PcComponentes
Minha Conta

Cancelamento de ruído passivo em fones de ouvido, é melhor que o ANC?

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

O cancelamento de ruído em fones de ouvido é uma especificação muito requisitada hoje, mas há certo desconhecimento sobre como funciona o seu cancelamento passivo. Tem a ver com o próprio design da orelheira, então conheça como funciona conosco.

Cancelamento de ruído passivo

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é o cancelamento de ruído passivo?

O cancelamento de ruído passivo é o isolamento que se obtém através do design acústico dos auscultadores, conseguindo reduzir o ruído exterior. Trata-se do cancelamento mais económico e mais importante para os audiófilos que procuram ouvir o som mais realista e preciso sem ruído de fundo. 

O melhor exemplo de cancelamento de ruído passivo temos no sector da construção: os auscultadores que os operários têm. Cancelam tão bem o som exterior que muitos estudantes os usam para ir à biblioteca, já que não toca nenhuma música e toda a importância é dada ao design das orelhas. 

cancelamento de ruído passivo

Por que não é tão procurado como o ANC ou cancelamento de ruído ativo? Bem, deparamo-nos com a física: o cancelamento passivo não pode bloquear todo o ruído. De facto, a maioria dos designs atenua o ruído exterior, sem chegar a eliminá-lo completamente, algo que se consegue com o cancelamento ativo. 

No entanto, sempre se repete a mesma pergunta, onde encontrar os melhores auscultadores com cancelamento de ruído passivo? Para começar, temos que investigar se o modelo que gostamos tem materiais isolantes nas orelhas. Sabemos que, às vezes, isto é muito complicado, por isso temos uma "solução": auscultadores circumaurais, supraaurais ou intra-aurais

Os primeiros rodeiam toda a orelha, os segundos rodeiam-na parcialmente e os terceiros inserem-se no canal auditivo. Se te perguntas qual design é o melhor para um bom isolamento passivo, diremos que os circumaurais porque rodeiam a orelha, exercem pressão contra ela e costumam ter melhores materiais isolantes. 

Dito isto, cuidado com os in-ear ou intra-aurais porque existem modelos realmente bons que selam o ouvido e conseguem um grande cancelamento de ruído passivo. 

Chaves para saber se uns auscultadores têm um bom cancelamento passivo

cancelamento de ruído passivo

Já explicamos tudo sobre o cancelamento de ruído ativo, mas gostaríamos de aprofundar certos aspetos do isolamento passivo que vos podem ajudar na hora de comprar uns auscultadores ideais neste campo. 

Materiais das almofadas

De facto, a primeira coisa que devem investigar são os materiais que o fabricante usa no modelo que nos interessa. Como exemplo, as almofadas de couro verdadeiro isolam muito mais do que as de tecido ou malha.

É verdade que, no verão, as almofadas de couro vão desgastar-se muito e vão acabar por descascar, a menos que tenhamos optado por um modelo de gama alta que venha com materiais de primeira qualidade. Além disso, não proporcionam uma grande experiência quando suamos, aderindo à pele em muitas ocasiões. 

Design da banda, no caso dos over-ear

Esta dica não nos serve com os in-ear, mas se estiveres à procura de uns auscultadores circumaurais ou supraaurais... sim, vai servir-te. Conforme sobes de gama ou de preço, vais dar-te conta de que nas descrições do produto se dá mais importância aos materiais de fabricação, certo?

São indícios do cancelamento passivo que podemos esperar, mas vamos mais além: design aberto, semiaberto ou fechado. Os auscultadores fechados são os mais propensos a ter um cancelamento de ruído passivo mais interessante porque exercem pressão sobre as orelhas, bloqueando grande parte do som; isso sim, de nada serve que sejam fechados se não nos cobrem bem a orelha. Num meio caminho encontramos os semiabertos, havendo casos cujo cancelamento de ruído passivo é melhor do que o de alguns fechados. Muitos são auscultadores de estúdio, não exercem tanta pressão e cobrem toda a orelha. 

Obviamente, os abertos serão os que terão menos cancelamento passivo, mas a verdade é que não é o que o utilizador que procura este tipo de auscultadores persegue. 

Objetivo ou fim para o qual vão ser usados

Os auscultadores de DJ ou estúdio de gravação costumam ter melhor cancelamento de ruído passivo por uma questão puramente de design: o DJ quer fazer transições sem ouvir o ruído externo, ou o cantor precisa de silêncio para se concentrar apenas na instrumental. O mesmo acontece com os auscultadores dirigidos a podcast ou a rádio, que é o mesmo fim que o estúdio de gravação. 

Mesmo que não saibas muito sobre em que deves fixar-te, a categoria do produto sempre ajuda, assim como ver reviews e ler bem a descrição do produto. 

É pior ou melhor que o cancelamentoactiva?

cancelação ativa

A título pessoal, considero que os utilizadores não devem escolher entre uma e outra, mas sim desfrutar de ambas porque uma sem a outra não faz sentido. Como bem disse, a cancelação passiva não elimina todo o ruído, e para eliminar o restante é necessário o ANC.

Podemos dizer que a cancelação ativa faz uso de sensores ou microfones para examinar o ruído exterior e eliminá-lo através de imagens espelhadas de forma digital. 

Aqui podes pré-visualizar uma seleção de auscultadores ideais para a cancelação de ruído.

post
BOFU