PcComponentes
Minha Conta

Análise dos novos AMD RYZEN 9000: isso é o que gostamos, e o que não gostamos

Ángel Aller.29 das noviembre das 2024 - Última actualização: 9 das enero das 2025

Os novos processadores da AMD, os Ryzen 9000, chegaram ao mercado no mês de agosto passado (não sem polêmica). E, depois de poder testá-los e depois de nos saturarmos com os benchmarkings, detalhamos o MELHOR e o PIOR desta nova família de processadores. Vale a pena?

Um especialista em tecnologia da PcComponentes analisa os novos processadores AMD 9000
Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

Com a chegada dos novos processadores AMD Ryzen 9000 ao mercado, muitos perguntam-se se realmente valem a pena. Neste artigo, contamos-te todos os detalhes para que possas tomar uma decisão informada, baseando-nos nas últimas novidades, especificações técnicas e comparações com as gerações anteriores.

Introdução à série AMD Ryzen 9000

review amd ryzen 9000

Os AMD Ryzen 9000 foram apresentados no Computex 2025 por Lisa Su, CEO da AMD. A nova série inclui os seguintes modelos: Ryzen 5 9600X, Ryzen 7 9700X, Ryzen 9 9950X e Ryzen 9 9900X. Todos eles, aliás, já estão disponíveis na loja da PcComponentes.

Principais novidades da série Ryzen 9000

  • Arquitetura Zen 5 baseada num processo de fabricação de 4 nanómetros.
  • Frequências base ligeiramente inferiores, mas superiores em modo Turbo.
  • Redução dos TDP.
  • Compatibilidade com o socket AM5 e chipsets atuais.
  • Mesma memória cache que a geração anterior.

Embora apresentem melhorias importantes, também existem alguns pontos que geraram críticas. A seguir, descrevemos as boas e más sensações que esta nova série de processadores nos está a deixar.

O que gostamos nos AMD Ryzen 9000

review amd ryzen 9000

1. Redução de temperaturas

Uma das melhorias mais notáveis dos Ryzen 9000 é a drástica redução das temperaturas. Em cenários de carga intensiva, como videojogos ou tarefas exigentes, observou-se uma diminuição de até 30 graus Celsius em comparação com os Ryzen 7000. Este tem sido um aspeto pendente de melhoria por parte da AMD e é uma boa notícia para quem procura um processador mais fresco e eficiente.

2. Desempenho

Aqui tivemos uma dupla surpresa. É que a AMD prometeu um aumento de 15% no desempenho em comparação com a série Ryzen 7000, mas a realidade no lançamento foi diferente. Os testes indicavam que o ganho em FPS é mínimo, não atingindo os 10-15 FPS adicionais que tinham sido mencionados. Isto gerou em todos nós utilizadores uma certa deceção, já que as expectativas eram altas.

No entanto, em pleno mês de agosto, uma atualização do Windows 11 melhorou o desempenho dos Ryzen 9000, especialmente em videojogos. Sem necessidade de configurações avançadas, a nova atualização demonstrou melhorar os FPS, superando até os números fornecidos pela AMD na sua apresentação. Isto muda as conclusões iniciais e torna a série Ryzen 9000 mais atrativa, especialmente para jogadores.

3. Menor consumo energético

O consumo de energia também foi significativamente reduzido, chegando a menos 50W nos modelos Ryzen 9 sob carga. Embora a redução do consumo não fosse uma demanda popular entre os utilizadores, a AMD ouviu e implementou esta melhoria, o que é especialmente positivo para quem procura eficiência energética.

O que nos gera dúvidas 

análise amd ryzen 9000

1. Preço

Embora os preços dos Ryzen 9000 sejam mais baixos no lançamento do que os dos Ryzen 7000 na sua altura, se compararmos os modelos atuais, há diferenças significativas. Por exemplo, o Ryzen 7600X é cerca de 100€ mais barato do que o Ryzen 9600X. Este aumento de preços pode ser um inconveniente para os consumidores que procuram a melhor relação qualidade-preço.

2. Temperaturas com dissipação por ar

Embora as temperaturas tenham melhorado, esta redução só é realmente significativa se for utilizado um kit de refrigeração líquida de alto desempenho. Os testes realizados em sistemas com refrigeração por ar ou kits de menor tamanho (240-280mm) não mostram uma melhoria tão notável. A AMD até recomenda o uso de refrigeradores premium ou kits de 360mm, o que pode não ser compatível com todas as caixas de PC.

Qual processador Ryzen 9000 deves comprar?

A escolha do processador dependerá das tuas necessidades e do uso que lhe vais dar:

  • Gaming puro: Se só te interessa jogar, o Ryzen 7800X3D é uma excelente opção, oferecendo um grande desempenho em jogos.
  • Multitarefa e gaming: Se além de jogar realizas tarefas exigentes, como edição de vídeo ou design gráfico, o Ryzen 7900X3D com mais núcleos pode ser ideal.
  • Trabalho intensivo: Se o teu foco é o trabalho pesado, sem interesse em videojogos, o Ryzen 9900X oferece um desempenho excepcional a um preço competitivo.
  • Equilíbrio entre eficiência e desempenho: Para quem procura um processador eficiente em termos de consumo energético e com boastemperaturas, o Ryzen 9600X por pouco mais de 310€ é uma opção muito sólida.

Vale a pena a série Ryzen 9000?

A compatibilidade da série Ryzen 9000 com o socket AM5 é uma grande vantagem, já que a AMD confirmou que dará suporte a este socket durante muito tempo, o que garante um investimento para o futuro. Embora o desempenho adicional possa não ser tão impressionante quanto esperado, as melhorias na eficiência energética, temperaturas e o suporte a longo prazo tornam a série Ryzen 9000 uma opção muito atraente para muitos utilizadores.

Se gostaste deste artigo, não te esqueças de te inscrever no nosso blog e no nosso canal do Youtube para estares a par de todas as novidades do mundo do hardware. Estão a chegar lançamentos emocionantes como as RTX 5000 da Nvidia, as RX 8000 da AMD, e os novos processadores da Intel e AMD para portáteis!

post
BOFU