Review do Apple Watch 10, o relógio inteligente em detalhe
Não perdemos a oportunidade de te mostrar os novos produtos que chegam ao mercado, e há poucas semanas foi lançado este Apple Watch 10. Já o tens na PcComponentes, mas se tens dúvidas... aqui mostramos tudo direitinho.
Especificações técnicas
Apple Watch 10 | |
Design |
Versões de aluminio e titâneo em caixa de 42 ou 46 mm (a unidade de teste é a de 46 mm) Cores em aluminio: cizento, rosado e preto Cores em titanio: natural, dourado e prateador 34.4 gramas o de 42 mm e 41.7 gramas o de 46 mm IP6X 50 metros de profunidade ECG |
Ecrã |
OLED LTPO3 Retina de 1.96" 2000 nits máximos 496 x 416 píxeis |
SoC |
Apple S10 Dual core de 64 bits Neural Engine de 4 núcleos 64 GB |
Sensores |
Mide el VO2max y el SpO2. |
Conectividade |
NFC, Bluetooth 5.3, A2DP, LE, Wi-Fi, |
Bateria |
Li-Ion com carregamento sem fios 2 dias de autonomia média |
Sistema operativo | watchOS 11 |
Unboxing
A experiência de unboxing não mudou muito, apenas a decoração da embalagem e das caixas, que varia consoante o modelo. Neste caso, temos o Jet Black.
No total, obtemos 3 elementos:
- Cabo de carregamento sem fios USB-C para base magnética.
- Bracelete loop básica da Apple em silicone preto.
- Caixa de 46 mm em alumínio do Apple Watch 10.
Poucas críticas tenho a estes relógios, mas uma delas é que a base magnética tem saída USB-C, o que vai limitar muitas pessoas a usar o adaptador da Apple ou a ter de comprar um novo. Considero que um carregamento eficiente também poderia ser feito com uma saída USB-A.
Já sabes que tens imensas braceletes disponíveis para os Apple Watch, e este Watch 10 não é exceção, pois utiliza os mesmos sistemas de encaixe.
Experiência no pulso
É um relógio leve que pesa pouco mais de 40 gramas e é muito confortável. À direita, temos a coroa, juntamente com o botão que abre a barra de tarefas ou de controlo dos Apple Watch. À esquerda, temos apenas os altifalantes (como no 9), mas com algumas atualizações.
Segundo a Apple, foi introduzida a cancelamento de ruído nos microfones.
Hardware
Em teoria, o chip S10 é superior ao Apple Watch 9 (que tem o S9) e este traz os mesmos 2 núcleos baseados em 64 bits e 4 motores neurais, além de 64 GB de memória interna, que são mais do que suficientes para playlists ou qualquer app que instales.
Sinceramente, estes relógios funcionam de forma impecável, sem qualquer sinal de lentidão. Também não tive falhas ou crashes.
Sensores
Tal como o Watch Ultra 2, este Apple Watch 10 tem uma vasta gama de sensores, incluindo sensor de temperatura da água, profundímetro, sensores óticos de frequência cardíaca de 3ª geração e o famoso sensor elétrico de frequência cardíaca (ECG). Mede tudo de forma bastante precisa; fiz uma comparação com um Watch Ultra 2 e não houve variações.
Considero que para 90% das pessoas, traz sensores suficientes para garantir uma boa recolha de dados. Já sabes que deves usar o Apple Fitness para tudo o que está relacionado com treino, e a app Saúde para dados sobre sono e frequência cardíaca.
E, sim, se tens dúvidas sobre o VO2max e o SpO2, o Apple Watch 10 também os mede.
Bateria
Para mim, este é o ponto fraco do Apple Watch 10, e sei que muitos vieram a esta review para verificá-lo. A autonomia do Apple Watch 10 durou-me cerca de 2 dias sem forçar muito (sem usar GPS continuamente, etc.). Suponho que, com um uso mais intenso, pode reduzir-se para 1 dia e meio.
No entanto, ao testar o Apple Watch 9, achei que a autonomia é melhor no 10, já que o 9 normalmente aguenta apenas 1 dia. Claro que podes ativar os modos de poupança para estender a bateria por mais algumas horas.
Ainda assim, o carregador tem um bom ritmo e carrega metade da bateria desde 0 em cerca de 15 minutos. Quando a bateria acaba, o Apple Watch entra num modo limitado em que apenas mostra o símbolo de carregamento e a hora de forma parcial.
Conclusões sobre o Apple Watch 10
Temos um relógio minimalista, que segue a linha de design do Apple Watch 9, sendo 1 milímetro maior, com mais bateria e uma ligeira melhoria no ecrã (melhores ângulos de visão).
Em termos de recolha de dados e sensores, a única melhoria foi na área da água: profundímetro, app de profundidade, sensor de temperatura da água, etc. Além disso, a cobertura traseira é agora de metal em vez de cerâmica.
Em relação ao preço, o modelo que testámos custa cerca de 450 euros, enquanto a versão com GPS + 4G custa aproximadamente 569 euros.
Só tenho uma crítica: melhorar a autonomia para pelo menos 3 dias. Acredito que 2 dias sem forçar muito ainda é um ponto a melhorar. Sabes que o Watch Ultra 2 tem 3 dias de autonomia, mas é um relógio significativamente maior (46 vs 49 mm). Sei que 1 mm pode parecer pouco, mas na prática faz diferença.
Em breve, traremos a comparação entre o Apple Watch 10 e o 9, dois relógios muito procurados, com inúmeras combinações possíveis em aftermarket.
- watchOS 11
- Ecrã
- Microfone e coluna
- Sensores
- Bateria
- Poucas melhoras face ao 9