
E lá estava eu, no dia do lançamento do Apple Watch 9 na PcComponentes à espera que o estafeta chegasse a casa com a minha caixa favorita nas mãos. Dois dias depois, já o tinha no meu pulso, o Apple Watch 9 GPS 45mm para ser mais preciso.
Um mês depois, estou a fazer esta análise do Apple Watch 9 para vocês e não, ainda não o tirei (exceto para carregá-lo). Mas como ainda tem bateria de sobra, vou usá-lo como cábula enquanto vos explico as principais características do Apple Watch 9, os seus prós e contras, além de se deveriam comprá-lo.
Características do Apple Watch S9
Primeiro de tudo, e antes de analisar o Apple Watch 9 a fundo, vou contar-vos algumas das características mais destacadas.
- Tamanho: 41mm ou 45mm
- Tipo de Ecrã: retina always-on
- Brilho: até 2.000 nits
- Processador: SiP S9 (+60% desempenho)
- Resistente à água: Sim, até 50 metros
- GPS e NFC
- Bateria: Até 18 horas (36 horas em modo de baixo consumo)
- Carregamento rápido: sem fios de 0% a 100% em 1,5 horas.
- Siri no Apple Watch: Sim, com melhor desempenho
- Localização de dispositivos: Sim, com maior precisão
- Gesto de duplo toque
- Funções de saúde: Nível de oxigénio no Sangue, eletrocardiograma, notificações de frequência cardíaca alta ou baixa, avisos de ritmo irregular, notificações de capacidade aeróbica baixa, sensor de temperatura, controlo do ciclo com estimativas de ovulação retrospectivas
- Chamadas de emergência e deteção de quedas
Na realidade, o Apple Watch S9 é muito mais do que isto, mas se começar a listar todas as aplicações compatíveis e a quantidade de desportos que podem registar, ficamos os dois até amanhã a ler. Por isso, vamos ser práticos e ir ao que interessa.
Pode interessar-te:
-
- Apple Watch 9 e Apple Watch Ultra 2: preço e especificações
- Opiniões e notas da crítica ao Apple Watch Ultra 2
Análise do Apple Watch S9
Agora que conheces um pouco mais do que oferece o novo Apple Watch S9 da Apple, vou contar-te a minha experiência a usar o smartwatch. Como especialista em tecnologia, poderia falar-te da potência do processador, dos nits de brilho do ecrã ou do novo sistema de reconhecimento cardíaco. Mas entre tu e eu, o que te interessa saber são outras coisas, as que vou contar-te a seguir.
O mesmo design de sempre
O design e qualidade do Apple Watch S9 é o mesmo que o do S8 e do SE, até mesmo do S7. Aqui não há muitas diferenças, é o mesmo Apple Watch de sempre, mas isso não é mau e é que, se algo é perfeito para que mudá-lo? Pessoalmente, adoro e não espero inovações neste sentido.
O ponto do Apple Watch S9 é que, assim que o tiras da caixa e o colocas no pulso, sentes que é algo "premium" e é que pelo preço que tem, como para que não fosse assim. Como curiosidade, a sua caixa de alumínio é 100% reciclada e não, não mancha nem marca como a do iPhone 15 Pro.
41mm ou 45mm?
Esta é uma dúvida muito comum que eu próprio tive na hora de comprar o Apple Watch S9. Neste sentido, deixa-me dizer-te que: o de 41mm não é tão pequeno como pode parecer, e o de 45mm é bastante grande se tens um pulso pequeno.
Na minha experiência, tanto o ecrã de 41mm como o de 45mm são perfeitos para usar o Apple Watch. Não terás que forçar a vista e além disso, podes modificar o tamanho das letras para que, apesar de "ter comprado o pequeno" possas ver mensagens longas no próprio ecrã se quiseres.
Por isso, o meu conselho é simples, sê coerente com as tuas mãos e guia-te pela tua fisionomia e não por ter um ecrã maior.
Que correia escolher
As correias do Apple Watch S9 são um mundo à parte, porque a Apple não se contenta em oferecer um total de 8 tipos de correias, podendo escolher entre 3 materiais diferentes, cada uma com uma grande variedade de cores. Vou comentar a minha opinião de cada uma delas, porque sim, já experimentei todas.
- Borracha clássica: esta é a correia por defeito, é muito confortável e embora possas pensar que se pode soltar, não o fará, garanto-te.
- Borracha sem fecho: se queres um ajuste total e perfeito, para que o relógio nãonão te mexas nem um cabelo, esta pulseira é a melhor, mas terás que escolher o tamanho perfeitamente.
- Borracha desportiva: é como a clássica, mas com muitos buracos para transpirar melhor e a verdade é que se nota bastante.
- Tecido desportivo: além de serem neutras em carbono, estas pulseiras são muito leves e não vais notar que as estás a usar.
- Tecido de elos: com um material ainda mais suave semelhante à camurça, têm um fecho magnético que se ajusta muito bem e são mais elegantes.
- Tecido entrançado: é como a pulseira de borracha sem fecho, mas de tecido entrançado super suave e totalmente elástico, caso não gostes da borracha ou te faça suar.
- Aço inoxidável de malha: uma autêntica maravilha de quão confortável é e é que, embora o seu preço seja elevado, dá uma mudança radical à estética do relógio.
- Aço inoxidável de elos: a mais cara de todas as pulseiras, com isto parece que estás a usar um relógio de alta gama e não um smartwatch.
Ah! E sobre o tamanho da pulseira, recomendo-te que verifiques muito bem o teu tamanho em função de cada tipo de pulseira específica. Porque nem todas são iguais, têm diferentes maneiras de expressar o tamanho, por isso presta atenção.
O ecrã
Quando a Apple disse que o ecrã do Apple Watch 9 era o dobro de brilhante, não estava a mentir. Mesmo na rua e ao sol podes ver o ecrã do smartwatch perfeitamente sem teres que o aproximar do rosto. E também ao contrário, no meio da noite e com pouca luz, também se adapta para não te deixar cego com o brilho.
Além disso, reconhece os toques com o dedo perfeitamente. Tanto que até escrevi mensagens inteiras do WhatsApp com o dedo sem me enganar. Embora seja muito mais confortável fazê-lo com a Siri, a verdade é.
O único problema que o ecrã do Apple Watch 9 tem é que se não tiveres um cuidado extremo vai riscar. E nem quero falar se cair no chão e o ecrã quebrar. Por isso, se pensas fazer muito desporto, ir para o campo ou se és um pouco desastrado, compra-lhe uma capa ou pelo menos um protetor de ecrã.
Desempenho
Como no caso anterior, a Apple garantiu que o Apple Watch S9 tinha 60% mais transistores que o S8. Eu não tive o prazer de testar o S8, o que posso dizer-te é que o Apple Watch S9 é super fluido, não bloqueia e reage imediatamente.
Se já tiveste outros smartwatches de gama média ou baixa saberás do que estou a falar, neste sentido, o Apple Watch S9 joga noutra liga. Considera-o um smartwatch de alta gama.
Monitorização da saúde
Este é um dos pontos mais fortes do Apple Watch S9 em comparação com a maioria dos smartwatches do mercado. E é que no meu caso, que gozo de boa saúde, encontrei neste relógio a possibilidade de melhorar a minha saúde física e mental de forma mais fácil. Faço-te um resumo do que mais gostei
- Monitorização cardíaca: não é que vás ter um ataque cardíaco, mas se fazes muito desporto, especialmente cardio, interessa-te conhecer a tua frequência cardíaca durante os exercícios.
- Oxigénio no sangue: a verdade é que, a menos que tenhas problemas respiratórios, não vais prestar muita atenção a esta função.
- Medição do sono: esta é a que mais me surpreendeu, pois permitiu-me saber por que há vezes em que durmo, mas não descanso.
- Estados de humor: a saúde mental também é importante e embora pareça uma tolice, o Apple Watch S9 ajuda-te a ser consciente dela.
Fazer desporto dentro e fora de casa
Não é brincadeira, desde que comprei o Apple Watch 9, faço muito mais exercício e divirto-me mais a fazê-lo. Parece uma tolice, mas ter um objetivo diário de calorias, horas de pé e treino motiva-te a completar esses três círculos diariamente. E neste ponto, a monitorização da saúde tão precisa é a chave que o diferencia de outros smartwatches do mercado.
- Grande variedade de desportos: desde levantar pesos, correr, nadar (porque é submersível a 50 metros) ou jogar padel. A quantidade de desportos que este smartwatch regista nunca vi em outro modelo de outra marca.
- Métricas instantâneas: Poderás registar e ver as tuas métricas, desempenho ou ritmo cardíaco ao vivo e a cores enquanto fazes os exercícios.
- Apple Fitness+: a melhor aplicação para fazer desporto em casa que já experimentei, com muitas aulas guiadas. A desvantagem é que são cerca de 10€ por mês, a vantagem é que o Apple Watch 9 oferece-te 3 meses grátis.
Quanto dura a bateria
A bateria do Apple Watch S9 surpreendeu-me imenso e é que, pensava que mal duraria um dia por causa da "má fama" que estes dispositivos tinham. Mas pelo contrário, o de a bateria durar 18 horas é verdade, e até diria que um pouco mais.
Além disso, carrega-se muito rápido com o cabo de carregamento sem fios que vem incluído. Eu que nunca esgotava a bateria ao máximo, em 1 horajá o tinha carregado. Portanto, não terás que o tirar para dormir e poderás registar as tuas horas de sono.
O gesto com os dedos
Apesar de ser algo que já estava no S8 (embora muitos não soubessem), a Apple "relançou" esta funcionalidade que, embora pareça uma tolice, não parei de a usar. No final, é muito simples, fazes "o gesto" com os dedos e podes fazer diferentes ações.
Imagina que estás no ginásio e queres parar a música porque alguém te fala, tens a mão ocupada ou estás a cozinhar e precisas de colocar o temporizador mas tens as mãos sujas... Fazes o "duplo toque" e pronto.
Sistema operativo
O sistema operativo do Apple Watch 9 é muito fácil de usar e intuitivo. Agora, como alguém apaixonado pela tecnologia e que gosta de mexer com estas coisas, acredita em mim quando te digo que também é muito profundo e personalizável.
De facto, o Apple Watch 9 torna as coisas muito fáceis se fores um "utilizador médio", só precisas de seguir o tutorial para teres a maioria das aplicações já configuradas. E se não, sempre que abrires uma nova, explicar-te-á como a usar passo a passo.
Além disso, outro dos pontos que mais gostei, é como otimizaram a experiência do utilizador das aplicações compatíveis com o Apple Watch para que ocupem o máximo possível do ecrã.
Usar a Siri e sentir-te como um espião
Levar o relógio à boca e perguntar coisas à Siri é muito de espião, concordo, mas também é algo tão útil que não deixarás de o usar. "Olá Siri" lembra-me de estender a roupa daqui a meia hora. "Olá Siri" liga ao Pai. "Olá Siri" adiciona cebolas à lista de compras. Estás a perceber, certo? Bem, tudo isto sem tirar o telefone do bolso. Se é que o tens no bolso e não o perdes pela casa como sempre me acontece.
Encontrar o teu iPhone
Exatamente, não encontras o telemóvel em casa, e quem diz o telemóvel diz os AirPods ou qualquer coisa a que tenhas colocado um Air Tag. Zero dramas, porque com o Apple Watch poderás localizá-lo com uma precisão de até 40 centímetros ou menos, indicando-te a direção. E se com isso não encontras o telemóvel, poderás fazê-lo tocar.
Conclusão: Deverias comprar o Apple Watch 9?
Apesar de todas as vantagens que o Apple Watch S9 tem, não podemos ignorar um detalhe, o seu preço. E sim, eu estou muito contente com este dispositivo, especialmente porque dediquei algumas horas a explorar todo o seu potencial. E no que me diz respeito, este smartwatch é quase tão poderoso e completo como um telemóvel.
Mas... Vale a pena comprá-lo? O que acontece se já tenho o S8 ou o SE? É como outros smartwatches? Se na verdade só o quero para medir as calorias ou os passos que dou. Podes estar a ponderar tudo isto, por isso vou dar-te a minha opinião sobre isso.
Vale a pena comprá-lo?: Sim, especialmente se estás muito habituado a usar o iPhone e até tens uns AirPods. E especialmente se estás disposto a aprender a usá-lo de verdade, configurando o Apple Watch ao teu gosto, criando atalhos e instalando algumas aplicações extra.
O que acontece se já tenho o S8 ou o SE? Se tens algum destes dois smartwatches, não vale a pena atualizares, pois as mudanças não são tão significativas para justificar o preço do novo Apple Watch 9.
É como outros smartwatches?: Não, o Apple Watch é um produto de alta gama, que está totalmente acima do resto dos smartwatches que se encontram no mercado. E apesar de haver muitos smartwatches com uma relação qualidade-preço muito boa, aqui falamos de um produto TOP como é habitual em tudo o que a Apple faz.
E até aqui a minha análise sobre o Apple Watch S9, como viste, não me coibi de falar do meu ponto de vista e da minha experiência com este relógio inteligente. Segundo o meu critério de utilizador e especialista, é um dispositivo impressionante. Embora tenha alguns "defeitos" como a resistência do seu ecrã ou o seu preço elevado, não é nada que não possa ser resolvido. Seja com um protetor de ecrã e a promessa de tirar o máximo partido possível do Apple Watch.