
— Amante do hardware.
Especialista em computadores e gaming
12 vs 16 GB VRAM: o que a tua GPU precisa
Nem todos precisamos do mesmo, nem jogamos os mesmos jogos, nem na mesma resolução. Para abordar a comparação 12 vs 16 GB de memória de vídeo em placas gráficas, temos que falar de vários pontos.
Resolução, o grande dilema
Estás aqui porque vais jogar em 1440p ou 2K, bem como em 2160p ou 4K, por isso descartaste 1080p porque te parece de “era passada”. Vais ao mercado e vês placas gráficas de 12 GB na NVIDIA ou modelos de 16 GB na AMD Radeon.
De seguida, começas a comparar especificações e entras em fóruns, vendo que todo o mundo demoniza e vilipendia os 12 GB para 2K porque é “pouco para o futuro”.
Então, a NVIDIA quer-nos vender gato por lebre? De todo, têm mais do que testado quanto VRAM os videojogos usam em 2K e 4K, bem como em resoluções mais baixas.
Um grande exemplo é o de Nicolas11x12, um YouTuber que mostrou a VRAM que os videojogos usam nas placas gráficas. Neste vídeo, verás que usa uma NVIDIA RTX 3090, uma besta com 24 GB GDDR6X, ativando o OSD no MSI Afterburner para que o RivaTuner Statistics mostre dentro do jogo o uso de VRAM.
A conclusão que tira é que, mesmo com 8 GB de VRAM e jogando a 4K, as placas gráficas continuam a funcionar maravilhosamente. Logo depois afirma que mais VRAM para o futuro seria ótimo, mas que o que a NVIDIA fez não é nenhum crime: chama-se maximizar lucros.
Pensa por um momento, se te dissessem que com 12 GB consegues quase os mesmos FPS que com 16 GB, mas o custo de fabricação de cada GPU aumenta exponencialmente, fá-lo-ias? Não é o mesmo o ponto de vista do consumidor que do empresário, mas quero que fique claro que sou o primeiro a levantar a voz quando algo me parece injusto.
Resumindo, se jogas em 2K ou 4K, 12 GB servem-te perfeitamente e não vais sentir falta de mais VRAM, exceto em muito poucas ocasiões.
“No futuro precisarás de 16 GB”, tens a certeza?
Vamos ao arquivo: a primeira GPU gaming da história com 8 GB foi lançada em 2014 e é da AMD. A última gama média-alta da NVIDIA que foi lançada com 8 GB no mercado é a RTX 3070, posta à venda a 29 de outubro de 2020.
A primeira gama média-alta da NVIDIA (sem Ti, nem SUPER) com mais de 8 GB foi a RTX 4070 com 12 GB, sendo lançada a 13 de abril de 2025. Não passou nem um ano desde esta decisão!
Ou seja, passaram 6 anos desde que a NVIDIA aumentou de 8 a 12 GB a memória VRAM. Não estou a dizer que até 2029 continuaremos com 12 GB na gama média-alta, mas garanto-vos que, pelo menos, poderão ter 12 GB e jogar até 4K até 1-2 gerações mais.
Porque é que a AMD instala 12 ou mais GB em gamas médias-altas? A AMD quer atacar o preço-qualidade com uma estratégia muito refinada, mas vimos que as GPUs NVIDIA equivalentes conseguiram superar-se com menos VRAM (o caso da 3070 ou 3070 Ti).
No entanto, a AMD sabe onde implementar mais VRAM, já que as RX 7900 XT e 7900 XTX vêm com a mesma configuração que a RTX 4090.
O medo de muitos gamers é que no futuro os videojogos peçam 16 GB ou mais de VRAM, mas isso analisamos a seguir
Requisitos dos melhores videojogos de 2021, 2022 e 2025 (Metacritic)
Jogos |
VRAM recomendada |
Disco Elysium |
3 GB |
Persona 5 Royal |
2 GB |
Enshrouded |
8 GB |
Elden Ring |
8 GB |
God of War |
8 GB |
Forza Horizon 5 |
8 GB |
Cyberpunk 2077 |
16 GB para RT ULTRA 12 GB sem RT |
Horizon Forbidden West |
8 GB |
Final Fantasy VII Remake |
8 GB |
Resident Evil Village |
8 GB |
Deathloop |
8 GB |
Hitman 3 |
8 GB |
It Takes Two |
4 GB |
Returnal |
8 GB |
Ratchet & Clank: Rift Apart |
8 GB |
Psychonauts 2 |
8 GB |
Death Stranding Director’s Cut |
8 GB |
Metroid Dread |
2 GB |
Far Cry 6 |
8 GB |
Guardians of the Galaxy |
8 GB |
Call of Duty: Vanguard |
8 GB |
Battlefield 2042 |
8 GB |
Halo Infinite |
8 GB |
Final Fantasy XIV: Endwalker |
2 GB |
Horizon Zero Dawn |
8 GB |
Assassin’s Creed Valhalla |
8 GB |
Red Dead Redemption 2 |
8 GB |
Control |
8 GB |
Resident Evil 2 Remake |
8 GB |
Resident Evil 3 Remake |
8 GB |
Resident Evil 7 |
8 GB |
Resident Evil 8 |
8 GB |
Resident Evil 9 |
8 GB |
Resident Evil 10 |
8 GB |
Resident Evil 11 |
8 GB |
Resident Evil 12 |
8 GB |
Resident Evil 13 |
8 GB |
Resident Evil 14 |
8 GB |
Resident Evil 15 |
8 GB |
Resident Evil 16 |
8 GB |
Resident Evil 17 |
8 GB |
Resident Evil 18 |
8 GB |
RDR 2 |
6 GB |
Starfield |
8 GB |
Hitman 3 |
8 GB |
Deathloop |
8 GB |
Mass Effect Legendary Edition |
4 GB |
Total War: WARHAMMER 3 |
8 GB |
Metro Exodus Enhanced Edition |
8 GB |
Destiny 2 |
4 GB para NVIDIA e 8 GB para AMD |
Genshin Impact |
6 GB |
Diablo IV |
4 GB |
Resident Evil 4 Remake |
8 GB |
Alan Wake 2 |
8 GB |
Cyberpunk 2077 Phantom Liberty |
6 GB |
Marvel’s Spider-Man: Miles Morales |
6 GB NVIDIA e 8 GB AMD |
Dead Space |
8 GB |
Como vês, a decisão da NVIDIA está muito bem pensada porque a maioria dos videojogos só pede 8 GB na configuração recomendada (que nos deveria ir tudo em Ultra).
Dizer-te que a VRAM não vai aumentar os FPS per se, mas vai dar-te mais capacidades para carregar texturas em resoluções mais altas. Digo isto porque as principais culpadas de que os FPS subam são os shaders, a memória cache e a frequência da GPU, tudo isto sem esquecer a arquitetura ou a tecnologia de redimensionamento (DLSS ou FSR) que se use.
Portanto, a maioria dos videojogos famosos não vêm com exigências gigantes em termos de VRAM. Além disso, vimos que vários jogos pedem mais VRAM à AMD do que à NVIDIA, e aí não te sei dizer porquê.
E se não acreditas em mim, olha para a comparação que os colegas da Profesional Review fizeram das RTX 4060 Ti de 8 GB vs 16 GB.
Repara que esta comparação parece que se tornou de 12 vs 16 GB para 8 vs 16 GB de memória VRAM, que coisas!
Para 4K preciso de 16 GB?
Se falamos de futuro, falamos de motores gráficos que impressionam, e o primeiro nome em que pensas é Unreal Engine 5. Todos pensam que o next-level em termos de gráficos vai ter como preço mais VRAM, mas, será assim? Dizer-te que já há jogos desenvolvidos com Unreal Engine 5, e esta pergunta foi feita por Daniel Owen, um YouTuber que fez uma grande comparação.
Concretamente, testou Lords of the Fallen, The Talos Principle, Jusant, RoboCop Rogue City, Immortals of Aveum e Remnant 2. Fez isso em 1080p, 1440p e 2160p, alternando DLSS e sem DLSS nas RTX 4060 Ti com 8 e 16 GB para testar as diferenças.
Garantiu que os 8 GB em 1080p com tudo Ultra em jogos com UE 5 começava a ficar curto. Além disso, o Ray Tracing exige mais VRAM quando o ativamos com DLSS 3 e Frame Generation. No entanto, viu que, em configurações gráficas Altas, os 8 GB foram realmente bons, mesmo em resoluções 4K.
Contudo, havia certos títulos que davam algum erro com 8 GB, especialmente quando entramos em configurações Ultra. O jogo que mais VRAM pedia era The Talos Principle em 4K e Ultra, mas não pedia mais de 10 GB.
Conclusão sobre 12 vs 16 GB de VRAM
Em 90% dos jogos, mesmo com Ray Tracing em 4K e Ultra, não vais precisar de mais de 12 GB. Haverá algum título que, além disso, não é o melhor a nível gráfico, que pode ultrapassar esse número no futuro.
No entanto, a maioria dos jogos não exige mais de 8 ou 10 GB de memória de vídeo na tua placa gráfica. Portanto, sim, 16 GB continua a ser uma opção Premium e de alta gama, por isso 12 GB é ótimo para jogar em 2K e 4K com e sem Ray Tracing.
Dá uma olhada em todas as GPUs que temos, e não tenhas medo dos 12 ou 16 GB VRAM.