PcComponentes
Minha Conta

Porquê os processadores X3D da AMD são para gaming? Damos-te a resposta

Conhecemos o segredo da AMD e dos seus CPUs X3D, por isso, contamos-te como podes tirar o melhor proveito dos teus FPS.

X3D AMD gaming

Processadores AMD X3D: o que têm de especial e por que são para gaming

A AMD tem uma pequena família de processadores que possuem as siglas X3D no nome para distingui-los do resto dos Ryzen. Essas siglas referem-se à tecnologia 3D V-Cache, cujo funcionamento e importância já explicámos.

Brevemente, a AMD colaborou com a TSMC (fabricante de semicondutores) para fabricar chips nos quais a memória cache é empilhada verticalmente, em forma de torre. No entanto, o processador precisava medir o mesmo que o resto dos Ryzen, pois devia usar o mesmo socket AM4 ou AM5.

Por que empilhar a memória cache? Por uma questão de espaço, já que horizontalmente não era possível adicionar mais cache sem ampliar a superfície do chip. A TSMC estudou a questão e conseguiu encontrar uma solução para os americanos.

É provável que agora te perguntes o que é a memória cache, uma questão que também abordámos no Blog da PcComponentes, onde sempre te mantemos informado!

memoria caché

Por que há tanto interesse na cache da CPU? Porque muitos jogos acedem com frequência a um conjunto de dados, e se esses dados puderem ser armazenados na cache da CPU, o tempo para completar a tarefa reduz-se e o desempenho aumenta.

Assim, a AMD pensou que o ideal seria ter uma cache maior para armazenar mais dados e oferecer mais FPS finais. Daí apresentarem a 3D V-Cache em 2022 com o AMD Ryzen 7 5800X3D, seguido pelos processadores Zen 4 X3D.

Quanta memória cache adicional têm?

procesadores amd x3d

Entendendo que equipar mais memória cache é o aspeto diferencial, é inteligente questionar quantos MegaBytes adicionais vemos em relação aos outros processadores. Vejamos em forma de tabela.

AMD Ryzen 7 7700X Intel Core i7-14700K AMD Ryzen 9 7900X Intel Core i9-14900K AMD Ryzen 7 7800X3D AMD Ryzen 9 7900X3D AMD Ryzen 9 7950X3D
Cache 40 MB 61 MB 76 MB 68 MB 104 MB 140 MB 144 MB

As diferenças são claras: gama por gama, podem chegar a duplicar ou quase duplicar a memória cache total que podem oferecer na CPU. Não acho que isso se traduza no dobro do desempenho, pois os FPS dependem de muitos mais fatores.

Mas podemos falar de aumentos de 10% ou, até mesmo, de 20% de FPS em certos jogos. De facto, vamos abordar esta questão mais abaixo.

Se a GPU é mais importante para FPS, por que se obtêm mais FPS com estas CPU?

Quando falamos de obter mais FPS, referimo-nos a um cenário onde a CPU seja importante. Este cenário é a resolução 1080p, onde a CPU tem certa importância ao trabalhar com a GPU. No entanto, é verdade que em 2K ou 4K os FPS dos jogos dependem mais da GPU porque esta tem de trabalhar muito mais.

Não é claro? Só precisas ler várias análises para te aperceberes disso, por exemplo, esta análise do AMD Ryzen 7 7800X3D da Professional Review. Nela poderás ver que, em 1080p, a diferença é notória, mas quando subimos de resolução também.

Dito isto, há um elemento da equação que te pode escapar: as tecnologias de reescalamento. Refiro-me ao FidelityFX Super Resolution, NVIDIA DLSS ou Intel XeSS, que são as que podemos usar em PC com quase qualquer placa gráfica.

Sabemos que muitos as utilizam para ganhar mais FPS quando jogam em resoluções superiores (1440p ou 2160p), com Ray Tracing ou com configurações ULTRA. Apesar de teres selecionada a resolução em 4K ou 2K, se tiveres algum preset "Performance" ativado com qualquer tecnologia de reescalamento, a GPU vai renderizar a 1080p.

E se a GPU renderiza a 1080p, mesmo que a resolução de saída seja 4K, a CPU vai trabalhar como se estivesses a jogar em 1080p. Portanto, jogando em 4K com um preset Performance, ter um processador AMD X3D vai proporcionar mais FPS do que muitos outros.

Que jogos aproveitam mais o 3D V-Cache?

juegos 3d v-cache

Não é necessária uma implementação via software por parte dos desenvolvedores, apenas na forma como são desenvolvidos, precisando aceder a um conjunto de dados que possam ser armazenados dentro da CPU, sem precisar de GB de memória cache.

Aqui a experiência conta, e não há nenhum jogo que anuncie que "com um processador 3D V-Cache vais obter mais FPS". Sim, há algum consenso em vários jogos que aproveitam mais o 3D V-Cache, como os seguintes:

  • Escape from Tarkov.
  • WoW.
  • Microsoft Flight Simulator.
  • Valorant.
  • Rainbow Six Siege.
  • Battlefield V.
  • F1.
  • The Outer Worlds.
  • Death Stranding.
  • Spider-Man Remastered.
  • Assetto Corsa.
  • Watch Dogs: Legion.

Haverá mais alguns, mas não podemos testá-los todos, nem todos os utilizadores que tenham um X3D terão jogado com esses processadores AMD em qualquer jogo.

Todos os processadores AMD X3D

procesadores amd x3d

Temos todos, até os que lançarem no futuro! Assim somos na PcComponentes, mereces sempre o máximo desempenho. Digo isto porque os AMD Ryzen 9000 já foram apresentados, sendo possível que em 2025 vejamos algum Ryzen 9000 X3D.

Os processadores AMD X3D ou com 3D V-Cache são os seguintes:

  • AMD Ryzen 7 5700X3D (compatível com AM4).
  • AMD Ryzen 7 5800X3D (compatível com AM4).
  • AMD Ryzen 7 7800X3D (compatível com AM5).
  • AMD Ryzen 9 7900X3D (compatível com AM5).
  • AMD Ryzen 9 7950X3D (compatível com AM5).

Há alguma desvantagem?

Tudo tem os seus prós e contras, e os AMD X3D não seriam uma exceção. Depois de contar todos os benefícios que oferecem, pessoalmente vejo estas limitações:

  • Têm frequências mais baixas do que os seus irmãos de gama e rivais Intel. Não é tão importante, nem tem impacto nos FPS porque, no final, conseguem obter muitos mais.
  • Não se pode fazer overclock. Mesmo assim, os X3D conseguem uma diferença muito grande em FPS em relação aos seus rivais naqueles jogos onde se aproveita a cache adicional. Nos casos em que os FPS estejam mais equilibrados, é certo que podem ser prejudicados ao fazer um OC mais agressivo em Intel ou, até mesmo, nos AMD.
  • O preço é mais alto. Sem dúvida, esta é a grande desvantagem.
  • Talvez, o facto de termos de prestar atenção às temperaturas (como com qualquer CPU) porque os chips X3D precisam de uma boa refrigeração.
  • Não saber ao certo todos os jogos que aproveitam esta tecnologia. Pode ser que os jogos a que mais jogas não a aproveitem tanto.

Isto é tudo, família! Subscrevam a newsletter para não perderem nenhuma novidade ou compilação do Blog.

post
MOFU
componentes