PcComponentes
Minha Conta

Teclado de perfil baixo ou low-profile, descubra esta variante singular PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 29 das noviembre das 2024

Pode ser que você nunca tenha visto, mas isso não significa que o teclado de perfil baixo não exista. Conheça-o porque pode ser o seu melhor companheiro.

Teclado de perfil baixo

Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

O que é um teclado de perfil baixo e as suas características

Um teclado de perfil baixo caracteriza-se por ter muito menos altura e, no caso de ser mecânico, switches com menos percurso (o que significa um menor tempo de ativação). Sendo mecânico ou de membrana, normalmente costuma pesar menos porque temos uma caixa mais leve e tudo muito mais otimizado.

Embora muitos falem deste tipo de teclado na vertente mecânica, existem muitos modelos de membrana que são de perfil baixo. Por exemplo, o famoso teclado da Apple é um teclado de perfil baixo; de facto, a redução de altura é levada ao extremo.

teclado bajo perfil

Por que reduzir a altura? Para conseguir mais ergonomia. Coloca as tuas mãos sobre o teu teclado normal, vês que estão elevadas? Isso causa dores nos pulsos e no antebraço, especialmente quando passamos muito tempo a escrever (ou muitas horas por dia). Rapidamente o túnel do carpo aparece no teu vocabulário, e acredita que não vais querer isso.

Existe a opção de comprar apoios para os pulsos para reduzir a tensão produzida num teclado normal, embora não funcione para todos. De qualquer forma, antes de comprares um novo teclado de perfil baixo, dá uma olhada no post sobre tipos de apoios para os pulsos e experimenta um, pode ser que funcione!

Continuando com as características do teclado low-profile, verás que temos teclas mais finas e é mais portátil. Isto é interessante se tivermos um teclado TKL ou quisermos levar o teclado connosco.

Vantagens do teclado de perfil baixo

teclado bajo perfil

Depois de explicar as generalidades do teclado de perfil baixo, é hora de passar para as vantagens e desvantagens, por isso vamos começar pelo bom.

Em primeiro lugar, é um teclado que pode interessar a quem procura um percurso de tecla curto e menor tempo de ativação. A eliminação da altura provoca esta consequência física, sendo vista como algo positivo por muitos.

Como segunda vantagem do teclado low-profile, temos a sua ergonomia. Na minha opinião, não sofro com um teclado normal, e passo o dia todo a escrever; dito isto, é verdade que aparece a dor na parte superior do antebraço e, dependendo dos teus switches, a dor na falange dos dedos. Graças à disposição do teclado de perfil baixo, as dores no pulso podem ser bastante minimizadas.

Em terceiro lugar, temos a portabilidade: mesmo que tenhamos um teclado TKL normal, continua a ser demasiado grosso para ser portátil. Seja de membrana ou mecânico, o verdadeiro teclado portátil é o de perfil baixo.

Desvantagens do teclado de perfil baixo

teclado bajo perfil

O outro lado da moeda existe neste produto, por isso vou ser claro neste sentido.

A primeira desvantagem do teclado de perfil baixo é a sua disponibilidade: existem poucos modelos no mercado porque não são tão procurados. Lutar contra uma padronização como a do teclado normal é muito complicado, resultando num preço pouco atraente para o público mainstream. Dito de outra forma, quem tem um teclado de perfil baixo é porque pesquisou muito e no final optou por este tipo de periférico.

Como segunda desvantagem do low-profile, está a oferta de switches mecânicos: não há tanta variedade de switches onde escolher. No post sobre tipos de switches Cherry MX, vimos que a maioria dos interruptores são normais, nada de perfil baixo.

Isso significa que quase não são fabricados? Falso, mas não há uma grande variedade de opções. Marcas como Gateron ou Kailh esforçam-se para oferecer switches táteis, clicky e lineares dentro da tipologia low-profile. No entanto, é mais complicado encontrar teclados com estes switches no mercado (o custom é outra história).

Chegamos à quarta desvantagem: o preço em teclados mecânicos. É quase impossível encontrar um teclado low-profile por menos de 100 euros, embora nas recomendações que vos deixo abaixo haja algum modelo.

Por último, destacaria que os teclados de perfil baixo não são para todos: há pessoas que não se habituam ao seu percurso. Os teclados e ratos são os periféricos mais pessoais que existem:

  • Sensação de digitação e ativação.
  • Tipo de agarre no rato.
  • Escolha de switches, ruído e disposição.
  • Etc.

Poderia continuar para outro artigo, mas acho que se entende que não são nem maus, nem bons, mas que cada pessoa estabelece os seus gostos. AParece-me muito interessante para quem escreve rápido e passa muitas horas; agora, nem todos os low-profile servem!

Recomendações de teclado mecânico de perfil baixo

Se vieste aqui por teclados mecânicos de perfil baixo, ofereço-te 5 opções:

  • MSI Vigor GK50 Elite, uma das opções de perfil baixo mais baratas e com teclado completo.
  • Redragon K621 Horus TKL, é um teclado TKL sem fios com switches red Ultra Low Profile que vem com anti-ghosting e n-key Rollover. É um preço incrível para o que traz consigo.
  • Cooler Master SK622, trata-se de um teclado TKL muito reduzido que oferece uma experiência híbrida e traz conectividade sem fios.
  • Logitech MX, do melhor em teclados mecânicos sem fios de perfil baixo porque a sua autonomia é muito alta. O único problema é que vem com layout US.
  • Logitech G815, um teclado mecânico de perfil baixo que nunca me canso de recomendar porque os seus switches GL (tácteis) são uma maravilha e é um produto muito completo.

Não percas os teclados que temos na PcComponentes, senão vais arrepender-te, acredita em mim!

post
BOFU