PcComponentes
Minha Conta

Socket AM5 vs AM4, a comparação AMD ideal para comprar CPU

Ángel Aller - Última actualização: 1 das diciembre das 2024

Com as novas placas-mãe AMD no mercado, trazemos a comparação dos soquetes AM5 vs AM4. Vamos nos concentrar nas novidades que a AMD traz para sua nova plataforma AM5, comparando essas melhorias com as placas-mãe que deram vida ao Ryzen 1000, 2000, 3000 e 5000.

Socket AM5 vs AM4

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

Socket AM5 vs AM4: quais são as diferenças da AMD

A mudança de uma plataforma para outra não foi uma decisão económica, já que o AM4 está no mercado desde 2017 a suportar 4 gerações de processadores, bem feito AMD!

Portanto, vamos ver as diferenças entre o socket AM5 vs AM4.

Tipo de socket

lga vs pga

Com os AMD Ryzen 7000 ocorreu uma mudança estrutural muito maior: de PGA para LGA. Até agora, era a Intel que usava o socket LGA, caracterizado por ter os pinos no socket. Por outro lado, a AMD vinha usando este tipo de socket nos soquetes TR4 ou sTRX4 (o atual é sWRX8), sendo o primeiro LGA da marca para "consumidores".

Coloco aspas em consumidores porque a maioria dos usuários de AMD Threadripper são empresários ou profissionais, já que não são chips ótimos para gaming (apesar de terem tantos núcleos e threads).

Por que a AMD mudou de PGA para LGA? Por meras razões de conectividade e interfaces, segundo explicou Robert Hallock, que era Diretor de Marketing Técnico na AMD. Este LGA tem 1718 pinos, oferecendo mais linhas PCIe (especificamente 4 mais), suporte direto a PCIe 5.0 e melhorando a entrega de energia à placa e à CPU.

Este socket permite até 230W de potência, oferecendo mais possibilidades de overclock nos processadores. A marca garantiu que as melhorias na entrega de energia se concentram em:

  • A comunicação do bus permite uma gestão de energia melhorada em toda a plataforma AM5.
  • Comunicação bidirecional e de alta velocidade para regular continuamente a voltagem, a corrente, a energia e as temperaturas.
  • Regulador de saúde da voltagem.
  • Poupanças ótimas de energia em condições de carga de trabalho múltipla.

De início, esta abordagem obrigou a AMD a mudar de plataforma.

AMD EXPO e memória DDR5

amd expo

A chegada do socket AM5 trouxe consigo o suporte para memórias RAM DDR5, mas isso não é tudo: AMD EXPO. As siglas EXPO significam Extended Profiles for Overclocking, e é a tecnologia concorrente com a Intel XMP.

Por que lançar algo que já faz o XMP? Bem, a AMD não só considerou fazer overclock em 1 clique em memórias RAM DDR5, mas também está otimizado para os processadores Ryzen 5000. De facto, poderemos continuar a desfrutar do Intel XMP nas placas-mãe, por isso a ideia da AMD é dar uma função extra à sua plataforma.

A "Team Red" garante que o desempenho em jogos pode aumentar até 11% e a latência de acesso à memória pode diminuir até 63 ns com o AMD EXPO.

Compatível com os processadores AMD Ryzen 7000 em diante

A grande batalha do socket AM5 vs AM4 está na hora de escolher o processador, e é que há muitos no mercado que são compatíveis com o AM4. No entanto, o futuro é do AM5 porque os chips compatíveis são Ryzen 7000 com arquitetura Zen 4 em diante.

O socket AM4 ficará na memória como aconteceu com todos os anteriores, mas, cuidado! Continua a ser um socket espetacular e com um preço super interessante para pessoas que não precisam do último.

Aliás, Lisa Su garantiu que o AM4 não acaba aqui, mas que o AM4 vai continuar no mercado por muitos mais anos. Acreditamos nisso porque já vimos sockets anteriores da AMD que continuaram no mercado, tendo passado 2 anos ou mais desde o lançamento de uma nova plataforma dentro da marca.

Nem te ocorra perder os últimos Ryzen 7000!

PCI-Express 5.0

Embora os consumidores aproveitem as últimas versões PCIe para os seus SSD M.2, pensar no futuro equivale a PCI-Express 5.0. É verdade que as placas gráficas não aproveitam tanto a mudança de PCI-Express 3.0 para 4.0 ou 5.0, porque a chave está nas linhas que usam (sempre x16, que são as linhas PCIe do slot principal na placa).

Na geração de GPUs RX 6000 e RTX 3000 vimos que alguns modelos usavam x8, assim como a AMD arriscou muito com a sua RX 6500 XT e o seu x4. Esse foi o fator que fez com que a RTX 3050 fosse a melhor opção, o impacto nos FPS é enorme por este motivo!

Mais chipsets: X670E, X670, B650E, B650 e A620

chipsets socket am5

No AM4 sempre tivemos 3 gamas dechipsets, enquanto que com a chegada do socket AM5 isto aumentou para 5 (2 chipsets de gama média e outros 2 de gama alta).

  • A620: é a gama baixa, mas com suporte a PCIe 4.0 x16, suporte PCIe 4.0 x4 para SSD NVMe, DDR5 e AMD EXPO. Este chipset já não terá overclock para CPU.
  • B650: é a gama média com suporte PCIe 4.0 x16 ou 2 x8, pode-se fazer OC ao processador e vem com até um USB 3.2 Gen 2. É possível que vejas alguma placa com PCI-Express 5.0.
  • B650E: o mesmo que o anterior, mas com carris PCIe 5.0, mais portas USB de última geração e 4 GPP PCIe.
  • X670: vem com PCIe 1x16 ou 2x8, bem como PCIe 5.0 x4 para SSD NVMe, tendo 44 carris utilizáveis (8 em PCIe 5.0).
  • X670E, o mesmo que o anterior, mas com mais portas PCIe 5.0.

Como vês, a grande diferença do “E” está nos carris PCIe 5.0 que temos disponíveis, uma feature recomendável para entusiastas.

A comparação socket AM4 vs AM5 fica clara, e é que os últimos chipset de AM5 foi a série 500 (A520, B550 e X570, com a última aparição de X570S).

Parece-nos impressionante como a AMD melhorou de 2017 a 2022 na sua plataforma AM4. Lembramos como em 2017 com os Ryzen 1000 tiveram muitos problemas de compatibilidade com memórias RAM, tendo que comprar uns módulos determinados só para Ryzen. Tudo isso ficou numa anedota e agora é uma plataforma TOP.

Da nossa parte, recomendamos que dês uma vista de olhos ao nosso catálogo de placas base AM4 e AM5 porque tens disponíveis produtos a um preço incrível. Além disso, recomendo que passes 

post
BOFU