PcComponentes
Minha Conta

As melhores placas gráficas para design gráfico e 3D

Emmanuel Jiménez.2 das diciembre das 2024

Muitas marcas lançaram placas gráficas para design gráfico e 3D. Então, reunimos as melhores, para tornar a sua busca algo fácil e acertado.

A RTX 4070 é uma das melhores placas gráficas para design gráfico e 3D

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Se trabalhas a desenhar, sabes muito bem que a importância de uma placa gráfica é extremamente relevante. A qualidade do teu processo de trabalho depende dela em grande medida. Atualmente, muitas placas gráficas oferecem desempenho e velocidade mas será suficiente? Temos de ter em conta que as tarefas de design, modelação 3D e outras atividades criativas podem ser muito exigentes, mesmo para os computadores mais avançados. Para realizar um bom trabalho, é necessário encontrar uma combinação propícia entre software e hardware. E isso inclui as placas gráficas.

As placas gráficas, também conhecidas como placas de vídeo ou GPU (pelas siglas em inglês de Graphics Processing Unit), são um componente de hardware que se encarrega de processar e mostrar imagens num computador. Outras das suas funções são receber os dados do processador central (CPU) e transformá-los em informação visual que se pode mostrar no monitor; utilizar a sua memória e unidades de processamento para criar as imagens que se veem no ecrã; libertar a CPU de processar os gráficos, o que melhora o desempenho geral do equipamento.

Normalmente são compostas por a unidade de processamento, que é o seu “cérebro” e se encarrega de processar os dados gráficos; a memória, que armazena os dados que estão a ser processados; e as saídas de vídeo que permitem ligar a placa gráfica a um monitor ou televisor.

Como escolher uma placa gráfica para design gráfico e 3D?

Na hora de escolher as melhores placas gráficas, temos de ter em conta algumas considerações chave. Desde analisar a carga do teu trabalho, até ao orçamento de que dispões. Mas no meio destes, há outros fatores que também não podes ignorar. É por isso que além de partilhar contigo uma lista de as melhores placas gráficas para design gráfico e 3D, também te contaremos quais são essas considerações que não deves ignorar ao comprar a tua placa gráfica.

Orçamento

Ok, o melhor é determinar primeiro o teu orçamento, porquê? Porque há uma enorme variedade de preços no que diz respeito às placas gráficas. Podes encontrar placas desde 200 até 700 euros ou mais. O lógico é pensar que quanto mais barata, menos características terá a placa gráfica mas a verdade é que há placas acessíveis com um bom desempenho.

Desempenho

Evidentemente, o desempenho é uma característica a ter em conta quando estás a escolher uma placa gráfica. O desempenho ajudar-te-á a determinar a capacidade de resposta de uma placa sob trabalhos muito pesados.

Núcleos

Os núcleos da GPU são as unidades de processamento fundamentais dentro desta. Estes núcleos encarregam-se de executar os cálculos necessários para renderizar os gráficos.

A quantidade de núcleos da GPU ajuda a determinar o desempenho da mesma. Para os designers que realizam tarefas muito exigentes nos seus computadores, como a edição de vídeo ou o renderizado 3D, necessitam, sem exceção, de uma placa gráfica com um elevado número de núcleos CUDA. Estes núcleos libertam uma grande capacidade de processamento, o que permite uma execução mais rápida de cálculos complexos relacionados com os gráficos.

Memória RAM

A memória RAM ou VRAM é prioridade. Quanto mais capacidade tiver, as tuas imagens gozarão de maior qualidade mantendo tempos de carga rápidos. Tem em conta que as placas gráficas com 2 GB de VRAM ou menos podem ter problemas com as tarefas mais exigentes.

Se vais realizar trabalhos 3D básicos, o ideal seria uma placa gráfica com pelo menos 8 GB de memória. Mas se tens de realizar trabalhos de maior exigência, recomendam-se placas de 12 GB ou mais.

Se priorizares a capacidade de memória da placa gráfica poderás otimizar a tua pesquisa para satisfazer as exigências dos teus fluxos de trabalho de forma eficiente.

Portas de ecrã

Se precisas de ligar vários monitores para o teu trabalho, seja estás a desenhar ou a fazer modelação 3D, certifica-te de que a placa gráfica que escolhes tem um número adequado de conectores HDMI ou DisplayPort (DP) para suportar a tua configuração. O ideal seria quatro como mínimo.

Compatibilidade

Ao selecionar uma placa gráfica, não te esqueças da compatibilidade com o software com o qual trabalhas. Isto garante-te uma integração perfeita e, portanto, um desempenho ótimo.

Uso de energia

Presta atenção ao uso de energia de uma placa gráfica para evitar enormes faturas de eletricidade. A potência de design térmico (TDP) de cada placa gráfica indicar-te-á o que precisas de saber sobre o seu consumo de energia.

Sistemasde refrigeração

Os sistemas de refrigeração são indispensáveis para manter um desempenho ótimo e evitar o sobreaquecimento quando o equipamento está a executar tarefas muito pesadas.

As placas gráficas geram um calor considerável quando executam tarefas pesadas; nesses casos, se houver um fluxo de ar inadequado e uma refrigeração ineficaz, o estrangulamento térmico destes componentes poderia ser inevitável. Isto traduz-se em que a velocidade do relógio será comprometida devido ao sobreaquecimento, e o desempenho será afetado.

Para que precisas da placa gráfica

Leva em conta o tipo de trabalhos que tem que executar. Se és principiante, pode ser que não precises de uma das melhores marcas de placas gráficas de gama alta. No entanto, se precisas de realizar projetos complexos e exigentes, uma placa potente e de eficaz desempenho é a tua melhor opção.

Não subestimes o trabalho de uma placa gráfica. Se escolhes uma que não se ajusta ao que realmente precisas, corres o risco de que o teu trabalho seja afetado e, portanto, também a tua produtividade. É melhor que tomes nota de tudo aquilo que estás à procura, antes de começares a investigar entre os diferentes modelos e marcas.

As melhores placas gráficas para design gráfico e 3D

Já repassámos todas essas características que merecem especial atenção quando estás prestes a comprar uma placa gráfica. Partindo destes fatores, fizemos uma seleção com as melhores placas gráficas para design gráfico e 3D para que te seja mais fácil encontrar essa que se ajusta ao que precisas.

Para trabalhos mais exigentes: Gigabyte GeForce RTX 3060 GAMING OC

Com esta placa gráfica podes ter a tranquilidade de que levarás os teus projetos criativos a um nível superior. Isto é graças à sua aceleração por IA e ao suporte da plataforma NVIDIA Studio. Poderás renderizar imagens em 3D complexas ou editar vídeos de 8K em tempo recorde.

Graças à NVIDIA, a placa gráfica também conta com uma arquitetura notável. E é que NVIDIA Ampere apresenta núcleos avançados de traçado de raios de segunda geração.

  • Características principais: CUDA 3584, processadores gráficos da NVIDIA, resolução máxima de 7680x4320, uso de 4 ecrãs simultâneos, capacidade de memória de 12 GB, velocidade do relógio de 15000 MHz, três ventoinhas, iluminação.
  • O que a torna única?: A sua capacidade de realizar tarefas exigentes em tempo recorde.
  • É a tua compra ideal se: Confias na tecnologia da NVIDIA. As principais características são suportadas por esta marca.
  • Pode fazer-te duvidar se: Os trabalhos que vais realizar não são tão exigentes; nesse caso, o melhor será optar por uma placa gráfica com características mais simples.

Tecnologia de vanguarda: MSI GeForce RTX 4060 VENTUS

A placa gráfica VENTUS RTX 4060 é uma ferramenta poderosa para os trabalhadores do mundo criativo. Com a arquitetura NVIDIA e tecnologias de vanguarda como DLSS 3 e RTX, a VENTUS RTX 4060 permite-te acelerar o teu fluxo de trabalho com um desempenho sem precedentes; poderás experimentar um aumento significativo na velocidade de renderização, edição de vídeo e modelação 3D, por exemplo.

A combinação de DLSS 3 com IA permitir-te-á aumentar a resolução das tuas imagens e vídeos sem comprometer a qualidade, enquanto que graças à NVIDIA Studio terás acesso a ferramentas exclusivas. Também conta com núcleos CUDA de última geração que oferecem um desempenho superior em comparação a outras placas.

Também tem a capacidade de trabalhar com múltiplas aplicações e ficheiros pesados sem sacrificar o desempenho. Desfrutarás de uma experiência de criação fluida e sem interrupções.

Se te preocupa que a execução de tarefas pesadas desencadeie um sobreaquecimento, não te preocupes, já que o sistema de refrigeração mantém a placa gráfica a funcionar a baixa temperatura para um desempenho constante.

  • Características principais: Desempenho extremo de 2505 MHz, velocidade de memória 17 Gbps, memória de 8GB GDDR6, compatibilidade com HDCP, uso de 4 ecrãs simultâneos.
  • O que a torna única?: A capacidade de executar tarefas exigentes mantendo uma temperatura baixa.
  • É a tua compra se: Procuras uma placa gráfica potente, versátil e confiável para levar o teu trabalho ao próximo nível.
  • Pode fazer-te duvidar se: Não precisas de uma placa de gama alta e preferes uma que seja capaz de lidar com tarefas mais básicas.

Com sistema de refrigeração avançado: ASUS Dual GeForce RTX 4060 Ti

ASUS Dual GeForce RTX 4060 Ti destaca-se graças à sua fusão de um excelente desempenho térmico dinâmico e uma ampla compatibilidade, o que a torna numa opção muito popular no mercado.

O seu aplaudido sistema de refrigeração conta com dois ventiladores Axial-tech para maximizar o fluxo de ar para o dissipador de calor. Incrivelmente, a placa não excede os 30cm de comprimento, o que proporciona uma maior potência num espaço reduzido. Esta característica faz que ASUS Dual seja a tua melhor aliada se o teu trabalho requer um alto desempenho gráfico e não queres que o sobreaquecimento se torne num inconveniente.

  • Características principais: Núcleos CUDA 4352, processador gráfico GeForce RTX 4060 Ti, resolução máxima: 7680 x 4320 Pixeis, capacidade de memória do adaptador gráfico de 16 GB, porta HDMI, dois ventiladores, peso de 699 g.
  • O que a torna única?: O seu incrível sistema de refrigeração, dissipa qualquer preocupação relacionada a um possível sobreaquecimento.
  • É a tua compra perfeita: Se o teu trabalho requer horas de trabalho forçado, que requerem um sistema de refrigeração competente.
  • Pode fazer-te duvidar se: Não é uma das mais acessíveis do mercado, por isso, revê bem o teu orçamento antes de dar o próximo passo.

A opção mais segura: Gigabyte GeForce RTX 4060EAGLE

Se não queres perder-te entre tantas características e especificações, há um consenso de que esta placa gráfica Gigabyte é a opção mais segura para qualquer utilizador cujo trabalho esteja ligado ao design gráfico e 3D.

Por que dizemos isso? Porque está equipada com a tecnologia que caracteriza as melhores placas desta marca. Conta com a potência da RTX série 40 e núcleos RT de terceira geração, para imagens mais realistas e vivas. Com uma latência mais baixa, mas com uma capacidade de resposta mais elevada, esta placa gráfica tem a capacidade de aumentar a qualidade do teu trabalho, também a tua produtividade.

O melhor de tudo é a sua excelente relação qualidade-preço: Embora não seja a mais acessível do mercado, o seu preço está longe de entrar na lista das mais caras. Por isso, dizemos-te que se não te decides por alguma das placas gráficas desta lista, não te vais enganar com esta.

  • Características principais: Núcleos CUDA 3072, relógio de memória 17 Gb/s, memória de 8 GB, resolução máxima digital 7680x4320.
  • O que a torna única?: A sua relação qualidade-preço. Sabemos que não é a mais barata, mas continua a ser acessível e oferece as características que são indispensáveis nas melhores placas gráficas.
  • É a tua compra ideal se: Preferes ir pelo seguro e confiar numa boa marca.
  • Pode fazer-te hesitar se: Procuras características mais específicas como um hardware resistente ou um sistema de arrefecimento óptimo.

A melhor em durabilidade: PowerColor Hellhound 7800

A PowerColor 7800 XT Hellhound foi desenhada tendo em mente a durabilidade como prioridade. Isto é confirmado pela sua estrutura, começando por essa placa traseira reforçada com metal, que adiciona mais proteção e rigidez. Além disso, está construída sobre uma PCB (Placa de Circuito Impresso) de 14 camadas de alta qualidade, que lhe confere um melhor sinal e maior longevidade.

Graças a esta placa gráfica, poderás experimentar um melhor desempenho com imagens mais vivas e em 4K.

Possui rolamentos de esferas duplos que reduzem a fricção rotacional, isto aumenta a dissipação do calor e duplica a vida útil média dos ventiladores. Deve-se mencionar que esses ventiladores podem detectar a temperatura do equipamento, ativam-se automaticamente, e desligam-se uma vez que a temperatura tenha sido controlada.

  • Características principais: Dois ventiladores com detector de calor, modo BIOS dual, iluminação.
  • O que a torna única?: Está pensada para ser durável. Assim, além de teres uma placa com bom desempenho, tens a segurança de que também é resistente.
  • É a tua compra perfeita se: Estás disposto a gastar mais de 500 euros sabendo que terás placa gráfica por muito tempo.
  • Pode fazer-te hesitar se: Não pensas tanto na durabilidade da mesma, preferes focar-te no desempenho.

Para criativos e gamers: Zotac Gaming GeForce RTX 4080 SUPER AMP Extreme

É normal que além de trabalhares no mundo do design gráfico, também gostes do mundo gaming e se é assim, não seria má ideia confiar numa placa gráfica que te ajude a tirar proveito do melhor de ambos os mundos. Se tens um único computador, no qual jogas e trabalhas, então dá uma oportunidade à Zotac Gaming GeForce RTX 4080; as características desta estão impulsionadas pela arquitetura NVIDIA Ada Lovelace e DLSS 3.5.

Em resumo, prepara-te para desfrutar de jogos com mundos virtuais muito mais realistas, a uma latência mais baixa. Estas características estendem-se também às tuas sessões de trabalho; graças à incrível capacidade de resposta, além de facilitar a realização do teu trabalho também obterás resultados incríveis.

  • Características principais: CUDA Core 10240, 16GB de memória de vídeo, 320E de consumo de energia, suporta Windows 11, relógio de memória 23 Gbps
  • O que a torna única?: Essa dualidade que a sua tecnologia lhe confere para ser eficiente não só no mundo do design, mas também nos jogos.
  • É a tua compra perfeita se: Nos teus tempos livres te dedicas a jogar. Não terás que fazer uma dupla compra já que esta placa está pensada para os computadores gaming, mas funciona muito bem para realizar trabalhos de design.
  • Pode fazer-te hesitar se: Prefere uma placa dedicada exclusivamente às tuas sessões de trabalho.

Com tecnologia IA: PNY GeForce RTX 4070 Ti

Se queres que os teus projetos criativos ganhem vida, confia na NVIDIA GeForce RTX 4070 Ti. Está alimentada pela arquitetura ultraeficiente NVIDIA Ada Lovelace e até 12 GB de memória G6X ultrarrápida.

Essa tecnologia, NVIDIA Ada Lovelace, oferece um desempenho espetacular, bem como gráficos incríveis graças à IA. Isto traduz-se em imagens mais realistas, e novas e revolucionárias formas de criar conteúdo acelerando o teu fluxo de trabalho.

Quanto à sua estrutura, vem com três ventiladores de 100 mm com duplo rolamento de esferas para oferecer uma vida útil de mais de 70.000 horas. As aletas gigantes aumentam consideravelmente a área de dissipação de calor. Quanto à placa traseira de metal, esta fortalece a estrutura da placa para evitar que se afunde.

Como vês, a PNY GeForce RTX 4070 Ti é uma opção resistente e de incrível desempenho capaz de dotar de um acabamento muito realista todos os teus designs.

  • Características principais: Núcleos CUDA 7680, frequência do processador: 2310 MHz, capacidade de memória do adaptador gráfico de 12 GB, três ventiladores, iluminação, suporta Windows 10.
  • O que a torna única?: A sua tecnologia IA para acabamentos realistas.
  • É a tua compra perfeita se: Procuras uma placa gráfica para realizar tarefas muito exigentes.no teu computador.
  • Pode fazer-te duvidar se: Talvez estejas à procura de uma placa mais simples, para realizar trabalhos mais leves.

 

post
BOFU