
Emmanuel Jiménez
— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.
Embora qualquer fã do mundo do futebol e dos videojogos compre todos os anos o FIFA e o Football Manager correspondente, mesmo quando não há muitas novidades, também é verdade que sempre espera novidades que mudem a forma de jogar e introduzam novos elementos a ter em conta nas partidas. Este ano o FIFA já mudou bastante com o novo nome EA Sports FC24, mas Football Manager 24 também chega com algumas novidades que adaptam o simulador ao futebol moderno.
E com novidades na sua jogabilidade, pois, além de na PlayStation 5 e no computador (aqui deixamos-te os requisitos que um PC precisa para jogar FM24), o simulador chega também para Xbox e para smartphones, embora de uma forma particular. FM24 Mobile chega exclusivamente à Netflix (tens todos os detalhes sobre como jogá-lo e quanto custa no link).
Vamos ao que interessa. Estas são todas as novidades que chegam nesta versão em relação ao Football Manager 23.
Futebol moderno, bem-vindo ao Football Manager 24: todas as novidades
Não é que coisas como os três centrais ou o uso de laterais sejam inovações propriamente ditas no mundo do futebol, mas é verdade que de algum tempo para cá, principalmente devido ao sucesso de treinadores como Pep Guardiola, tornaram-se tendências. Mas claro, para poder utilizar um esquema com três centrais no jogo e que tenha todas as vantagens da realidade, o simulador também deve adaptar-se, pois não nos esqueçamos de que, no fim de contas, é uma simulação que tenta aproximar-se do que acontece no mundo real, e requer os ajustes dos desenvolvedores para imitar o que acontece no campo.
Football Manager 24 introduz novidades em relação a como se comportam certos jogadores no campo. Principalmente vê-se novidades na figura do terceiro central, o lateral inverso e as posições dos jogadores no campo. Dá-se importância à criação de espaço para formar triângulos e losangos de passe. Quando um jogador de uma determinada posição se junta ao ataque, os que ficam atrás reorganizam-se para cobrir o espaço e os da frente deixam livre o corredor para criar novas linhas de ataque. Tudo isto permite que possamos utilizar figuras de jogo como os três centrais ou os laterais de forma eficaz no jogo, com as vantagens que estas táticas têm na vida real. Em relação à simulação no campo, também se melhorou a física da bola, e como o clima afeta tanto a bola como os jogadores. Além disso, os movimentos dos jogadores agora serão mais ágeis, e será mais normal ver jogadores a virar-se e a dar a volta, o que favorecerá a agilidade no jogo.
Digo-te isto com conhecimento de causa. Já pude jogá-lo. Vou deixando por aqui a minha análise e opinião sobre o FM24.
Maior inteligência na gestão de jogadores e economia
Se falamos de realismo na gestão de clubes de futebol, não podemos ficar apenas com as novidades que chegam no que diz respeito ao próprio jogo no estádio. De facto, uma das coisas que realmente fazem o Football Manager 24 destacar-se em relação a outro tipo de jogo de futebol como o EA Sports FC24 é a capacidade de ter visão para construir um plantel vencedor e desenvolver o potencial dos jogadores jovens no seu caminho para se tornarem estrelas.
Agora a IA do Football Manager 24 é mais inteligente. Não serás só tu a tomar decisões lógicas e inteligentes, mas os gestores virtuais também o farão. Para começar, as equipas farão contratações que otimizem o sistema de jogo que têm. Por exemplo, uma equipa que se concentra muito no trabalho e na pressão precisará de médios box-to-box com muita resistência e concentrar-se-á em contratá-los. Por outro lado, as equipas tentarão contratar jogadores que completem as carências do plantel. Se já contam com um titular de grande qualidade, não contratarão outro para a mesma posição, mas sim um jovem com potencial para que possa ir ganhando capacidades à medida que tem minutos.
Tudo isto também terá repercussões na dificuldade de contratar certos jogadores para algumas equipas. Será mais fácil contratar uma estrela quando a equipa tiver um suplente de garantias comgrande potencial que quando não tem ninguém de nível para essa posição. E também acontecerá o inverso. Além disso, o fair play financeiro aparece no jogo. Se gastares mais do que tens, ficarás em negativo. E se não conseguires sair dos números vermelhos, a direção começará a vender jogadores até que estejas em orçamento. Também há sanções para as equipas que não cumpram com o fair play financeiro. Pode-se restringir a quantidade de jogadores do plantel, ou o gasto possível em contratações, bem como reter uma parte das receitas. Se iniciares a tua carreira como treinador num clube com números vermelhos, terás que começar a vender jogadores e ativar alavancas para poder contratar, ou focar-te muito nos jogadores da formação.
Jorge Mendes chega ao Football Manager 24
Não, não obtiveram a licença de Jorge Mendes para incluí-lo no Football Manager 24, mas sim, os representantes e intermediários chegam ao jogo. Embora seja verdade que há equipas como o Bayern de Munique que querem eliminar estes agentes do mundo do futebol para evitar as grandes comissões que inflacionam os preços das estrelas, a verdade é que no Football Manager 24 eles chegam agora como novidade.
Embora seja verdade que já apareceram desde o FM22, é agora que têm verdadeiro protagonismo. O representante do jogador é uma figura que aparece para facilitar as transferências. Agora podemos diretamente consultar o agente do jogador sobre se o jogador está interessado em sair. Também podemos manifestar o nosso interesse para que ele saia e procure uma saída do clube. Dependendo de se o jogador pensava em deixar a equipa e de se manifestámos mais ou menos interesse na sua saída, o agente pode procurar ofertas de clubes.
Em seguida, podemos pedir ao agente que negocie com esses clubes, ou se não gostámos da oferta podemos nós procurar diretamente clubes que estejam interessados. A chave está em que esta nova figura de agentes de jogadores facilita um pouco o trabalho de procurar e conseguir ofertas, de forma que não fique tudo do nosso lado. Isto complicava antes muito as coisas aos treinadores que não tinham tanto tempo. Adicionalmente, agora existem os intermediários que podem ser contratados pelo diretor desportivo para encontrar ofertas e realizar uma transferência em troca de ficar com uma percentagem da mesma. Por vezes pode ser uma boa forma de conseguir que um jogador com um grande salário encontre um novo destino para libertar massa salarial com a qual contratar novos componentes para o plantel.
Mais interações com componentes do clube e objetivos adicionados
A principal diferença entre a vida real e os simuladores é que no primeiro caso as pessoas têm uma vida, uma personalidade, um ambiente, e nos simuladores são apenas números, certo? Pois a verdade é que uma das melhorias do Football Manager 24 chega neste aspeto, onde o jogo se aproxima do realismo de qualquer clube, onde um presidente pode dar ordem à equipa de olheiros para que ponham especial interesse em encontrar a próxima estrela, ou onde um treinador pode ser capaz de mudar o rumo de um jogador em baixa forma com uma conversa. Por exemplo, agora é possível definir objetivos para jogadores quando se fazem comentários positivos ou negativos sobre o seu desempenho.
Também é possível definir objetivos para jogadores que saem emprestados, ou nas renovações dos jogadores cujo novo contrato está a complicar-se. Na hora de contratar uma nova estrela é possível prometer-lhe que terá minutos nos jogos, embora isso também signifique ter que cumprir ou gerar um grande descontentamento no jogador. Por outro lado, se um jogador manifesta que quer um papel mais protagonista na próxima temporada, é possível definir um objetivo para esta temporada, e vinculá-lo à obtenção desse papel se alcançar o objetivo. Assim, se o alcançar, terá que ser cumprido. E se não o alcançar, não perderá o ânimo quando as expectativas não forem cumpridas no próximo ano.
Adicionalmente a isto, foram adicionados mais níveis às possíveis reações dos jogadores aos comentários positivos e negativos ou à consecução ou fracasso na obtenção dos objetivos. Desta forma, um jogador não vai querer retirar-se do futebol se ficou a um único golo de alcançar o objetivo. E um jogador não vai querer aumentar o seu papel na equipa simplesmente porque como treinadores elogiamos a sua última atuação. O objetivo foi aproximar ao máximo o comportamento dos jogadores ao que acontece na vida real. Com estas melhorias, pretende-se que o Football Manager 24 seja o mais realista possível como um simulador de gestão futebolística, e que inclua as particularidades próprias do mundo do futebol nos últimos tempos.
Qual será o teu caminho? Optarás por cimentar a equipa sobre uma ou duas estrelas esperando que tudo o resto chegue graças a isso? Apostarás no futebol de formação e no desenvolvimento dos jogadores? Escolherás uma grande equipa e mantê-la-ás a ganhar ano após ano? Ou começarás desde as categorias mais baixas e trabalharás para levar a equipa ao topo?