PcComponentes
Minha Conta

Que ar condicionado que devo comprar? Como escolher entre ventoinha e ar condicionado?

Electrodomésticos
9 das junio das 2020 - Última actualização: 28 das abril das 2023

Combate o verão com ar frio. Se queres comprar um ar condicionado ou uma ventoinha, nós ajudamos-te a escolher qual é o melhor para ti.

Melhores ventoinhas

As altas temperaturas do verão são difíceis de aguentar, mas com um ar condicionado ou uma ventoinha é mais fácil. Quem tem um em casa, sabe que é uma prioridade e já não poderia viver sem ele, sobre tudo nesta época do ano. A versatilidade de muitos ares condicionados os permite que também possam aproveitar-se deles, no inverno, graças à sua bomba de calor. Assim, temos a certeza que o investimento é o mais eficiente. 

Se neste verão decidiste dar o passo e por um ar condicionado na tua casa, nós vamos ajudar-te a escolher qual é o melhor e dar-te toda a informação que precisas de saber antes de comprar um. Se ainda assim, não sabes se vais aproveitar o ar condicionado e estás em dúvida, seria melhor então comprar uma ventoinha, e iremos orientar-te para que não te equivoques na tua compra.

{3bfb6f08-954c-485b-98a2-f5c8ea5e5d46}

{27cd05bd-49bc-44f1-ba43-83298ff183ac}

Tipos de ares condicionados e ventoinhas:

Para combater o calor, existem diferentes tipos de produtos de climatização: os  ares condicionados de parede ou split, os pinguins portáteis ou as ventoinhas. Com todos eles, é possível amenizar o aquecimento do ar naqueles dias em que o calor mais aperta e causa desconforto. Evidentemente, cada um deles oferece um resultado diferente e também pressupõe um investimento diferente.

Ventoinhas, para que o calor desapareça.

As ventoinhas são excelentes soluções para os momentos em que o calor não nos dá sossego. E tão bem que sabe sentir uma brisa fresca! Nestes momentos em que pensamos que o inferno não deve ser muito diferente do que estes dias de calor intenso, uma ventoinha é como um oásis no deserto. Além disso, muitas pessoas não são fãs dos aparelhos de ar condicionado. Se o teu organismo é mais sensível, então sabes que estes aparelhos secam as vias respiratórias e, por isso é conveniente não abusares deles. Por este motivo, a melhor opção é compares uma ventoinha. Dentro dos diferentes tipos e ventoinhas que existem, podes escolher aquela que melhor se adequa à tua situação, naquilo que diz respeito ao local onde o pretendes colocar e utilizar:

Ventoinhas contra o calor:

{09da3be4-3888-4f9b-b75a-3dbdb8b2ddb8}

  • Ventoinhas de pé: são as mais comuns, quer em habitações, quer em espaços comerciais. Têm um pé regulável para poderes adaptar a altura da ventilação. Tem uma dimensão média e diferentes velocidades de ventilação. Também são giratórias, para que o fluxo de ar não se concentre apenas numa direção. Os preços são muito económicos, a não ser que escolhas um modelo com funcionalidades mais avançadas, tal como refrigeração com água, iluminação ou comando à distância.

  • Ventoinhas de água: estas ventoinhas têm um depósito de água, o que faz com que o fluxo de ar proporcione uma sensação térmica ainda mais refrescante. Podem também ser utilizadas como humidificadores de ambiente, caso habites numa zona muito seca. São excelentes escolhas se tiveres problemas respiratórios e não tolerares o funcionamento dos ares condicionados.
  • Ventoinhas de teto: são adequadas para quartos e salas. Há poucas coisas mais prazerosas do que dormir numa noite de verão com uma brisa fresca a refrescar-nos. As ventoinhas de teto possuem iluminação e muitas têm um comando para ligar, desligar, selecionar a velocidade de rotação ou ligar e desligar a iluminação.

{c75f4422-8324-4ff8-936c-cbe689b64c39}

  • Ventoinha de mesa: são ideais para o trabalho. No teu escritório, podes ter uma destas de pequena dimensão, para que o calor não te faça sentir desesperado.
  • Ventoinhas de torre: o efeito é praticamente o mesmo que se obtem com a utilização das ventoinhas tradicionais. A diferença reside na estética e na área de saída do fluxo de ar, que se encontra com orientação vertical. Se tens crianças, é uma ótima opção pois evitam-se que potenciais acidentes aconteçam, por não possuírem pás.
  • Ventoinha de parede: as ventoinhas de parede instalam-se nos locais desejados e funcionam através de comando. São muito potentes e por esse motivo, são utilizadas em espaços comerciais, bares ou ginásios.

Ar condicionado para lutar contra as altas temperaturas.

Em muitos locais, uma ventoinha não é suficiente para contrariar o calor. O bem-estar que o ar condicionado proporciona é incomparável, por isso, para muita gente, não existe verão sem ar condicionado. Antes de escolheres um para a tua casa, deves ter em conta os diferentes tipos. Se vais investir num bom produto, pensa naquilo que é efetivamente melhor para ti.

  • Ar condicionado de pinguim ou portátil: Os modelos chamados pinguim, por terem a altura aproximada de 90 cm, podem ser deslocados pelo facto de terem rodas e, apresentam características com elevadas capacidades refrescantes. A sua forma de funcionamento é praticamente similar e, muitos tem um tubo de saída para o exterior da habitação. Apesar da sua mobilidade necessita de estar perto de uma janela. É importante assinalar que todos os modelos pinguim necessitam deste tubo exterior e também funcionam inversamente, ou seja, estão preparados para fazer aquecimento no inverno.

As características mais importantes de um ar condicionado 

Tecnologia Inverter

É um dos aspetos mais importantes ao qual devemos prestar atenção no momento da compra de um destes produtos. Praticamente todos os ares condicionados split ou de parede já a incluem. A tecnologia inverter consiste num funcionamento progressivo do aparelho, despendendo apenas a energia necessária, em função da evolução da temperatura da divisão a climatizar.

Os ares condicionados que não possuem esta tecnologia passam dos 0 a 100 em potência apenas ao ligá-los, por isso o gasto energético é muito elevado. Assim, eles adaptam-se às condições do espaço a climatizar. Se a temperatura adequada for 22 graus, eles desligam-se até reestabelecer a temperatura definida.

Quais vantagens tem um ar condicionado inversor?

  • Consome menos energia, pois não está ligado permanentemente.
  • Consegue melhorar o conforto da casa, pois mantém a temperatura mais ou menos constante, sem mudanças bruscas.

Nível de ruído

Os ares condicionados pinguins ou portáteis são muito confortáveis, mas devemos ter em conta que fazem um pouco mais de ruído do que os de parede. Mesmo que nos últimos anos a tecnologia tenha melhorado notavelmente, não chegam a ser totalmente silenciosos, como acontece com os ares condicionados split. Para evitar surpresas, uma vez que os temos em casa, devemos fixar-nos nas características do ruído. Para uma área agradável, não deve ultrapassar os 43dB de ruído no exterior. Se podemos tolerar algo mais (os portáteis fazem mais ruído), devemos pensar que 70dB equivale a um aspirador e 55dB é o ruído que emitem as pessoas ao conversar.

Eficiência energética

Esta é uma característica que preocupa muito os utilizadores. Os ares condicionados sempre tiveram a fama de serem uma fonte de gasto de energia muito grande, por isso, no verão as faturas de energia disparam. Recomendamos que compres aqueles que têm certificado energético A, e não recomendamos nenhum abaixo disto. Caso tenhas possibilidade, compra um A+ ou superior, e será certamente muito mais económico para o valor das tuas faturas de eletricidade.

post
electrodomesticos