PcComponentes
Minha Conta

Cinema na sala

Sonido
14 das abril das 2020 - Última actualização: 23 das marzo das 2023

Ideias para converter a tua sala num cinema. Recomendamos-te os melhores equipamentos para veres os teus filmes como se tivesses no cinema, mas desde o teu sofá!

Smart TVs

Os amantes da sétima arte sonham em desfrutar de um ótimo cinema, mas na sala de casa. A intimidade que tens em casa desde comeres o que te apetece, dar uma pausa para ires à casa de banho ou atenderes o teu telemóvel, são coisas que não consegues numa sala de cinema. Desde algum tempo o desejo de ter um cinema em casa é possível graças ao Home Cinema, televisões de grande resolução, efeitos 3D e outros complementos.

Se és um dos que sonhaste para teres uma pequena sala de cinema exclusiva na tua casa, vamos a dar uns conselhos para que não te falte nada. De que serve ter o melhor equipamento e não saber instalar? O que tens segue as tuas necessidades? Há características que deves ter em conta na hora de configurares o teu cinema em casa. Na PcComponentes vamos ajudar-te a encontrar o melhor hardware para o teu cinema, assim como te vai facilitar a contratar as melhores plataformas para veres os teus filmes favoritos ou as séries.

1- Imagem: Projetor ou televisão

Certamente vais querer um projetor com uma grande tela na parede da tua sala. Podes não ter em conta alguns fatores, como, por exemplo a quantidade de luz que entra na tua sala ou as dimensões dela. Estes são alguns pontos principais para escolheres entre um projetor ou uma televisão.

Em primeiro lugar falamos da iluminação da sala. As persianas e as cortinas não são suficientes para tapar a luz que pode entrar, e podes ter de pensar se é o local adequado para teres o cinema em casa. Se tens a decisão tomada, um projetor não é o mais indicado nestas condições, pois a luz exterior vai-te impedir de teres a qualidade total. Nesse caso será melhor escolher uma televisão.

Por outro lado, se a tua sala é demasiado grande podes também escolher uma televisão de grandes dimensões, a experiência é na mesma alucinante. As televisões ou Smart TV de última geração oferecem um conforto, ou imagem muito realista graças às últimas tecnologias de grande resolução.

{5a869a40-db60-4c2c-af31-569c49b9e394}

Um televisor que parece um cinema

Na nossa loja podes encontrar televisões até 86 polegadas. Aqui a recomendação é a mesma que os projetores: escolher a melhor. O melhor agora no mercado é as de Ultra HD 4K, com resolução de 3840x2160p. Com esta resolução a televisão não deveria passar as 70 polegadas, pois pode produzir um efeito desfocado por ampliar os pixéis.

Se tens em conta o ecrã e a sua tecnologia, podes encontrar várias opções.: LED, OLED, QLED, LCD ou IPS. Os ecrã LED, QLED e OLED são as que produzem os melhores resultados. A qualidade de imagem tem grande nitidez de qualquer ponto da sala, sem produzirem pontos mortos quando se olha de qualquer ângulo.

{6acdbd98-adcd-4ac2-a49a-d9375d9059a6}

{11daa1e3-ef20-439e-a2a0-088ec4e347e9}

2- Som: Colunas para Home Cinema

O som e a imagem estão sempre juntos para qualquer cinema em casa. Qualidade dos efeitos sonoros são uma coisa que deves ter em conta. Um home cinema deve ter pelo menos 5 colunas e 1 subwoofer para conseguires um som estéreo de alta qualidade.  O maior debate está entre comprar um pack de colunas com recetor A/V ou tudo em separado.  A recomendação vai para comprar tudo em separado para se ter maior qualidade e escolheres os equipamentos melhores do mercado.

Se queremos montar o nosso home cinema com colunas 5.1, aconselhamos a colocar uma barra de som  na parte frontal com um subwoofer, e outras duas colunas na parte traseira. Assim conseguimos que o som chegue a todo o lado na sala.

O segredo para conseguir um som limpo e sem vibrações é colocar o subwoofer adequadamente:

  • Não colocar muito junto aos móveis que pode provocar vibrações.
  • Não colocar nada em cima. Não fazer de um subwoofer um canteiro.
  • Deve estar a 40-50 centímetros de distância da parede.

O subwoofer emite sons graves que não devem ser reproduzidos por colunas normais. Dão a sensação de profundidade, e a sua potência é incompatível com objetos ao seu redor. A sua impedância pode chegar aos 200Hz.

Além dos 5.1 podemos escolher também 7.1 ou mesmo 9.1 e 11.1. Quantas mais colunas tiveres  maior será a sensação e experiência para te levar o cinema na tua casa.

2- O Home Cinema

Chamamos Home Cinema ao conjunto de recetor AV com as colunas. Os home cinema têm incluídos reprodutores de vídeo, que pode ser DVD ou BlueRay, algumas portas USB para conectar outros dispositivos e a maioria vem com ligação WIFI ou de rede.

O que tem um bom Home Cinema?

Para se eleger um bom recetor para vermos os nossos filmes favoritos devemos ter em consideração alguns factores:

A potência: Os fabricantes fornecem a informação do número de watts que cada canal aceita. Dependendo desse fator o preço varia muito. O número de Watts pode variar muito entre os 80 e os 150 dependendo do canal. 100 Watts será mais que suficiente para teres um som de qualidade na sala.

Conexões para cada canal são importantes na hora de configurar cada coluna. Podemos eleger a potência e o tipo de som que cada coluna reproduza.

A conversão de sinal digital a acústica (DAC). Isto é importante, pois amplifica o sinal digital que não consegues ouvir e transforma em som. O descodificador encarrega-se de enviar o sinal para cada coluna e produzir um efeito de orquestra. Os recetores AV mais modernos também corrigem o sinal em função da sala ou o lugar onde vai ser reproduzido, para eliminar distorções e conseguir melhor qualidade.  Estes descodificadores podem ser Dolby e seus variantes, True HD, DTS-Master ou Ultra-HD.

{42c880a7-9267-4ce1-b4d6-516af7968f65}

3- Calibrar o som do Home Cinema

Quando tivermos todo o equipamento preparado e instalado na nossa sala é chegado o momento de calibrar o som. A imagem não é difícil de configurar, a não ser que tenhas comprado um projetor, porque numa televisão não será necessário.

Para que o som do filme nos transporte para o interior do set de gravações e vivermos o cinema com toda a intensidade, devemos tentar que certo sons sejam produzidos nos locais corretos.

5- Conclusões

Com o teu home cinema instalado, as colunas a emitirem o som estéreo que parece um salão de ópera de Viena com todo o som evolvente, só falta relaxares no conforto do teu sofá a veres o teu filme favorito. Adiciona as pipocas e terás a sensação absoluta de cinema.

post
sonido