PcComponentes
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Carregamento sem fios ou por cabo: Qual é o melhor para o telemóvel?

Cada vez mais telemóveis ofecerem a possibilidade de carregá-los em cabos, algo que pode ser muito cómodo em muitas situações. Mas há uma dúvida que esta possibilidade nos desperta: é melhor carregar o telemóvel por cabo ou com um carregador sem fios?

um telemovel a usar o carregamento sem fios em vez de por cabo para ver qual é o melhor

Temos smartphones muito mais poderosos, com melhores câmaras e ecrãs, e conexões mais rápidas do que nunca, mas se há algo que parece não ter melhorado muito nos telemóveis em geral nos últimos anos, é a bateria. Muito poucos telemóveis conseguem oferecer mais de dois dias de autonomia, e a bateria é o componente que mais sofre com o tempo, perdendo o seu desempenho. Por isso, cuidar dela é crucial para tentar prolongar a vida dos nossos smartphones.

O setor avançou nos métodos de carregamento. Além da chegada do carregamento rápido, que nos permite até carregar um telemóvel completamente em menos de meia hora se optarmos por modelos com carregamento rápido superior, também podemos recorrer ao carregamento sem fios, já presente em muitas marcas e modelos. No entanto, a pergunta obrigatória é qual método de carregamento é melhor para cuidar da nossa bateria. Para responder a isso, vamos primeiro analisar as vantagens e desvantagens de cada forma de carregamento.

Vantagens de desvantagens do carregamento sem fios 

O carregamento sem fios, talvez devessemos chamar de carregamento por contacto, tem suscitado dúvidas em muitos utilizadores sobre se danifica a bateria. Alguns acreditam que não é conveniente devido ao possível aumento de calor, o que pode reduzir a vida útil da bateria. A verdade por trás dessas dúvidas é mais impulsionada pela qualidade de alguns carregadores do que pela realidade, que é um pouco diferente.

Assim como com os carregadores com fios, um carregador sem fios de baixa qualidade pode gerar um excesso de calor, levando a uma maior degradação da bateria e a um carregamento mais lento. No entanto, se recorrermos aos melhores carregadores sem fio, não teremos esses problemas. Há bastante tempo que esses carregadores monitorizam a temperatura e, caso ela aumente além do necessário, regulam a potência para reduzi-la.

Para além das conversas sobre o carregamento sem fios de smartphones e outros dispositivos, a clara vantagem deste tipo de carregamento reside na simples necessidade de colocar o aparelho corretamente sobre o carregador. Contudo, é importante ter atenção a este ponto, pois é necessário alinhar a parte do telemóvel que deve estar em contacto com o carregador, caso contrário, o carregamento não será iniciado. A conveniência é a principal vantagem, embora nos obrigue também a utilizar capas que não impeçam este método de carregamento, visto que algumas (especialmente as mais espessas) o impedem.

Agora, a conveniência tem o seu preço e o primeiro é que se torna complicado ou impossível, dependendo da situação, utilizar o telemóvel enquanto está colocado no carregador sem fios. Usá-lo, por exemplo, da cama estando na mesa de cabeceira não é fácil, embora talvez assim o utilizemos menos e descansemos mais cedo. Além disso, a velocidade de carregamento é mais lenta do que o carregamento por cabo na maioria dos telemóveis. Não quero dizer que seja lenta, pois existem telemóveis que atingem até 67W por este meio, mas geralmente há diferença.

Vantagens e desvantagens do carregamento por cabo

Embora o carregamento sem fios já não seja uma novidade, tendo sido introduzido há mais de dez anos, embora não tenha ganho muita popularidade até recentemente, o carregamento por cabo sempre esteve presente. A sua principal vantagem reside, geralmente, numa velocidade de carregamento mais rápida do que a oferecida pelo carregamento sem fios. Já chegámos aos 150W, embora não seja necessário ir tão longe para carregar um telemóvel em cerca de uma hora.

A outra grande vantagem é que com o cabo não há dúvidas, a menos que não o tenhamos encaixado corretamente, se o telemóvel está a carregar ou não. Além disso, não temos o problema de ter que deixar o smartphone colocado numa localização específica, dando-nos mais liberdade para o utilizar enquanto carrega. E agora que todos os smartphones, incluindo o iPhone 15, utilizam USB-C, não há casa que não tenha um carregador pronto para qualquer emergência.

Então, há alguma desvantagem no carregamento por cabo? Se procurarmos encontrar alguma, que não é fácil, além do facto de um carregador sem fios nos permitir esconder os cabos, a durabilidade destes pode ser a principal desvantagem. Não é necessário que um animal, que é amigo dos cabos, morda um para que, ao longo dos meses, comecemos a ver como se desgastam, podendo mesmo deixar de funcionar. Por isso, mais uma vez, é importante adquirir carregadores de qualidade.

É melhor o carregamento sem fios ou por cabo?

Vistas as vantagens e desvantagens, é hora de tirar conclusões. O carregamento por cabo mal apresenta desvantagens, tem muitas vantagens e poucos inconvenientes. Entretanto, o carregamento sem fios tem algumas desvantagens adicionais, embora possam não ser cruciais dependendo dos utilizadores ou circunstâncias. Outro ponto a considerar é o preço dos carregadores, uma vez que geralmente os sem fios são mais caros.

A realidade é que não há um método de carregamento melhor ou pior do que o outro. Ambos nos levarão ao mesmo objetivo, carregar o nosso telemóvel, sem prejudicar a saúde da nossa bateria mais do que o outro. O importante é escolher adequadamente o carregador e, se possível, ativar a função de carga inteligente, caso o nosso telemóvel a tenha, para que a bateria não atinja os 100% até pouco antes de ser desconectada do carregador.

Não te esqueças de que, embora os carregadores já regulem a potência se a temperatura subir demasiado, para cuidar da tua bateria é melhor utilizar a carga lenta, seja por cabo ou sem fios. Desta forma, garantirás um maior controlo da temperatura a que o teu telemóvel chega, prolongando a vida útil da sua bateria

post
MOFU
smartphones-gps