As novas tecnologias fazem parte do nosso dia-a-dia e isso é algo que até os mais pequenos sabem. Embora ainda seja uma aberração para muitos deixar as crianças lidarem com dispositivos eletrónicos como tablets ou smartphones, podemos fazer-lhes um favor magro. O uso destes dispositivos melhora as suas proezas tecnológicas para o futuro.
Um tablet pode ser mais um brinquedo para uma criança se um pai souber como geri-lo. Para isso, deve estar atento às aplicações que temos no aparelho, utilizar aplicações de segurança para crianças ou utilizar capas e protetores para evitar quebras e acidentes por qualquer golpe.
Se vieste até aqui à procura de dicas para comprar um tablet para o teu filho ou a uma criança, vamos-te dar as chaves mais importantes para ter em mente ao fazer uma perfeita para eles.
Memoria de um tablet para crianças
Em primeiro lugar, se achas que é melhor escolheres o mais barato porque uma criança "não precisa de mais" ou porque ele vai quebrá-lo de qualquer maneira, estás enganado. Num dos aspetos que temos de analisar é a RAM e o armazenamento interno do tablet. As aplicações de jogo que os mais pequenos vão usar precisam de um bom processador que os mova, sem interrupções irritantes. Da mesma forma, aplicações de retoques de fotos, edição de vídeo e outras artísticas também requerem esse poder interno.
Entre os aspetos técnicos mínimos que recomendamos seria um mínimo de 16 Gb de memória interna de armazenamento. Seria o suficiente para ter várias aplicações no nosso tablet sem problemas. Quanto à RAM, 2 Gb estaria bem, embora se não quiser que fique desatualizado num ano, é melhor olhar para um 4 Gb, vai durar mais tempo.
Tamanho ideal para os mais pequenos
Não temos de pôr a cabeça muito quente aqui, qual escolheria para si mesmo? Bem, uma criança certamente escolheria a mesma. Ninguém quer o tablet mais pequeno do mercado, porque afinal, é para isso que os telemóveis estão prontos. O tamanho ideal seria entre 9 e 10 polegadas. Para jogos e tarefas artísticas com uma caneta eletrónica, um ecrã com cerca de 23 centímetros na diagonal é ideal. As crianças adoram usar este tipo de addons, Apple's Pencil ou styluses deixam fluir a imaginação dos mais pequenos, uma excelente oportunidade para aprender e se divertir com as novas tecnologias.
Anti-quedas e anti-danos
Os tablets são dispositivos frágeis, como quase tudo eletrónico. O ecrã e praticamente tudo nele é facilmente quebrevel. Nas mãos das crianças, estes elementos aumentam exponencialmente a possibilidade de rutura ou arranhão. É óbvio que alguém está a tentar fazer o que pode para evitar que isso aconteça. Sabendo que os tablets são muito procurados por crianças, os fabricantes já os tornam materiais fortes, como plásticos bastante flexíveis ou reforços de borda. Ao comprar um podemos olhar para essas características e obter uma que seja bastante resistente aos choques.
Apesar disso, ainda existem muitos modelos que não são suficientemente resistentes a qualquer derrame. Embora as marcas estejam inclinadas a torná-las bastante duras, acabam por quebrar com pequenos golpes que ocorrem. Portanto, é necessário comprar um acessório extra que nos dê essa segurança. Para torná-lo mais infantil, estão disponíveis casos de tablets e casos com motivos infantis, personagens favoritos ou cores apelativas. Há também confortáveis para manter com a mão, com pegas e formas ergonómicas que lhe permitem apoiá-las facilmente.
Acessórios para tablets perfeitos para crianças
Se falamos de acessórios para um tablet que uma criança vai usar, podemos apenas inventar capas e casos, mas a verdade é que há outros essenciais. Os suportes de tablets para automóveis são muito úteis para mantê-los entretidos durante a viagem. São um elemento grande e simples que é colocado atrás da cabeça do assento dianteiro, perfeito para a criança ver claramente o seu filme de desenho durante a viagem.
Outro acessório que se tornou muito na moda nos últimos meses e que já mencionamos são os lápis de tablet. Porque com os novos tempos o papel já não está usado. A tecnologia tornou os cadernos e canetas eletrónicos. Com o Stylus para Android e Apple Pencil o pequeno (e também mais antigo) pode fazer autênticas obras de arte. Além disso, também pode escrever com eles e tomar notas, caso alguns idosos estejam a pensar em aproveitar-se dele para os seus estudos.
Conselhos para os pais
Já temos o tablet para os nossos filhos. O que devemos fazer agora? Sentar-se em silêncio para ver televisão e deixar os mais pequenos da casa usarem o seu novo brinquedo seria bom, mas... Esquecemo-nos que demos uma ferramenta poderosa a alguém que pode não saber usá-la. Por esta razão, temos de ter o controlo parental ativado em aplicações que lhe permitam, como o Youtube Kids, descarregar jogos e ferramentas adequadas para crianças e ter aplicativos de aprendizagem para os mais pequenos.
Para os mais travessos, também é conveniente ativar a opção "pedir autenticação", pelo que os impediremos de fazer compras indesejadas. Também podemos bloquear alguns sites de entrar nos mais pequenos. Além disso, como os telemóveis, os tablets também podem ter um ambiente de trabalho "convidado", com permissões e acessos limitados. Esta opção também é projetada para que os mais pequenos não possam entrar em aplicações ou lugares que não queremos.
{6d3e5f89-21bb-4e65-b7d5-952894ad6f0c}