
O que é uma Android TV Box?
A Android TV Box é um dispositivo compacto que consiste num hardware específico e que vem instalado com o sistema operativo Android, ligando-se à televisão. Pode-se dizer que é um mini PC com Android que nos permite jogar videojogos, usar as apps que teríamos no telemóvel e muito mais, mas o monitor é a televisão.
O seu atrativo tem a ver com a potência de computação, o seu armazenamento, a sua memória RAM e a qualidade de saída de vídeo. Além disso, costuma vir com um comando à distância para poder manuseá-lo como se fosse uma televisão, embora seja possível ligar-lhe um rato e teclado Bluetooth.
Para que comprar uma Android TV Box? A principal razão é transformar a tua televisão antiga numa Smart TV, embora também sirva para aquelas Smart TVs com um S.O que deixa a desejar. Não me refiro a marcas, mas a modelos cujo sistema operativo já não se atualiza, tornou-se obsoleto e quase não há biblioteca de apps.
Dito isto, encontraremos gamas de TV Box: desde algo decente por menos de 50 euros, a algo mais interessante rondando os 100 euros ou superando-os.
Então, se tenho uma Smart TV, para que quero uma Android TV Box? Esta pergunta respondo ao longo desta comparação entre Smart TV com Android vs TV Box.
O que é Smart TV com Android TV
Gostaria de diferenciar o conceito de Smart TV do de Android TV:
- Smart TV refere-se à televisão inteligente caracterizada por ter um sistema operativo que te permite instalar aplicações, interagir com elas e tem uma conectividade de rede (seja ethernet ou sem fios).
- Android TV é um sistema operativo baseado em Android criado para TV, dispondo de serviços Google, Play Store e oferecendo uma experiência semelhante à do smartphone, mas na tua televisão.
Isto quer dizer que todas as “Android TV” são Smart TVs, mas nem todas as Smart TVs vêm com Android.
Existem Smart TVs com os seus sistemas operativos, como pode ser Tizen (Samsung), VIDAA OS (HiSense), WebOS (LG), Android TV, My Home Screen (Panasonic) ou Saphi (Philips). Hoje em dia, os mais presentes são Tizen, Android TV, WebOS e VIDAA Os, porque são as opções em que mais apostam as suas respetivas marcas.
Qual é o melhor? Considero que Android TV porque é o mais completo, o que mais se atualiza e o que mais aplicações tem para desfrutar; sem falar de ser o mais compatível na hora de fazer mirroring, etc.
Por que comprar uma Android TV Box em vez de uma TV com Android?
O principal problema que as Android TVs de gama baixa ou gama média (não mais de 800 euros) têm é o seu hardware. As marcas costumam colocar grande parte do preço que pagas no ecrã e na logística, ficando as demais características a reboque.
Tudo se traduz num SoC menos potente, num armazenamento interno escasso e numa memória RAM muito limitada. E aqui chegamos ao ponto chave da comparação Android TV Box vs Smart TV com Android: isto é vital para uma experiência fluida no uso da tua Smart TV.
Para teres uma ideia, é raro ver uma Smart TV com Android que venha com 32 GB internos e mais de 2 GB de memória RAM. Não deveria ser assim em 2024, mas não podemos ter o melhor painel do mercado e o melhor hardware por menos de 1000 euros: isto paga-se.
Agora bem, se só vais instalar apps de streaming como Netflix, Twitch, YouTube, HBO, Disney+, etc., não precisas de muito hardware. Coisa diferente é se queres instalar algum jogo ou, até mesmo, Kodi para usar os seus add-ons juntamente com Ace Player.
Aí já vais precisar de certo hardware, e a frase “trava” vai aparecer no teu vocabulário relacionado com a tua TV. Isto deve-se ao facto de apps como Plex ou Kodi serem bastante exigentes do armazenamento interno e da sua memória RAM.
Sejamos claros: Android devora memória RAM, para o bem ou para o mal. E não é por acaso que este componente falta nas Smart TVs.
Portanto, podes optar por uma TV Box com Android que ofereça características claramente superiores às que a tua TV tem paraobter uma experiência claramente superior.
Como sei o SoC, a RAM e o armazenamento de uma Smart TV?
Suponhamos que queres comprar uma televisão, mas não sabes que armazenamento ou RAM tem porque na ficha técnica deste não é refletido. Recomendo-te ir a 2 bases de dados muito interessantes: kitele e displayspecifications.
Nestes "comparadores" podes ver desagregadas as características das televisões, oferecendo informação bastante exata. No entanto, sempre recomendo ir à página web da marca para consultar as suas especificações; e se em caso de que não as tenham, perguntar-lhes diretamente.
E se quero um Apple TV?
O Apple TV é "o mesmo" que um Android TV Box, mas com o sistema operativo da Apple. Só vejo interessante para quem tenha um ecossistema Apple montado com iPad, iPhone, Macbooks, etc.
Conecta-se à televisão e podes desfrutar de uma boa calibração de cor, resolução 4K com Dolby Vision, HDR10+, tecnologias Dolby Atmos, usá-lo como um HUB de domótica, etc.

Comprar uma Smart TV com bom hardware e deixar de "rollos", é aconselhável?
Claro, mas vais precisar de um bom orçamento. Noutras palavras, se queres uma Smart TV com Android, um bom painel e bom hardware, terás que ultrapassar os 1000 euros.
- Bom painel? 55 ou 65 polegadas, mínimo que seja FALD com MiniLED, OLED ou QD-OLED.
- Bom hardware? Mínimo, 32 GB ROM e 3 GB RAM.
Como orientação, TCL pode oferecer-te isto porque se baseia em Android TV, têm modelos miniLED (atenção à comparação TCL C845 vs C805) e certos modelos têm bom hardware.
O problema é que LG e Samsung apostam por WebOS e Tizen, daí que muitos acabem por comprar uma TV Box para desfrutar de certas aplicações que não podem usar nesses S.O. É o caso típico das Samsung Neo QLED ou LG QNED ou OLED que há em gamas altas, nada baratas!
No entanto, também não penses que cuidam do hardware em demasia, oferecendo 2 GB de RAM e 16 GB ROM como muitos modelos que rondam os 2000 euros. Isto é porque é uma solução com a qual costuma bastar em 90% dos casos.
Dá uma vista de olhos no nosso site e compara modelos, não te vais arrepender!