PcComponentes
  • Dias Laranja
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Como construir a tua própria máquina de gaming retro

Gaming y videojuegos
18 das marzo das 2022 - Última actualização: 25 das abril das 2023

Aprende a construir a tua própria máquina de jogo retro com um raspeberry pI. Dizemos-te tudo o que precisas, e como instalá-lo para teres uma máquina de jogos retro arcade na tua casa.

como fazer máquina retro

Aqueles que são um pouco mais velhos - apenas um pouco, claro - olham para trás com saudade daquelas salas de jogos cheias de luzes coloridas, máquinas de jogos e um grande número de pessoas apinhadas. Sim, havia também o cheiro do tabaco e um fumo denso, mas fazia parte desse ambiente.

As salas de jogos e diversões desapareceram praticamente todas. Podes contar com os dedos de uma mão aquelas que ainda se encontram abertas no nosso país, para não mencionar que nos territórios com mais dinamismo, como o Japão, também estão a fechar-se pouco a pouco.

Face a esta deriva, as máquinas de jogos retro arcade deram o salto para o lar, para o nosso próprio quarto.

Dicas sobre como construir a tua própria máquina de jogo retro

Se estás a pensar em ter uma, contamos-te como construir a tua própria máquina de jogo retro.

Planos e madeira

Antes de mais, é de notar que fazer uma destas máquinas não é de todo difícil, se tiveres um pouco de habilidade; no entanto, também não é uma tarefa fácil. Portanto, se achas que poderão existir impedimentos, recomendamos que compres para evitar problemas. Por exemplo, o Versus Infiniton é uma boa escolha graças às suas especificações, que incluem dois ecrãs de 10,1 polegadas para dois jogadores.

Se preferires construir uma, o mais importante é saber qual a máquina arcade que vais construir. É necessário saber exatamente o espaço disponível que temos, quais vão ser as medidas exatas e assim por diante. A nossa recomendação é a seguinte: aceder a fóruns de Arcade.

Aí poderás encontrar inúmeros tutoriais sobre como montar uma máquina de jogo retro, bem como uma adorável comunidade que está sempre disposta a ajudar qualquer pessoa. Nestes foruns existem planos de dezenas de máquinas diferentes, todas com as medidas correspondentes, ferramentas necessárias para as construir e, mais importante ainda, que madeira é necessária para comprar. Presta muita atenção a esta última, pois a escolha do material é de extrema importância para uma criação bem sucedida.

Os joysticks

As máquinas arcade caracterizavam-se, para além de tudo o resto, por aqueles joysticks coloridos com que jogávamos. Cada máquina tinha as suas próprias cores e combinações, para não falar que nem todas eram iguais e tinham a sua própria seleção.

Quando montarmos a nossa máquina de jogo retro, também teremos de ter os nossos. O nosso conselho é obteres este pack ARCSZD com Zero Delay, ou seja, as ações serão refletidas instantaneamente no ecrã sem o habitual atraso neste tipo de situações.

O monitor

Já temos a estrutura e os joysticks montados, mas onde está o monitor? Bem, aí vem a chave. No mundo de hoje, onde a relação de aspeto é de 16:9, não devemos esquecer que no passado não era assim. Antigamente, a imagem era oferecida num formato 4:3, ou seja, os jogos de vídeo eram criados para esta relação de aspeto. Isto significa que não podemos usar um ecrã 16:9? De modo algum, apenas que é aconselhável optar por 4:3.

No entanto, é importante referir que não é fácil encontrar este tipo de monitores ou ecrãs hoje em dia. O ideal é ir a websites de segunda mão e comprar os modelos vendidos pelos utilizadores - os preços não são normalmente elevados, felizmente, embora dependa muito do modelo que se procura -. Também se pode comprar alguns mais modernos com dimensões semelhantes que podem ser utilizados para este fim.

O cérebro: o Raspberry Pi

E agora que temos tudo, a última parte, porém, a mais importante: o cérebro, o núcleo para que tudo funcione, o Raspberry Pi. Esta é a placa mais famosa do mercado quando se trata de construir mobiliário de jogo retro. Começou a ser utilizado nas escolas para familiarizar os alunos com a montagem de PCs, pois é como ter um pequeno computador em miniatura. No entanto, não demorou muito tempo para se perceber o que tinha para oferecer.

Nesta situação, a PcComponentes recomenda que utilizes a placa Raspberry Pi 3 Modelo B Kit Premium, e acrescentes também um cartão MicroSD para que possas guardar os jogos e um cabo HDMI para obter o sinal de vídeo.

É claro que está na altura de configurar o quadro para tirar o máximo partido dele. Embora o processo seja simples e muito automatizado (como dizemos, basta ligá-lo e começar a experimentar), o nosso conselho é descobrir quais são os melhores emuladores e configurações para tornar a tarefa mais acessível.

E aqui está, um artigo com algumas dicas sobre como construir a própria máquina de jogo retro.

Como se pode ver, é um tutorial com dicas dentro de cada tarefa. Lembra-te, no entanto, que não há problema em comprar uma máquina pronta a partir do zero. Há dezenas de opções disponíveis no mercado, mesmo empresas que se dedicam a fazê-lo à medida e ao gosto do consumidor.

Ao fim ao cabo, por muito tempo ou habilidade que dispomos para construí-la, podemos não ter as ferramentas ou o espaço para a criar sem problemas. Avalia e opta pela melhor solução para ti.

{df232106-aa31-464c-87ec-e19149a8694a}

post
gaming-y-videojuegos