
Como é habitual todos os anos durante as primeiras semanas de setembro, a Apple revelou os seus novos modelos de iPhone e de Apple Watch. Fez isso no seu tradicional evento de início de setembro, do qual soubemos que os novos Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2 estarão disponíveis no nosso país a partir de 22 de setembro.
Em linhas gerais, os Apple Watch deste ano são continuístas: não incluem grandes mudanças, nem em termos de design nem de especificações, já que se assume que a Apple vai introduzir uma renovação nos seus relógios para o décimo aniversário do produto, ao estilo do que fez na altura com o iPhone X. Vamos rever a seguir as novidades que foram apresentadas, tanto do Apple Watch Series 9 como do Apple Watch Ultra 2.
Outros artigos da Apple na PcComponentes:
- Apresentação do iPhone 15, Apple Watch 9 e Apple Watch Ultra 2
- iPhone 15 vs iPhone 14: em que é melhor o novo iPhone
- iPhone 15: todos os modelos e seus preços e especificações
- Comparação entre o iPhone 15 Pro MAX e Samsung Galaxy S23 Ultra
- Comparação entre o iPhone 15 Pro MAX e Xiaomi 13 Ultra
Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2: Design
O Apple Watch Series 9 vai manter as características do seu antecessor. Focada no desenvolvimento do Apple Watch Ultra nos últimos dois anos, a Apple decidiu não introduzir grandes mudanças nesta categoria de produto. Talvez a mudança mais significativa seja a aparição de uma cor rosa, que se junta às opções em meia-noite, prata, estrela branca e vermelho.
A Apple decidiu mudar as braceletes de pele por um composto chamado FineWoven e com o novo watchOS chegam mostradores do Snoopy, entre outros.
-
- A nossa análise do Apple Watch Series 9
Processador do Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2
Talvez a maior mudança do relógio esteja no seu interior. O novo chip do relógio, chamado S9, representa uma melhoria significativa em relação aos três modelos anteriores (Series 6, 7 e 8). É 30% mais rápido, a bateria mantém a mesma vida (18 horas) e tem uma GPU melhorada, o que permite executar aplicações de forma mais rápida. O novo chip S9 permitirá detectar outros gadgets de última geração da Apple de forma mais precisa, quase como se estivesse a detectar um AirTag, ou isso garante a empresa.
Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2: funcionalidades
A entrada do novo chip S9 vem acompanhada de uma funcionalidade interessante que estreará tanto no Series 9 como no Ultra 2: ao juntar duas vezes o indicador com o polegar da mão onde usamos o relógio (como se fizéssemos um duplo clique com a nossa mão) executará certas ações sem ter que tocar no ecrã do relógio: parar um alarme, atender uma chamada, tirar uma foto com o relógio e outras opções. Não estará pronto de imediato, mas poderá ser utilizado a partir de outubro.
Para o público, o watchOS 10 vai adicionar algumas mudanças interessantes na forma como te relacionas com o teu relógio. A função Smart Stack está desenhada para eliminar a fricção na hora de navegar por várias apps. Fará isso adicionando um punhado de widgets que poderão ser consultados rodando a coroa digital e a partir do próprio ecrã inicial do relógio.
A aplicação de exercício vai adicionar algumas funcionalidades interessantes para ciclistas e caminhantes. Quando subires na bicicleta vais ser capaz de visualizar a informação do teu exercício no iPhone (se és daqueles que o levava preso ao guiador) e nova informação para aqueles que querem ir um passo mais além, como por exemplo a capacidade de estimar o Limiar de Potência Funcional (FTP pelas suas siglas em inglês), necessário para melhorar a qualidade dos treinos. Para os caminhantes, o Apple Watch será capaz de indicar o último ponto onde se teve cobertura, em caso de ter que fazer uma chamada de emergência.
O watchOS10 também incluirá redesenhos nas aplicações de Mensagens, Mapas ou Relógio Mundial para oferecer mais informação de uma só vez. Estará disponível a 18 de setembro.
Apple Watch Ultra 2
A maior inovação na categoria desde o seu lançamento, o Apple Watch Ultra foi lançado no ano passado como uma versão de alta gama, mais durável, com materiais mais resistentes, alguma função adicional e um preço mais elevado. O Apple Watch Ultra 2 chega com um ecrã de 3000 nits, que incorpora um modo noturno em tons vermelhos que te permitirá ser mais discreto. A bateria aumenta até às 72 horas em modo de repouso, conta com uma nova face modular e também inclui o novo gesto com os dedos da mão para controlá-lo sem tocar no ecrã.
Para quando um novo Apple Watch SE?
A Apple não renovou o Apple Watch SE neste 2024, algo que se dava por certo. Se estás à espera de adquirir um, talvez te compense comprar já o modelo que está nas lojas. A empresa costuma renovar o produto a cada dois anos (foi lançado em 2020, renovado em 2022) por isso espera-se que o novo modelo seja apresentado em 2024.
Apple Watch Series 9 e Apple Watch Ultra 2: Preço
O Apple Watch Series 9 será posto à venda a 22 de setembro por 449 euros (modelo de alumínio e 41mm) ou 479 euros (alumínio e 43mm). A versão de aço inoxidável estará disponível por 799 euros (41mm) ou 849 euros (43mm). O Apple Watch Ultra 2 custará 899 euros, o que representa uma redução de 100 euros em relação ao seu antecessor.