetram em diferentes superfícies e não haverá luz refletida, obtendo mais precisão no movimento e mais adaptabilidade.
Enquanto o sensor óptico oferece um rastreamento muito bom e aceleração, não recolhe tanta informação como o sensor laser. Atenção, mais não equivale a melhor; de facto, podemos chegar a sofrer jittering ou “gaguez”, que é quando o cursor treme no monitor.
Aqui não temos um LED que pisca, mas um laser como fonte de iluminação; de facto, acreditarão que está desligado a não ser que tenha iluminação incorporada.
Sensor óptico vs laser: escolhe o adequado para o teu rato
Definido cada tipo, só resta diferenciá-los para ver o que mais te interessa.
Precisão
Se procuramos a máxima precisão, isto vai ser dado por um rato laser porque examina com mais detalhe a superfície, costuma ter mais PPP e deteta os picos ou saliências dentro de um tapete.
Ainda assim, a grande maioria dos utilizadores não precisam da máxima precisão; na minha opinião, só os profissionais que precisam de máxima precisão poderão aproveitá-lo.
Sensibilidade
Por norma geral, vão encontrar muito mais sensibilidade num rato óptico gaming do que num rato laser. Além disso, a “sobreinformação” dos sensores laser pode sobrecarregar o rato, chegando a enviar informação incorreta, provocando jittering.
Além disso, num rato laser não precisamos de tanta sensibilidade porque as suas virtudes destacam-se movendo-o pouco, e não muito. Um profissional que edita fotografia ou é editor gráfico, precisa que o rato seja super preciso pixel a pixel, por isso não o move muito.
Num videojogo, encontraremos jogadores que optam por sensibilidades altas para não mover muito o rato, assim como outros optarão por uma resolução baixa para não errar o tiro.
Daí que vejamos ratos ópticos com muitíssimos DPI.
Videojogos ou gaming
O que foi explicado logo antes vem a calhar para destacar que os ratos ópticos com cabo são os mais comprados para serem usados em jogos. Todos os que jogam no PC têm um tapete ou uma superfície lisa opaca, por isso um rato óptico vem a calhar, não precisas de mais!
Agora bem, existem ratos gaming com sensores laser realmente bons, especialmente Razer aposta por esta tipologia. Se
Versatilidade
Aqui o laser é muito mais interessante, especialmente para quem usa portátil e trabalha em qualquer parte. Neste sensor laser vs óptico ganha o primeiro porque tem mais adaptabilidade por seu sistema de funcionamento, sendo bastante eficaz em muitas superfícies.
Preço
Fabricar um rato com sensor óptico é menos dispendioso em igualdade de especificações, e se vamos entrar em gaming… são os melhores. Isso sim, nos ratos ópticos há gamas de produtos, podendo encontrar opções por 80 ou 100 euros.sem problema. Vimos que se têm igualado nas gamas médias, gerando um grande debate entre sensor óptico vs laser. Dito isto, a regra geral é que um rato laser custe ligeiramente mais, se o compararmos com um óptico da mesma gama. Conclusões sobre ratos com sensor óptico vs laser Fui usuário dos 2, e os 2 têm funcionado maravilhosamente. É verdade que o laser é perfeito quando temos uma mesa de escritório totalmente transparente, e aí o óptico perde utilidade. No entanto, a maioria das vezes usamos tapete para o rato, por isso o laser, a menos que sejas profissional... não tem relevância. Para o gaming, sem dúvida, recomendaria o sensor óptico, mas como já vês: não há um melhor que o outro, tudo depende da situação e necessidades. Convido-te a entrares no nosso catálogo porque tenho a certeza de que encontrarás o que procuras dentro do teu orçamento. Ratos ópticos: