PcComponentes
Minha Conta

Análise do iPhone 15 Pro Max: muito mais que titânio

Juan Antonio Marín - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

O novo iPhone 15 Pro Max é a consagração do telefone de alta gama da Apple. Se quiser saber quais são todas as suas novidades e como se comporta nos primeiros dias de uso, contamos tudo nesta revisão.

Revisão do iPhone 15 Pro Max
Juan Antonio Marín

Juan Antonio Marín

— Redator de tecnologia.

Especialista em computadores e atualidade

Linkedin de Juan Antonio Marín

Todos os anos, o iPhone torna-se um telefone que polariza os fãs de tecnologia e utilizadores comuns. À já clássica luta de haters e fãs nas redes sociais, temos de adicionar uma pergunta que muitos utilizadores fizeram esta temporada: o iPhone 15 merece esse nome? Ou poderia ter passado como um modelo 14S? E a resposta a esta pergunta tens nesta review do iPhone 15 Pro Max.

Também te pode interessar:

Análise iPhone 15 Pro Max: o que há de novo?

Estas são as principais novidades que podemos encontrar no iPhone 15 Pro Max. Vamos analisá-las uma a uma e aprofundar o seu comportamento no dia a dia, após cerca de duas semanas de uso.

Titanium: melhoria no peso

O iPhone 15 Pro Max estreia um novo material: o titânio. Nos nossos testes, o dispositivo parece um pouco mais leve que o 14 Pro Max, mas nada surpreendente. Onde se nota bastante a diferença é ao comparar nas duas mãos o dispositivo do ano passado com o novo iPhone 15 Pro. Aí há uma diferença notável de peso, de 55 gramas, o que representa um alívio de peso de mais de 33%. Se quiseres comparar o tamanho e peso do iPhone 15 Pro Max com o dos seus irmãos, clica nesse guia.

O que é realmente notável é que o telefone é muito mais confortável de segurar. Depois de um ano a usar o iPhone 14 Pro Max, a diferença é notável. Na nossa opinião, mais do que o novo material das bordas, o que melhora a aderência é o acabamento escovado e as bordas mais arredondadas, que proporcionam uma melhor aderência ao segurá-lo.

Imagem frontal do iPhone 15 Pro Max

A17 Pro: o primeiro processador com sobrenome

No interior, o iPhone 15 Pro Max estreia o novo chip A17 Pro. O primeiro da Apple que tem esta etiqueta, o que pode dar-nos algumas pistas sobre o futuro dos próximos telefones da empresa, que em princípio continuarão a aumentar a diferença entre os modelos básicos e os modelos Pro.

Quanto às especificações, estamos perante o primeiro processador da Apple fabricado com um processo de 3nm. Isto melhora a potência e adiciona um núcleo mais à GPU. Em resumo, temos um terminal realmente potente para executar qualquer aplicação, editar fotografias e vídeos em qualidade RAW de forma fluida ou jogar qualquer videojogo.

No entanto, esta novidade também tem o seu lado negativo: o sobreaquecimento. É verdade que o verão está a prolongar-se mais do que o normal em Espanha, mas não podemos atribuir este aumento desmedido da temperatura apenas ao clima externo. A verdade é que o iPhone 15 Pro Max aquece, e muito. O que na geração anterior era um pouco desconfortável ao jogar com o ecrã no máximo de brilho em jogos especialmente exigentes, como o Genshin Impact, agora acontece com muito mais facilidade. Por exemplo, ao descarregar aplicações pesadas ou utilizar o Instagram de forma normal.

A Apple já reconheceu o problema e lançou a atualização iOS 17.0.3, que após alguns dias de uso parece muito mais polida neste sentido. Esperamos que seja apenas um ajuste de software e que não tenha reduzido a potência do processador para acabar com o problema, embora para sabermos teremos de continuar a testá-lo ao longo dos dias. O novo iOS17 traz novidades interessantes em relação ao iOS16.

    • Como arrefecer o teu iPhone e evitar o sobreaquecimento

iPhone 15 Pro Max para gaming

USB-C para todos

Por outro lado, temos outras duas grandes novidades a nível de hardware: a tão esperada porta USB-C e o novo botão de ação do iPhone 15 Pro. O primeiro é o sonho tornado realidade de muitos utilizadores da maçã, entre os quais nos incluímos, que agora poderão ligar qualquer carregador ao seu telefone. Isto inclui os cabos de outros dispositivos da Apple, como o do MacBook Air M1, que mede dois metros, ou o do iPad. Aqui deixamos-te os que, segundo os nossos especialistas, são os melhorescarregadores USB-C para iPhone 15.

No dia a dia, ainda nos surpreendemos em algumas ocasiões ao tentar ligar um cabo Lightning ao telefone, por exemplo ao ligá-lo ao carro para usar o CarPlay, para um momento depois perceber que já não usa este cabo. Mas não há problema, porque qualquer outro cabo USB-C de outros fabricantes que tenhamos em casa serve.

Quanto às velocidades de transferência, é preciso fazer uma ressalva. A maioria dos utilizadores de iPhone não passa os seus dados por cabo, por isso não deveria ser um problema. No entanto, a Apple instalou uma porta USB 3.0 que permite taxas de transferência de até 10 Gb/s, mas só está disponível para as versões Pro do iPhone, e não para os modelos base.

A grande novidade: o botão de ação

Sobre a outra grande novidade, o botão de ação, a primeira coisa que pensamos enquanto víamos a keynote da Apple foi por que nos obrigam a escolher uma entre oito opções?

Para não ter que escolher, configuramos um atalho que desdobra um menu onde podemos escolher entre as opções mais usadas. Podes descarregá-lo gratuitamente aqui. Este atalho inclui ações como acender a lanterna, ativar ou desativar o modo silêncio ou acender as luzes da sala. Tudo a partir de um único botão, o que é extremamente útil e rápido.

Embora também podes usá-lo com a configuração básica, se tiveres uma opção preferida que usas muito mais do que as outras. Ou deixá-lo como botão para ativar e desativar o silêncio, como sempre.

iPhone 15 Pro Max conectividade

Vídeo em logarítmico para profissionais

Isto é algo que a maioria não usará, mas para os profissionais que se dedicam à gravação de vídeo o novo iPhone 15 Pro Max tem uma grande vantagem adicional.

E é que com este novo conector se abrem as portas da gravação em logarítmico. Simplificando muito as coisas, isto permite ao iPhone gravar como uma câmara profissional, num formato equivalente ao que seria o RAW para a fotografia. Ou seja, o utilizador pode obter um vídeo o mais plano possível que depois pode ser 'etalonado' ou colorido com apps de pós-produção.

Para isso, o iPhone 15 Pro Max precisa ter ligada uma unidade de armazenamento externo SSD, como um pendrive, um disco rígido externo ou um adaptador com um cartão SD. Graças à porta USB-C 3.0, o telefone pode armazenar estes ficheiros pesados de vídeo no dispositivo externo de forma fluida.

Mas, como dizemos, isto é algo anedótico que poucos utilizadores irão aproveitar no seu dia a dia. O que realmente se destaca mais um ano é a excelente qualidade de vídeo, agora disponível em 4K a 60 fps, e acima de tudo, a estabilização que faz por software. Dois detalhes que fazem deste, provavelmente, o melhor telefone para gravar vídeo do mercado.

Pequenas melhorias na câmara

No aspecto da câmara para fotografia, convém que nos detenhamos um pouco mais. A Apple explicou que estas câmaras são as mais avançadas que um iPhone já teve. Algo que é verdade, dado que a Apple só se compara consigo mesma.

No entanto, nestes primeiros dias de uso não vimos um salto tão grande como o que vimos da geração 12 para a 13, ou da 13 para a 14. Mas, aqui vem o detalhe chave, este telefone parece-nos a consagração definitiva da câmara do iPhone. É fácil perceber se o comparamos com um iPhone de há dois ou três anos, as grandes melhorias de temporadas passadas (e os pequenos acréscimos deste ano) acumulam-se e acabam por arredondar um telefone muito capaz.

Em especial, a inclusão do teleobjetivo 5x no iPhone Pro Max, que lhe dá um extra de versatilidade em fotos de longa distância. E o mesmo acontece com os três novos modos da lente principal, 24, 28 e 35 mm, são mais opções para disparar e que cada utilizador escolha o que mais lhe convém.

Teste de câmara do iPhone 15 Pro Max

iPhone 15 Pro Max: vale a pena?

Se chegaste até aqui, certamente já tens uma melhor ideia do que é capaz de oferecer o novo topo de gama da Apple. Então, a pergunta é clara: vale a pena o novo iPhone 15 Pro Max? E a resposta depende muito do tipo de utilizador que és. Na nossa opinião, se já tens um iPhone 14 ou 13 Pro Max, não te recomendamos a mudar.

A razão é o que temos comentado ao longo deste artigo: há muito poucas diferenças que justifiquem a sua compra se já tens um modelo tão potente como o 13 Pro ou o 14 Pro.

No entanto, se vens de um iPhone de três ou quatro gerações atrás e começas a notar que o teu telefone já está a começar a ficar curto de potência, aqui sim, recomendamos que vás para o modelo Pro ou Pro Max.

Como temos comentado ao longo deste artigo, o iPhone é um telefone que tem vindo a melhorar ano após ano. Com um grande salto de qualidade da geração 12 para a 13 e da 13 para a 14. Nesta geração, as mudanças são subtis, mas contribuem para criar uma excelente experiência de uso.

post
BOFU