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12 vs 16 GB VRAM, encerramos o debate GPU para jogar em 2K e 4K PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 9 das enero das 2025

Vemos alguma polêmica com a VRAM, então analisamos bem o duelo entre 12 vs 16 GB, bebendo de diferentes fontes para fazer vocês verem que nem tudo é o que parece.

12 vs 16 gb vram
Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

12 vs 16 GB VRAM: o que a tua GPU precisa

Nem todos precisamos do mesmo, nem jogamos os mesmos jogos, nem na mesma resolução. Para abordar a comparação 12 vs 16 GB de memória de vídeo em placas gráficas, temos que falar de vários pontos.

Resolução, o grande dilema

12 vs 16 gb vram

Estás aqui porque vais jogar em 1440p ou 2K, bem como em 2160p ou 4K, por isso descartaste 1080p porque te parece de “era passada”. Vais ao mercado e vês placas gráficas de 12 GB na NVIDIA ou modelos de 16 GB na AMD Radeon.

De seguida, começas a comparar especificações e entras em fóruns, vendo que todo o mundo demoniza e vilipendia os 12 GB para 2K porque é “pouco para o futuro”.

Então, a NVIDIA quer-nos vender gato por lebre? De todo, têm mais do que testado quanto VRAM os videojogos usam em 2K e 4K, bem como em resoluções mais baixas.

Um grande exemplo é o de Nicolas11x12, um YouTuber que mostrou a VRAM que os videojogos usam nas placas gráficas. Neste vídeo, verás que usa uma NVIDIA RTX 3090, uma besta com 24 GB GDDR6X, ativando o OSD no MSI Afterburner para que o RivaTuner Statistics mostre dentro do jogo o uso de VRAM.

A conclusão que tira é que, mesmo com 8 GB de VRAM e jogando a 4K, as placas gráficas continuam a funcionar maravilhosamente. Logo depois afirma que mais VRAM para o futuro seria ótimo, mas que o que a NVIDIA fez não é nenhum crime: chama-se maximizar lucros.

Pensa por um momento, se te dissessem que com 12 GB consegues quase os mesmos FPS que com 16 GB, mas o custo de fabricação de cada GPU aumenta exponencialmente, fá-lo-ias? Não é o mesmo o ponto de vista do consumidor que do empresário, mas quero que fique claro que sou o primeiro a levantar a voz quando algo me parece injusto.

Resumindo, se jogas em 2K ou 4K, 12 GB servem-te perfeitamente e não vais sentir falta de mais VRAM, exceto em muito poucas ocasiões.

“No futuro precisarás de 16 GB”, tens a certeza?

12 vs 16 GB

Vamos ao arquivo: a primeira GPU gaming da história com 8 GB foi lançada em 2014 e é da AMD. A última gama média-alta da NVIDIA que foi lançada com 8 GB no mercado é a RTX 3070, posta à venda a 29 de outubro de 2020.

A primeira gama média-alta da NVIDIA (sem Ti, nem SUPER) com mais de 8 GB foi a RTX 4070 com 12 GB, sendo lançada a 13 de abril de 2025. Não passou nem um ano desde esta decisão!

Ou seja, passaram 6 anos desde que a NVIDIA aumentou de 8 a 12 GB a memória VRAM. Não estou a dizer que até 2029 continuaremos com 12 GB na gama média-alta, mas garanto-vos que, pelo menos, poderão ter 12 GB e jogar até 4K até 1-2 gerações mais.

Porque é que a AMD instala 12 ou mais GB em gamas médias-altas? A AMD quer atacar o preço-qualidade com uma estratégia muito refinada, mas vimos que as GPUs NVIDIA equivalentes conseguiram superar-se com menos VRAM (o caso da 3070 ou 3070 Ti).

No entanto, a AMD sabe onde implementar mais VRAM, já que as RX 7900 XT e 7900 XTX vêm com a mesma configuração que a RTX 4090.

O medo de muitos gamers é que no futuro os videojogos peçam 16 GB ou mais de VRAM, mas isso analisamos a seguir

Requisitos dos melhores videojogos de 2021, 2022 e 2025 (Metacritic)

Baldur’s Gate 3

Jogos

VRAM recomendada

Disco Elysium

3 GB

Persona 5 Royal

2 GB

Enshrouded

8 GB

Elden Ring

8 GB

God of War

8 GB

Forza Horizon 5

8 GB

Cyberpunk 2077

16 GB para RT ULTRA

12 GB sem RT

Horizon Forbidden West

8 GB

Final Fantasy VII Remake

8 GB

Resident Evil Village

8 GB

Deathloop

8 GB

Hitman 3

8 GB

It Takes Two

4 GB

Returnal

8 GB

Ratchet & Clank: Rift Apart

8 GB

Psychonauts 2

8 GB

Death Stranding Director’s Cut

8 GB

Metroid Dread

2 GB

Far Cry 6

8 GB

Guardians of the Galaxy

8 GB

Call of Duty: Vanguard

8 GB

Battlefield 2042

8 GB

Halo Infinite

8 GB

Final Fantasy XIV: Endwalker

2 GB

Horizon Zero Dawn

8 GB

Assassin’s Creed Valhalla

8 GB

Red Dead Redemption 2

8 GB

Control

8 GB

Resident Evil 2 Remake

8 GB

Resident Evil 3 Remake

8 GB

Resident Evil 7

8 GB

Resident Evil 8

8 GB

Resident Evil 9

8 GB

Resident Evil 10

8 GB

Resident Evil 11

8 GB

Resident Evil 12

8 GB

Resident Evil 13

8 GB

Resident Evil 14

8 GB

Resident Evil 15

8 GB

Resident Evil 16

8 GB

Resident Evil 17

8 GB

Resident Evil 18

8 GB

RDR 2

6 GB

Starfield

8 GB

Hitman 3

8 GB

Deathloop

8 GB

Mass Effect Legendary Edition

4 GB

Total War: WARHAMMER 3

8 GB

Metro Exodus Enhanced Edition

8 GB

Destiny 2

4 GB para NVIDIA e 8 GB para AMD

Genshin Impact

6 GB

Diablo IV

4 GB

Resident Evil 4 Remake

8 GB

Alan Wake 2

8 GB

Cyberpunk 2077 Phantom Liberty

6 GB

Marvel’s Spider-Man: Miles Morales

6 GB NVIDIA e 8 GB AMD

Dead Space

8 GB

Como vês, a decisão da NVIDIA está muito bem pensada porque a maioria dos videojogos só pede 8 GB na configuração recomendada (que nos deveria ir tudo em Ultra).

Dizer-te que a VRAM não vai aumentar os FPS per se, mas vai dar-te mais capacidades para carregar texturas em resoluções mais altas. Digo isto porque as principais culpadas de que os FPS subam são os shaders, a memória cache e a frequência da GPU, tudo isto sem esquecer a arquitetura ou a tecnologia de redimensionamento (DLSS ou FSR) que se use.

Portanto, a maioria dos videojogos famosos não vêm com exigências gigantes em termos de VRAM. Além disso, vimos que vários jogos pedem mais VRAM à AMD do que à NVIDIA, e aí não te sei dizer porquê.

E se não acreditas em mim, olha para a comparação que os colegas da Profesional Review fizeram das RTX 4060 Ti de 8 GB vs 16 GB.

Repara que esta comparação parece que se tornou de 12 vs 16 GB para 8 vs 16 GB de memória VRAM, que coisas!

Para 4K preciso de 16 GB?

unreal engine 5

Se falamos de futuro, falamos de motores gráficos que impressionam, e o primeiro nome em que pensas é Unreal Engine 5. Todos pensam que o next-level em termos de gráficos vai ter como preço mais VRAM, mas, será assim? Dizer-te que já há jogos desenvolvidos com Unreal Engine 5, e esta pergunta foi feita por Daniel Owen, um YouTuber que fez uma grande comparação.

Concretamente, testou Lords of the Fallen, The Talos Principle, Jusant, RoboCop Rogue City, Immortals of Aveum e Remnant 2. Fez isso em 1080p, 1440p e 2160p, alternando DLSS e sem DLSS nas RTX 4060 Ti com 8 e 16 GB para testar as diferenças.

Garantiu que os 8 GB em 1080p com tudo Ultra em jogos com UE 5 começava a ficar curto. Além disso, o Ray Tracing exige mais VRAM quando o ativamos com DLSS 3 e Frame Generation. No entanto, viu que, em configurações gráficas Altas, os 8 GB foram realmente bons, mesmo em resoluções 4K.

Contudo, havia certos títulos que davam algum erro com 8 GB, especialmente quando entramos em configurações Ultra. O jogo que mais VRAM pedia era The Talos Principle em 4K e Ultra, mas não pedia mais de 10 GB.

Conclusão sobre 12 vs 16 GB de VRAM

Em 90% dos jogos, mesmo com Ray Tracing em 4K e Ultra, não vais precisar de mais de 12 GB. Haverá algum título que, além disso, não é o melhor a nível gráfico, que pode ultrapassar esse número no futuro.

No entanto, a maioria dos jogos não exige mais de 8 ou 10 GB de memória de vídeo na tua placa gráfica. Portanto, sim, 16 GB continua a ser uma opção Premium e de alta gama, por isso 12 GB é ótimo para jogar em 2K e 4K com e sem Ray Tracing.

Dá uma olhada em todas as GPUs que temos, e não tenhas medo dos 12 ou 16 GB VRAM.

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