Os tipos de memória externa para PC mais viáveis
Podemos considerar como tipo de memória externa qualquer meio ou dispositivo de armazenamento que possamos transportar sem complicações de um local para outro, através do qual possamos transferir ficheiros ou qualquer outro dado para um PC (seja portátil ou de secretária).
Dito isto, vejamos os principais tipos, assim como os seus prós e contras.
Disco rígido externo
É o Rei do armazenamento externo e é um dos tipos de memória externa que deves ter em mente. Cada vez reduzem mais o seu tamanho e, com a chegada dos SSD externos, ainda mais. Estão a caminho de se tornar os novos pendrives, embora duvide que atinjam o seu tamanho algum dia, mas nunca se sabe!
Ideal para quem procura muita capacidade, portabilidade e alguma segurança contra impactos. É a única forma física viável de transportar Terabytes de dados a um preço módico.
Pros | Contras |
|
|
Cartão de memória microSD ou SD
Houve um momento em que víamos cartões de memória por todo o lado:
- Tablets e smartphones.
- Consolas como a PSP.
- Câmaras e filmadoras.
Estavam por todo o lado e não eram baratos, precisamente. Agora, a maioria dos cartões de memória são microSD ou SD, salvo algumas exceções. O seu uso maioritário é para câmaras ou filmadoras, havendo poucos smartphones que aceitam este meio para expandir a capacidade.
As suas capacidades geralmente começam nos 32 GB, sendo mais comuns os 128 e 256 GB. Em termos de capacidade, são muito mais limitados que os discos rígidos, além de serem mais sensíveis a temperaturas ou mudanças drásticas. São mais delicados do que parecem!
Pros | Contras |
|
|
Pendrive
Entre estes 2 tipos de memória externa para PC, encontramos o pendrive ou memória USB. Oferecem um preço mais competitivo do que os cartões de memória, gastando menos euros/GB. As principais capacidades são 32, 64, 128 e 256 GB, com a exceção dos 512 GB e 1 TB, que estão a crescer como espuma.
A sua importância no mercado de armazenamento diminuiu com o aparecimento da nuvem; ainda assim, continua a ser um meio TOP para ter muito armazenamento num pequeno espaço físico. Podes levá-los no teu porta-chaves!
Pros | Contras |
|
|
Qualquer wearable
Referimo-nos aos telemóveis, tablets, smartwatches ou qualquer dispositivo móvel que tenha armazenamento e onde se possa guardar todo o tipo de dados: documentos, imagens, vídeos, zips, etc. É certo que não foram feitos apenas para este fim, mas pensem um pouco:
- Levamo-los sempre connosco.
- Normalmente têm entre 128 e 512 GB.
- Têm conectividade sem fios: 5G, Wi-Fi, Bluetooth e NFC.
Então, podemos incluí-los entre os diferentes tipos de memória externa que existem para um PC. Antes, usavam-se os smartphones para partilhar ficheiros por Bluetooth (agora muitos de nós usamos AirDrop) ou conectavam-se ao PC para transferir as fotos e, assim, liberar espaço.
É mais complicado com os smartwatches, relógios GPS ou qualquer outro... embora a sua conectividade sem fios ofereça bastante versatilidade. Não precisamos de portas USB, pois podemos transmitir ficheiros via Bluetooth, algo impossível com discos rígidos, cartões de memória ou pendrives.
Pros | Contras |
|
|
CD ou DVD
Foram substituídos pelo aparecimento do pendrive e da nuvem, tendo o seu auge nos anos 90 e no início dos anos 2000. Com uma capacidade de armazenamento de cerca de 750 MB em CD, de cerca de 4.75 GB em DVD e mais de 20 GB em Blu-Ray... não resistiram por várias razões:
- O Pendrive oferece mais e é mais seguro.
- São consumíveis, portanto não podes adicionar ou remover dados continuamente.
- Os RW eram mais caros e o custo/GB disparava.
- Uma vez arranhados, podes perder tudo.
No presente, os CD ou DVD são utilizados apenas para reprodução de conteúdos, como filmes ou séries. Da mesma forma, o aparecimento dos serviços de streaming ameaça os produtos cinematográficos físicos.
Fazem parte de um dos tipos de memória externa para PC, mas nem os desktops ou portáteis modernos incluem CD/DVD-ROM.
E a nuvem?
Se pensares bem, é um meio de armazenamento externo porque não está dentro do PC, embora não seja local. Concebemo-lo como um serviço porque, para determinados GB, temos de pagar por essa capacidade. No entanto, a única diferença em relação aos outros tipos de memória externa é que não é local ou físico, mas é memória na mesma e podemos armazenar/ler dados nela.
Pensem que a nuvem existe, é palpável, embora o disco rígido a que acedes na tua conta esteja na Califórnia, num armazém industrial dentro de um servidor. O Google Drive foi um sucesso porque:
- Oferece 15 GB gratuitos e depois tem um plano de pagamento para capacidades superiores.
- Podes aceder a esses dados onde e quando quiseres.
- Integração através de apps em iOS e Android para também aceder a partir de qualquer dispositivo.
Tanto é assim que a PcComponentes tem PcCloud, um serviço de armazenamento na nuvem com preços super competitivos.
Qual é o melhor tipo de memória externa
Para mim, o melhor tipo de memória externa para um PC é o disco rígido externo devido à possibilidade de fazer partições úteis, selecionar tipos de sistema de ficheiros (Mac e Windows) e pelo preço/GB. Conjuntamente, recomendo combiná-lo com um serviço de nuvem de certa capacidade para poder fazer backup desses dados em caso de falha ou quebra da unidade.
Os cartões de memória parecem-me adequados para gravar conteúdo ou para leitura (videojogos), assim como os pendrives podem ficar relegados ao uso da nuvem.
Lembra-te que estás na PcComponentes, e aqui temos de tudo, garantido!