PcComponentes
A tua loja online de tecnologia
Minha Conta

Como atualizar os drivers da tua motherboard

Informática
9 das junio das 2022

A atualização dos drivers pode ser crucial para obteres o melhor desempenho do teu PC. Descobre as diferentes alternativas neste artigo.

drives motherboard

Atualizar os drivers do nosso PC é algo que deveríamos fazer com mais frequência por várias razões. Melhoria do desempenho, resolução de possíveis erros, bugs ou problemas de compatibilidade, etc. Esta é uma das tarefas que a maioria dos utilizadores considera mais difícil, seja por falta de conhecimento, preguiça, dificuldade ou por uma mistura de todas elas.

No entanto, a atualização dos drivers no Windows 10 está a tornar-se mais fácil e mais rápida. Atualmente existem muitas ferramentas que te permitem descarregar drivers e instalá-los sem muito esforço. Se quiseres saber como atualizar os drivers da tua motherboard, aqui estão todas as alternativas. 

Atualizar os drivers da Motherboard

A motherboard é o pilar em que todos os componentes do teu PC se baseiam. Como podes imaginar, é um elemento essencial que deve ser mantido em bom estado: tanto físico como lógico. O primeiro é resolvido através de manutenção e limpeza regulares, e o segundo através da atualização dos drivers.

Esta tarefa, esquecida pela maioria dos utilizadores, é realmente importante, uma vez que permite que os componentes funcionem corretamente. Se não instalarmos os drivers corretos, podemos estar a desperdiçar uma grande parte do potencial do nosso PC. Além disso, a atualização dos drivers serve para corrigir erros e aumentar o desempenho, pelo que vale definitivamente a pena mantê-los atualizados. Vejamos alguns elementos chave de uma motherboard.

BIOS

A BIOS é o programa mais fundamental do nosso PC. Além de ser o software que te permite arrancar um computador, incorpora também as instruções básicas para componentes como o CPU, RAM ou o disco rígido trabalharem e comunicarem uns com os outros. Ter a BIOS atualizada para a sua última versão garante que estamos a desfrutar de um ótimo desempenho e que não existem erros de compatibilidade ou de funcionamento.

Chipset

O conjunto de circuitos integrados que compõem a nossa motherboard chamam-se Chipset. A sua função básica é permitir que os diferentes periféricos de hardware comuniquem de forma sincronizada, rápida e sem erros. A atualização destes drivers permite-nos assegurar que estamos a trabalhar com o desempenho mais alto possível.

USB, SATA e outros controladores básicos

Por outro lado, é também possível atualizar os drivers para o controlador SATA, USB e outros controladores básicos de hardware. Normalmente, este tipo de drivers são instalados no início da configuração do PC e não voltam a ser tocados. No entanto, nunca é errado verificar se existem atualizações, uma vez que se tratam de controladores básicos para o correto funcionamento de todo o computador. 

Placa gráfica, Internet, som, Wi-Fi e outros dispositivos

A placa gráfica, placa de rede ou placa de som são também elementos importantes que devem ser mantidos atualizados em termos de software. Aqui devemos prestar muita atenção, pois utilizar um condutor genérico não é o mesmo que utilizar um condutor específico fornecido pela própria marca. A diferença no desempenho é brutal. Por exemplo, a atualização dos drivers de uma placa de vídeo pode ser fundamental quando se executam jogos na sua máxima qualidade gráfica.

Como atualizar os drivers no Windows 10

Agora que sabemos o porquê de devermos manter os nossos drivers atualizados, vamos ver os métodos disponíveis para realizar esta tarefa. Atualmente existem muitas alternativas para atualizar os drivers no Windows 10, vejamos as principais opções. 

Atualização de drivers com Windows Update

Um dos métodos mais fáceis de atualizar drivers é utilizar o Windows Update. Esta é uma ferramenta que vem pré-instalada por defeito no Windows. A sua principal função é instalar as atualizações de segurança que a Microsoft lança regularmente para os seus sistemas operativos, bem como as atualizações antivírus e outros elementos do sistema operativo. 

Além de tudo isto, Windows Update oferece-nos também a opção de atualizar os drivers da nossa motherboard e componentes de uma forma simples e automatizada. Para o fazer, basta procurar a opção "Verificar por atualizações" no menu do Windows 10. 

Podemos optar por deixá-lo atualizar tudo automaticamente ou selecionar manualmente os drivers em que estamos interessados, bem como programá-lo para verificar periodicamente se existem atualizações.

Gestor de dispositivos

Outra opção oferecida pelo Windows para atualizar drivers é através do Gestor de Dispositivos. Esta ferramenta mostra-nos uma lista de todos os componentes do nosso PC, bem como o seu estado atual. Clicando com o botão direito do rato em qualquer um deles, surgirá a opção de atualizar o condutor. Podemos optar por verificar as atualizações através da Internet ou fornecer manualmente um driver que devemos ter descarregado previamente. 

Esta é uma opção ligeiramente mais manual que, no entanto, nos dá mais controlo na atualização dos drivers. Para aceder ao gestor de dispositivos podemos utilizar o atalho de teclado Windows + X > Device Manager. Também podemos utilizar a barra de pesquisa do Windows ou aceder através do Painel de Controlo > Dispositivos e Impressoras. 

Atualização de Drivers

Por outro lado, também podemos utilizar software que atualize drivers para manter os nossos controladores de PC atualizados. Tratam-se de ferramentas de terceiros que analisam o teu computador e procuram os drivers mais atualizados para cada caso. São fáceis de utilizar e permitem-nos executar esta tarefa rápida e facilmente. 

Existem muitos atualizadores de drivers gratuitos que podemos descarregar da Internet: Drivers Cloud, DriverPack-Solution, Driver Reviver ou IObit Driver Booster são alguns dos mais populares. A único se não sobre estes programas é que durante a sua instalação tentam muitas vezes infiltrar-se noutros programas de que provavelmente não precisas. Podem também incluir alguma publicidade ou mesmo um pequeno presente sob a forma de um vírus (os que referimos aqui são totalmente seguros). 

Página Web do fabricante

Se não confiares em nenhuma destas ferramentas automáticas ou se gostares de fazer as coisas à moda antiga, então podes optar por atualizar os drivers manualmente. Isto consiste basicamente em ir ao website dos vários fabricantes do teu PC e descarregar os drivers um a um. É um método mais lento, mas dá-te o controlo total sobre o processo. 

A maioria dos fabricantes tem um menu de "Drivers" na sua página web que te permitirá pesquisar por eles. Deves conhecer o modelo exato da tua motherboard ou outro dispositivo. Alguns dão-te um instalador ou um configurador executável que instalará os controladores automaticamente. Outros só nos fornecem os ficheiros dos drivers, que podemos instalar utilizando o gestor do dispositivo e a sua opção de instalação manual.

Armazenamento externo

Embora já não seja muito comum, também é possível atualizar os drivers utilizando um CD, DVD ou pen USB. No passado, isto era bastante comum, uma vez que o acesso à Internet era muito limitado. O que os fabricantes costumavam fazer era incluir um CD de drivers com a motherboard, placa gráfica ou qualquer outro componente, a fim de o instalar corretamente. 

Agora esta opção de atualizar drivers não é muito comum ou conveniente para os utilizadores, uma vez que um grande número de computadores portáteis e PCs já não inclui um leitor de discos. No entanto, pode ser útil quando não temos acesso à rede ou apenas formatámos o nosso PC e a placa de rede ainda não funciona. O procedimento é semelhante ao anterior, exceto que iremos guardar os drivers num dispositivo de armazenamento externo. 

 

post