PcComponentes
Minha Conta

As placas gráficas da Nvidia, da melhor para a pior

Componentes
8 das mayo das 2024 - Última actualização: 18 das junio das 2024

Se não souberes qual placa gráfica Nvidia escolher, aqui tens uma classificação e guia da melhor para a mais básica para te orientares. Vens connosco?

guia de compras placa gráfica nvidia

A placa gráfica tornou-se quase no componente mais importante num computador para jogos, até mesmo mais do que o processador, devido ao facto de os jogos terem requisitos realmente elevados. Qualquer jogador que se preze deve ter uma placa gráfica dedicada. E uma das marcas mais relevantes no mundo das placas gráficas é a Nvidia. Embora a AMD também tenha conquistado o seu espaço neste setor, e muitos dos seus modelos sejam concorrentes à altura, a verdade é que a Nvidia continua a ser uma referência, ficando a AMD como a alternativa.

Em termos de qualidade, ambas têm um catálogo semelhante, mas a Nvidia continua a ser mais popular. Como muitos utilizadores têm dificuldade em escolher uma placa gráfica, fizemos um guia para ajudar na escolha da tua placa gráfica Nvidia.

E, pelo caminho, deixamos também o nosso guia das melhores placas gráficas.

VRAM, GDDR, FLOPS, GB/s, GHz...

Quando falamos de processadores, e claro também de placas gráficas, vemos que há uma série de siglas que definem as características técnicas de cada produto. Embora ao compararmos duas placas gráficas de nível semelhante, mesma geração e mesma marca, estes dados nos possam ser úteis para saber se uma tem melhor desempenho do que a outra, a verdade é que não podemos considerar estes dados como valores que descrevem perfeitamente uma placa gráfica.

mejores tarjetas gráficas Nvidia

A VRAM, por exemplo, é a memória RAM dedicada que uma placa gráfica possui. Em termos gerais, podemos dizer que quanto melhor for a placa, maior será a quantidade de memória VRAM que podemos encontrar, mas nem sempre mais VRAM implica que a placa seja melhor do que outra com menos VRAM. O mesmo acontece com a cifra dos FLOPS, que são as operações de ponto flutuante por segundo, ou as frequências ou largura de banda que cada placa possui. Tens isto em mente ao analisar cada placa gráfica e não te deixes levar por estas cifras que por vezes são anunciadas como algo extraordinário, mas na realidade não são uma referência clara de como vais jogar no teu dia a dia.

Elementos gráficos dos jogos chave ao escolher uma placa gráfica

Por outro lado, ao falar de quão bem uma placa gráfica se comporta, normalmente o que usamos como referência é em que nível de qualidade desfrutamos do jogo. E aqui costumam haver três elementos a ter em conta, todos igualmente relevantes. E a relação entre estes é de vaivém. Se quisermos melhorar num aspeto, perderemos noutros, ou teremos que comprar uma placa gráfica melhor. Os três elementos são a resolução, a riqueza gráfica e a frequência de atualização ou FPS (frames por segundo). A resolução costuma ser HD 720p, Full HD 1080p, 2K ou 4K. Se o nosso monitor for Full HD, não nos importa que a nossa placa gráfica não seja capaz de mover jogos em 4K, mas por vezes pode tentar baixar a resolução se quisermos aumentar os outros parâmetros.

elegir tarjeta gráfica NVIDIA

Quando falamos de riqueza gráfica, referimo-nos à qualidade gráfica que o jogo oferece em termos de elementos visuais. Ou seja, podemos jogar com polígonos que se movem sobre outros polígonos, ou podemos ativar as sombras, a iluminação, os renderizados, o traçado de raios... Veremos mais elementos gráficos no ecrã, uma imagem mais rica e mais realista. No entanto, quanto mais quisermos, mais potência precisamos, e a nossa placa terá sempre um limite.

Quando falamos de riqueza gráfica, referimo-nos a jogar um jogo em Alta ou em Ultra. E os FPS são a frequência de atualização a que executamos o jogo. No mínimo, quereremos chegar aos 30 FPS. Menos do que isso é uma experiência de jogo pobre. Os 60 FPS são uma cifra que começa a ser interessante quando queremos jogar a um nível superior, e também quando jogamos online e uma maior atualização nos dá uma vantagem. Muitos monitores não ultrapassam este limite, pelo que mais poderia não fazer sentido no teu caso.

claves elegir tarjeta gráfica NVIDIA

No entanto, se tiveres um monitor melhor, de 90 Hz, 120 Hz, 144 Hz, 165 Hz, 240 Hz, talvez possas chegar às mesmas cifras em FPS. No entanto, precisarás de uma placa gráfica potente. Em termos gerais, pode-se dizer que para um jogo competitivo preferiremos baixar na resolução e na riqueza gráfica para aumentar os FPS. Quando jogamos sozinhos a um jogo com muita qualidade gráfica, queremos aumentar a riqueza e talvez a resolução, desde que não baixemos dos 30 FPS. No entanto, depende de ti e do teu monitor, bem como dos componentes do teu PC, escolher uma resolução ou outra. Dito isto, vamos focar-nos nas placas gráficas da Nvidia, da melhor à mais básica que estão atualmente disponíveis no mercado.

Placas gráficas NVIDIA (gama TOP)

Preparado? Começamos a nossa lista de placas gráficas Nvidia da melhor para a pior com a gama de luxo. Se tens orçamento e achas que precisas de todas as suas funcionalidades, esta é a tua melhor aposta:

Nvidia GeForce RTX 4090 (24 GB)

A nova GeForce RTX 4090 da Nvidia é uma placa gráfica ultra potente projetada para resoluções muito altas ou frequências de atualização super rápidas. O seu design de 3,5 slots consiste num quadro de metal fundido, uma cobertura e uma placa traseira para uma refrigeração superior. O dissipador de calor foi reconstruído com uma nova câmara de vapor e 30% mais de superfície para a dissipação de calor do que o seu antecessor, o GeForce RTX 3090.

Também apresenta ventiladores Axial-tech melhorados com um design mais grosso, 23,8% mais fluxo de ar e 19,3% mais pressão do que os anteriores. Além disso, possui a nova arquitetura "Ada Lovelace" que quadruplica a potência do seu ray-tracing, melhorando em 25% a representação de jogos tradicionais e sendo duas ou três vezes mais rápida em cenas com traçado de raios.

Apresenta também a tecnologia DLSS 3, que é executada numa nova geração de núcleos tensoriais e é projetada para melhorar a escala de jogos através da aprendizagem automática.

Nvidia GeForce RTX 4080 SUPER (16 GB)

A NVIDIA deixou de fabricar e vender a RTX 4080 original para dar lugar ao modelo SUPER, uma evolução em termos de hardware ao mesmo preço que o original. O negócio é justo, embora aspectos como a VRAM permaneçam iguais, mas também não achamos que precises de 20 GB para jogar em 4K; e se os quiseres, sempre podes optar pela RTX 4090.

É a navalha suíça por excelência, com desempenhos totais em 1080p (240 FPS estáveis em Ultra), 1440p (144 FPS estáveis em Ultra) e 4K (mais de 100 FPS estáveis), sem mencionar o seu grande desempenho Ray Tracing.

Deixou a RTX 3080 como uma mera nota de rodapé, e isso que nos surpreendeu quando o modelo Ampere foi lançado no mercado. Aproveitando o DLSS 3.5, a Reconstrução de Raios, o Reflex e toda a suite da NVIDIA... é a GPU com que todo o jogador sonha.

Há muitos modelos recomendados, mas só podemos ficar com um. Nesse caso, este MSI com 3 ventiladores VENTUS 3X cumpre bem e tem uma frequência máxima ligeiramente superior.

Nvidia GeForce RTX 4070 Ti SUPER (16 GB)

Originalmente, a gama RTX XX70 sempre foi considerada como gama alta, mas os preços evoluíram e o desempenho também. Supera as RTX 3080 e 3080 Ti, pelo que ganhou argumentos suficientes para se classificar a este preço. A NVIDIA também descontinuou a RTX 4070 Ti original em favor do modelo SUPER, que é uma verdadeira evolução, mesmo adicionando mais VRAM para os loucos dos 16 GB.

Nem sempre precisaremos de 12 GB ou mais para jogar com tudo no Ultra. Neste caso, temos um 1080p, 1440p e 4K com tudo no Ultra ultrapassando os 180, 140 e 60 FPS, respectivamente. Como o resto das RTX 4000 SUPER, é compatível com DLSS 3 ou 3.5, Ray Tracing, Reflex e o resto das tecnologias da NVIDIA.

Ir para uma RTX 4070 Ti? Embora não se fabriquem mais, é possível encontrar algum modelo na nossa loja, como este MSI RTX 4070 Ti VENTUS 2X OC, embora venha com 12 GB. Se não quiseres gastar mais de 750 euros, vai em frente porque a RTX 4070 Ti SUPER mais barata ronda os 900 euros.

No entanto, para quem procura 16 GB de VRAM, recomendamos esta Zotac Gaming RTX 4070 Ti SUPER AMP HOLO porque é um produto realmente bom.

Placas gráficas NVIDIA (gama alta)

Continuamos com a gama alta das placas gráficas NVIDIA, perfeitas para desfrutar ao máximo dos últimos lançamentos de videojogos. Vamos a isso!

Nvidia GeForce RTX 4070 SUPER (12 GB)

Na gama alta, sem dúvida, devemos aconselhar a passar para a RTX 4070 SUPER devido à sua grande diferença de desempenho em relação à RTX 4070. Era difícil melhorar com o mesmo preço de lançamento, embora saibamos que a NVIDIA adora desafios. De todos os modelos SUPER, devo dizer-vos que este é o mais interessante devido à sua diferença em relação à RTX 4070, algo que valorizamos na comparação RTX 4070 SUPER vs RTX 4070.

Esta GPU é ideal para QHD ou 2K, melhorando em 12% em relação a uma RTX 4070; ou seja, de 5 a 10 FPS de diferença em muitos jogos. Na verdade, fica bastante próxima de uma RTX 4070 Ti em termos de FPS, por isso tenham isso em mente. A diferença de preço em relação a uma RTX 4070 é de cerca de 70 euros, e é uma boa ideia optar diretamente por este modelo. Dêem uma olhada nesta GIGABYTE RTX 4070 SUPER WINDFORCE OC de 12 GB porque é um modelo com 3 ventiladores muito interessante.

Placas gráficas NVIDIA (gama média)

Chegamos à gama média das placas gráficas NVIDIA. Aqui podem encontrar bons componentes sem gastar uma fortuna. Preparado?

Nvidia GeForce RTX 4060 Ti (8 GB)

Embora tenha sido muito criticada pelos seus 8 GB de memória VRAM, devemos dizer que satisfaz perfeitamente as necessidades de 1080p e interpretamo-la como uma GPU que pode oferecer um QHD a 144 FPS em títulos menos exigentes, bem como um 4x4 em 1080p. Supera a RTX 3070, que também vinha configurada com 8 GB, e é que a Geração de Frames do DLSS 3 ajuda bastante.

Achamos que é uma opção versátil para desfrutar de muitos FPS com uma CPU de gama média, seja usando ou não o Ray Tracing. No entanto, talvez seja mais indicada para um 1080p mais potente do que para um verdadeiro QHD em jogos como Cyberpunk ou Starfield. Não perca esta ASUS Dual RTX 4060 Ti EVO OC porque é compacta e resistente.

Placas gráficas NVIDIA (gama média-baixa)

Ainda aqui? Parabéns, já estamos a meio do nosso guia de placas gráficas Nvidia de acordo com o preço e as funcionalidades. Vamos a isso!

Nvidia GeForce RTX 4060 (8 GB)

É o exemplo perfeito de qualidade-preço em 1080p, gastando o mínimo para obter o máximo. De toda a geração GeForce RTX 40, a RTX 4060 é a que mais desempenho ganhou, superando até uma RTX 2080, nada menos! É verdade que a RTX 4060 Ti se destaca mais, mas custa cerca de 100 euros a mais.

Se o teu orçamento é limitado, ter em mente a RTX 4060 é a melhor coisa que podes fazer porque é uma das melhores placas gráficas NVIDIA. Melhora muito o que as RTX 3060 ou 3060 Ti ofereceram, por isso eu não pensaria duas vezes. Não perca esta Zotac Gaming RTX 4060 Twin Edge porque é uma pechincha.

Placas gráficas Nvidia (gama básica)

E chegamos ao final deste guia. As placas gráficas de gama básica são perfeitas para jogadores com um orçamento apertado. Vamos vê-las!

NVIDIA RTX 3050 (8 GB)

Apesar de ser de outra geração, continua a ser o melhorzinho por menos de 280 euros entre todas as placas gráficas NVIDIA. Para quem procura uma GPU modesta para o seu filho ou para jogar títulos pouco exigentes, a RTX 3050 continua a ser uma boa opção.

Além disso, foi atualizada com 8 GB porque o modelo original tinha apenas 6 GB GDDR6. Assim, este aumento de VRAM permite que esteja mais atualizada em relação aos padrões atuais dos videojogos. Jogar em 1080p a 60 FPS é possível com esta GPU, e se ajustares as configurações gráficas não terás nenhum problema. Gostamos muito desta ASUS Dual como exemplo.

post