PcComponentes
Minha Conta

Você sabe o que é Wide Color Gamut? Tenha isso em mente ao comprar um monitor ou TV "PcComponentes".

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Se você está procurando um bom espaço de cor no seu monitor ou televisão, você deve entender o conceito de Wide Color Gamut. Compre cores realistas e aproveite ao máximo. PcComponentes.

Ampla Gama de Cores

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é o Wide Color Gamut

Wide Color Gamut é uma tecnologia destinada a abranger uma gama de cores maior para que o ecrã mostre cores mais realistas. Também chamado WCG, está relacionado com os espaços de cor como sRGB, DCI-P3 ou Adobe RGB, entre outros, que servem para nos orientar sobre a capacidade de mostrar cores que o painel tem.

Para entender, temos que ver a gama de cores como a totalidade de cores que um painel pode reproduzir. No ambiente web, costuma-se usar o espaço de cor sRGB, mas quando vamos para trabalhos profissionais com Lightroom, etc... o que prevalece é DCI-P3, Adobe RGB ou Rec.2020.

No final, temos uma paleta de cores maior, com vermelhos, verdes e azuis mais diferenciados. Por outro lado, teremos mais bits na profundidade de cor, obtendo mais tons da mesma cor para, no final, ter mais cores totais.

Daí que vemos anunciados 16.7 milhões de cores em muitos monitores ou televisores, mas com Wide Color Gamut estaremos a falar de mais de mil milhões de cores.

Mais cores significa mais precisão, mas também mais saturação e calor nas mesmas. Dentro dos televisores, costuma-se recorrer muito ao DCI-P3 e ao Rec. 2020, mas, porquê? Já vos adianto que o número mais alto que nos interessa é o de Rec.2020 porque cobre 75.8% da cor no cinema digital, seguido do DCI-P3 e do Adobe RGB.

Portanto, quantas mais cores puder mostrar a televisão ou monitor, o nosso olho pode diferenciar melhor as sombras e tons. Dito isto, tenho que dizer que tudo isto depende muito do hardware da televisão.

É por isso que rapidamente nos vem à cabeça tecnologias como QLED ou OLED, pelas quais as marcas destacam as suas capacidades para ilustrar cores vivas e reais. Alguns usam Quantum Dots, outros píxeis individuais que se apagam completamente; o objetivo final é melhorar as cores para dar realismo ao que se produz.

Relação de Rec.2020 e WCG

rec.2020

A principal relação entre Rec.2020 e WCG tem a ver porque esse espaço de cor refere-se à resolução ultra alta, melhor conhecida por 4K ou UHD. Esse é o motivo pelo qual o verão naqueles painéis que vêm nesta resolução. Muitos de vocês perguntarão, e em 8K? Também se usam como referência Rec.2020 e DCI-P3.

Com o que têm que ficar é que Rec.2020, Rec.2100, DCI-P3 e Adobe RGB são espaços de cor que incluem Wide Color Gamut.

O HDR e o Wide Color Gamut

Já abordamos o que era o HDR, mas brevemente diremos que para que o HDR de um monitor ou televisão dê o resultado que esperamos, deve reunir uma série de características de hardware. Essas características têm a ver com o brilho, os espaços de cor e a relação de contraste principalmente: se não tivermos bons valores, o HDR não faz magia.

HDR é sinónimo de muitos nits, contraste e cor? Não, é sinónimo de que o monitor ou TV vem habilitado com uma técnica que ajuda a reproduzir o conteúdo mais brilhante e realista. Há monitores e televisores que vêm com alto alcance dinâmico, mas cuja experiência não está à altura porque os seus painéis não reúnem as capacidades necessárias para o pôr em marcha.

Portanto, podemos ver monitores ou televisores com HDR que não têm Wide Color Gamut, embora na gama alta quase 90% vão de mãos dadas.

¿Cores mais saturadas em ecrãs com WCG?

A verdade é que não vemos cores mais saturadas nos ecrãs com WCG, desde que tenhamos uma calibração bem feita. Isto vai ao gosto de cada um, havendo pessoas que preferem ver cores mais saturadas, enquanto outras pessoas procuram uma imagem com cores mais frias.

Aqui temos que ver a calibração do monitor e, na sua falta, a calibração que a placa gráfica está a ter. Às vezes, vemos que o monitor está nos seus valores predefinidos, mas levamos surpresas quando entramos no painel de controlo da NVIDIA ou AMD.

Quando falamos de WCG falamos de capacidades, não de calibrados; portanto, não, não vemos cores mais saturadas por definição. O monitor ou TV tem o seu próprio sistema de gestão de cor, traduzindo a informação que lhe chega pelo cabo DisplayPort ou HDMI para depois reproduzi-la.

Exemplos de monitores e televisores com Wide Color Gamut

Para passar à prática esteconceito, vamos ilustrar-te com alguns monitores e televisores Wide Color Gamut.

Em monitores, podemos encontrar os seguintes:

  • BenQ Ergo Arm PD2705UA.
  • BenQ PD2705U.
  • LG Ultrafine 32UN880P-B.
  • ASUS ProArt Display PA328CGV.

Em relação a televisores, temos os seguintes exemplos:

  • TCL 55C845 de 55 polegadas.
  • Samsung QE65QN700BTXCC de 65 polegadas.
  • Hisense 55U8H de 55 polegadas.
  • LG 65QNED916QA de 65 polegadas.

Uma das chaves para saber se estamos perante um monitor ou televisor que traga esta característica, é a quantidade de cores que pode reproduzir: não valem 16.7 milhões. Dá uma olhada nos monitores e televisores da nossa loja, não te vais arrepender!

post
BOFU