Como acessório no trabalho, para estudar na universidade ou simplesmente para realizar qualquer função no dia a dia. Desde o seu lançamento, os tablets tornaram-se verdadeiros protagonistas na nossa coleção de dispositivos eletrónicos. Tanto que muitos de nós, incluindo eu, hoje em dia não conseguiríamos, ou saberíamos, viver sem eles.
A sua versatilidade, tamanho e preço foram fundamentais para o seu sucesso mundial, chegando mesmo a substituir, em certas ocasiões, os computadores de alta performance. Agora, como se não bastasse, aos tablets convencionais surgiu um novo concorrente: os Chromebooks. Conheces? Pode ser que, a princípio, não, mas se te disser que são tablets com teclado incorporado, estou segura de que sim, certo?
Se estás a pensar em comprar um tablet, pode ser um bom momento para analisar as características e os benefícios dos portáteis Chromebook. Só assim poderás escolher o melhor dispositivo conforme as tuas necessidades e os teus gostos pessoais. Convido-te a continuar a ler para conhecer em profundidade as diferenças entre ambas as alternativas.
Chromebook, em que consiste este tipo de portátil?
Para que não haja qualquer tipo de dúvidas, vou explicar o que é realmente um tablet Chromebook. Como já te adiantei há uns segundos, este tipo de dispositivos são concebidos com uma pequena particularidade que os torna muito mais apelativos no mercado: acoplar e desacoplar um teclado.
Mas não é só isso. Estes tablets especiais apresentam um ecrã tátil e interativo de cerca de 14 polegadas, comparado com as 10 polegadas a que estamos habituados nos tablets tradicionais. Ao poder conectar um teclado e rato, a experiência de navegação melhora significativamente. Em resumo, podemos dizer alto e bom som que um Chromebook é um pequeno computador em potência.
Espera, ainda há mais uma surpresa. Uma das grandes vantagens destes dispositivos é o carregamento de ficheiros. Sim, trabalha-se diretamente a partir da nuvem da Google graças ao uso do sistema operativo Chrome OS. Fácil, cómodo e muito resolutivo!
Diferenças entre tablets e portáteis Chromebook
Sabemos que, à primeira vista, é normal dizer que são praticamente iguais ou muito semelhantes. No entanto, ao analisar separadamente ambos os dispositivos tecnológicos, percebemos as diferenças abismais que apresentam.
-
Tamanho: Se compararmos os ecrãs, veremos claramente que os Chromebooks são fabricados com um pouco mais de polegadas. Em concreto, estes tablets com teclado adaptado costumam ter até 15 polegadas. A média atual do mercado encontra-se entre as 10-11 polegadas.
-
Velocidade: Apenas te diremos duas palavras: ultra rápido. Assim podemos descrever os Chromebooks em comparação com os tablets que estamos habituados a usar. Além disso, ao trabalhar na nuvem, sentirás muito mais fluidez ao usar o ecossistema da Google.
-
Armazenamento: A conexão constante à nuvem é outro dos pontos mais importantes ao comparar ambos os dispositivos. Não importa onde estejamos a trabalhar, de uma forma muito cómoda e rápida poderás transferir ficheiros e armazenar todo o tipo de documentos e dados no teu próprio Drive. Contudo, precisarás de criar previamente uma conta Google.
-
Segurança: Estes dispositivos integraram um "chip titan C" para melhorar a segurança do hardware. Graças à constante conexão com a Google Cloud, não é necessário o uso de antivírus. Uma vantagem a mais para optarmos por esta nova opção.
-
Simplicidade: A interface que apresentam estes portáteis híbridos segue o estilo da Google, pelo que te sentirás totalmente familiarizado com ela desde que a ligues.
Quando escolher um Chromebook em vez de um tablet convencional?
A pergunta que todos esperávamos. Na verdade, quando é acertado escolher um Chromebook em vez de um tablet convencional? A resposta é que depende muito das necessidades de cada utilizador, como já deves ter imaginado.
Como especialistas em tecnologia, recomendamos que escolhas um modelo de Chromebook como o Lenovo IdeaPad Flex 3 ou o ASUS Chromebook Vibe CX34 antes mesmo de um portátil ou um tablet convencional quando:
-
No teu dia a dia, estás constantemente a usar o ecossistema da Google. Apps tão conhecidas como Gmail, Sheets ou Docs. Ao incluir o teclado, poderás trabalhar de forma muito mais cómoda, eficiente e rápida. Além disso, poderás girar o ecrã ao fazer apresentações ou realizar qualquer tipo de exposição.
-
Vais usá-lo para ir à escola, universidade e como ferramenta de estudo. Muito mais económico e fácil de levar sempre contigo.
-
Para consumir plataformas digitais, estar a par das tuas redes sociais e das últimas notícias. Se for o caso, sem dúvida, este dispositivo é o melhor para ti..
Quando comprar um tablet em vez de um Chromebook?
E ao contrário, em que tipo de situações é melhor escolher um tablet convencional ou até mesmo um portátil em vez de um Chromebook? Modelos de tablets como o Xiaomi Redmi Pad SE, Lenovo Tab M10 e Apple iPad são uma opção ideal para ti quando:
- Queres tirar o máximo partido e rendimento do teu dispositivo.
- A tua empresa trabalha com o pacote Office 360.
- És um apaixonado por jogos e procuras usar o portátil para jogar e estar em contínuo contacto com este mundo digital.


Se te identificas com alguma destas situações, certamente já tens muito mais claro que tipo de dispositivo é o mais adequado para ti. Caso ainda tenhas dúvidas, encorajamos-te a continuar a ler para conheceres as diferenças entre um tablet e um portátil conversível, o Chromebook e o portátil, e as semelhanças entre um portátil conversível e um tablet.