PcComponentes
Minha Conta

As melhores placas de vitrocerâmica em termos de qualidade e preço para a sua cozinha

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

A um preço acessível, você pode adquirir uma das melhores placas de vitrocerâmica em termos de qualidade e preço. Aqui deixamos algumas para você escolher.

Uma das melhores placas de vitrocerâmica em termos de qualidade e preço para a tua cozinha.

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

São fáceis de usar, limpar e manter; têm um estilo elegante; e existem muitos modelos no mercado. Isso é algo bom, mas quando se trata de escolher um entre tantas opções, pode ser uma tarefa um pouco difícil. Para te ajudar nesse processo, reunimos uma lista com as melhores placas vitrocerâmicas em termos de qualidade e preço para a tua cozinha, para que mesmo investindo pouco dinheiro, possas adquirir um eletrodoméstico de primeira.

Vamos também explorar outros aspetos que deves ter em conta para não errares ao escolher a melhor placa vitrocerâmica para ti.

O que é uma placa vitrocerâmica?

Além de ser uma das principais alternativas aos fogões convencionais a gás, as placas vitrocerâmicas são eletrodomésticos fabricados em vidro cerâmico inquebrável, que funcionam como elementos condutores para aquecer as panelas e outros utensílios que se utilizam quando cozinhamos.

Como funciona uma placa vitrocerâmica?

Em poucas palavras, as placas vitrocerâmicas geram calor que é conduzido à superfície do vidro cerâmico, o qual se encarregará de aquecer as panelas e utensílios. Além de aquecer de forma quase imediata, geram uma temperatura adequada e uniforme para uma melhor cozedura.

Qual é a diferença entre uma placa vitrocerâmica e uma placa de indução?

Em termos de design, as placas vitrocerâmicas e as placas de indução parecem ser muito semelhantes. Mas além disso, não têm muito em comum. Podemos dizer que ambas têm o mesmo objetivo: cozinhar. A diferença entre ambas é como o fazem.

A placa vitrocerâmica gera calor, este é distribuído pela superfície do vidro, especialmente nas suas zonas de cozedura; pode aquecer-se mesmo quando não há panelas nem frigideiras na sua superfície. Enquanto que a placa de indução só produz calor quando há um utensílio sobre esta, e será a panela que se aquece, não a placa como tal, já que a mesma funciona como um meio condutor para o calor.

Em teoria, as placas de indução são mais eficientes a nível energético, pois consomem menos energia. No entanto, o seu preço é muito mais elevado do que o das placas vitrocerâmicas; sendo o seu custo outra grande diferença.

Por que deves adquirir uma placa vitrocerâmica?

Se estás prestes a comprar uma placa vitrocerâmica, pensa que além de comprares um eletrodoméstico para cozinhar, também estás a adquirir outras vantagens:

  • Melhorará o aspeto da tua cozinha. Já viste o design tão elegante e sóbrio destas placas? Garanto-te que a tua cozinha dará uma mudança drástica e positiva depois de instalar uma placa vitrocerâmica; até poderia aumentar o valor da tua casa.
  • Cozinharás mais rápido. Estas placas funcionam de forma mais rápida do que um fogão convencional, graças aos altos níveis de calor que podem atingir em poucos minutos. Por isso pouparás mais tempo quando cozinhares a comida.
  • São mais seguras de usar. Estas placas vitrocerâmicas têm medidas de segurança que não encontrarás nos fogões a gás, por exemplo. Algumas têm um indicador de calor residual, para evitar o risco de queimaduras; outras têm um bloqueio especial para crianças e/ou um temporizador que te ajudará a poupar energia.
  • Fácil de limpar. Graças à sua superfície plana e de vidro, são muito fáceis de limpar. Tudo o que precisas é esperar que esteja fria e passar um pano húmido para remover qualquer resíduo. Espera que esteja seca, para a usar novamente. Obviamente a melhor forma de manter uma placa vitrocerâmica é limpá-la após cada uso, haja ou não derrame.

As melhores placas vitrocerâmicas em termos de qualidade e preço para a tua cozinha

Como dissemos, existem muitos modelos de placas vitrocerâmicas, mas desta vez escolhemos as melhores em termos de qualidade e preço:

Sauber Serie 7-800

Esta placa destaca-se por ter uma zona de flexindução, perfeita para cozinhar em grandes recipientes, aproveitando todo o calor na zona de cozedura de uma forma mais homogénea.

Tem um indicador de calor residual, e um bloqueio especial para crianças; sendo uma opção bastante segura. Trabalha com nove níveis de potência que se ajustam perfeitamente a praticamente qualquer receita que queiras fazer.

Teka TR-951

É uma das mais caras da lista, mas a Teka ganhou todas as medalhas com esta espetacular placa vitrocerâmica de 90 cm de largura.

Podemos começar a falar do seu design: é feita de vidro biselado, e inclui um painel de controlo tátil muito fácil de usar. As suas cinco zonas de cozedura têm umas medidas bastante espaçosas.de 145 mm, 160 mm, 180 mm, uma de duplo circuito de 120/180 mm, e uma zona gigante de triplo circuito de 145/210/270mm. E trabalham com níveis de potência que vão desde 1700 W até 2700 W por zona.

As funções com que vem equipada, facilitam o seu uso. Por exemplo, tem um programador de tempo de cozedura, com um intervalo máximo de até 99 minutos e aviso sonoro; também possui um cronómetro e um bloqueio de segurança caso ocorra algum acidente enquanto se está a cozinhar.

Balay 3EB785LQ

A marca Balay é a criadora desta espetacular mega placa vitrocerâmica de 80 cm. É perfeita para cozinhas amplas e/ou para pessoas que normalmente têm que cozinhar para várias famílias.

A sua principal característica é que, ao contrário da maioria que trabalham com três ou quatro zonas, esta placa vitrocerâmica tem cinco zonas de cozedura e uma delas mede nada mais, nada menos que 28 centímetros.

Vem com várias funções, entre todas destaca-se a sua programação, para ajustar um tempo determinado de cozedura, de acordo com o alimento a cozinhar; também tem a função Sprint, exclusiva para ferver água em tempo recorde; e uma função de limpeza muito útil que bloqueia o controlo da placa momentaneamente e durante alguns segundos para poder limpar a placa caso tenha ocorrido algum derrame.

Cecotec Bolero Squad V 3000

Acreditas se te dissermos que por menos de 140 euros podes adquirir uma das melhores placas vitrocerâmicas da Cecotec? Pois é melhor acreditares porque é uma realidade.

Trata-se de uma placa bastante compacta de apenas 60 cm; vem equipada com três zonas de cozedura e uma potência de até 2700 W, capaz de agilizar a preparação de qualquer receita. No entanto, a sua potência pode ser regulada até 9 níveis.

É também uma das mais seguras do mercado graças ao seu indicador que te dirá quando está quente ou fria; ao bloqueio especial para crianças; e ao seu detetor de inatividade, que desliga automaticamente a placa quando não está em uso. Vem com um cómodo controlo tátil, e temporizador de uso que tornam muito fácil trabalhar com ela

Schneider SCCH603TSE1

A Schneider decidiu impactar o mercado com esta placa vitrocerâmica de 5700W de potência; está equipada com três zonas de cozedura para que cozinhes tantos alimentos quanto desejares. É muito fácil de usar, tudo o que tens que fazer é ativar as suas funções no painel tátil de controlo; aí selecionas a zona de cozedura a utilizar, o nível de potência que precisas e já está.

Tem um sistema de desligamento e um sistema especial de bloqueio para crianças, o que a torna uma opção muito segura para casas onde há crianças pequenas.

Candy CH63CC/4U2 P

Esta placa vitrocerâmica da Candy é uma das mais potentes com um tamanho compacto. Em que nos baseamos para dizer isto? Mede apenas 60 cm de largura que se dividem em três zonas de cozedura (15,5 / 19 / 25 cm); e tem uma excelente potência total de 5,5 kW.

O seu controlo frontal ergonómico e prático, permite regular a temperatura até em dez níveis de potência; as zonas de cozedura trabalham de forma independente, além disso. Também é muito segura de usar, graças ao seu bloqueio e a um alerta que se ativa sempre que ocorre um sobreaquecimento ou algum derrame. O melhor de tudo é que tem um preço acessível de 148 euros.

Teka TBC 64000 XFL

A placa vitrocerâmica TBC 64000 XFL da Teka, tem comandos laterais que a tornam mais ergonómica; também vem com indicadores de calor residual.

Possui quatro zonas de cozedura: duas de 145 mm e duas de 180 mm. Trabalha com uma frequência entre 50/60 Hz; e requer uma fonte de alimentação de 220-240 V. Tem um preço de 390 euros.

Podemos dizer que as placas de vitrocerâmica devem a sua recente fama aos benefícios que oferecem. Desde o seu elegante design, a sua fácil utilização e manutenção, até à poupança de tempo na preparação de qualquer receita; não há dúvida de que são uma das melhores alternativas aos fogões convencionais. Vêm em diferentes tamanhos e modelos para que escolhas a que melhor se adapta às tuas necessidades e à tua cozinha.

O que queremos dizer quando falamos de relação entre qualidade e preço?

Quando fazemos uma lista de produtos com as melhores opções em termos de 'qualidade e preço', em primeiro lugar fixamos um intervalo de preço pago; depois apontamos as principais características das opções de topo de gama de cada marca. O seguinte é começar a procurar tantas características quanto possível entre os produtos de menor preço. É assim que podemos localizar esses modelos que por um preço reduzido, oferecem uma excelente qualidade.

post
BOFU