PcComponentes
  • Dias Laranja
  • Todas as categorias
  • Recondicionados
Minha Conta

Como escolher a melhor cadeira para trabalhar ou estudar?

Electrodomésticos y hogar
4 das abril das 2022 - Última actualização: 25 das abril das 2023

Se procuras uma cadeira para trabalho ou outras atividades, é bastante provável que não tenhas a certeza do que procurar. Na PcComponentes pensámos em elaborar este guia de compras para que seja mais fácil a escolha da cadeira que precisas.

cadeiras para estudar

Cadeiras ergonómicas

Fazemos referência a um modelo que tem a forma das tuas costas e algum reforço em áreas como a lombar ou cervical. Confundir ergonomia com conforto não é inteiramente correto. Quanto mais confortável for a cadeira, maior a probabilidade de te manteres na mesma postura durante horas.

As consequências de uma cadeira má são dores musculares, tensão nos cotovelos e no pescoço, e pressão contínua sobre o cóccix. O importante, portanto, é escolher uma cadeira para estudar que se adapte a ti, é isto que deves ter em conta. Para a encontrares, deixamos-te as seguintes dicas.

Como devo ajustar a minha cadeira?

A cadeira que comprares deve ser ajustável em altura. Normalmente a mesa não o é, pelo que terás de ter em conta as suas medidas antes de comprares a cadeira. Um ajuste correto é o seguinte:

  • Permite-te descansar os braços a um ângulo de 95 graus. Isto é essencial para evitar o desconforto do cotovelo, pulso e ombro.
  • O assento não deve exercer pressão sobre a parte posterior dos joelhos.
  • O encosto deve ter um ângulo entre 95 e 105 graus. Evitar ângulos retos e encostos com menos de 90 graus de inclinação.
  • A zona lombar deve ter uma saliência que suporte a curva natural das tuas costas. Ajustar o assento e o encosto para manter o alinhamento correto.
  • Os apoios de braços devem estar sempre abaixo da altura da mesa.

É essencial lembrares-te que cada pessoa se senta de forma diferente. A inclinação das tuas costas tenderá para a direita ou esquerda. Outros aspetos tais como a altura do monitor do computador, no caso de uma cadeira gaming ou cadeira de trabalho, também é necessário o ajuste.

Como devo sentar-me?

Mesmo que a cadeira esteja corretamente ajustada, cabe-te a ti, evitar o desconforto acima mencionado. Antes de ligar o computador, certifica-te  de que o teclado está perto do rato para que não tenhas que esticar o braço o tempo todo. Outros aspetos importantes são a utilização de um apoio para os pés e de um descanso para os pulsos, diferente daquele que alguns teclados trazem consigo.

Relativamente à tua postura, aconselhamos-te a desenhares uma linha reta imaginária entre os teus ombros e a base inferior do monitor. Se a tua cadeira tiver um encosto lombar, basta deixares cair as costas e cabeça para a cadeira. A tendência habitual é de curvares o teu dorso para a frente. O ideal seria que as tuas costas e cabeça descansassem sempre sobre o encosto.

Mantém a cabeça direita e os ombros relaxados para evitar sobrecarga durante o teu dia de trabalho, horas de estudo ou tempo de jogo.

Cadeiras fixas ou cadeiras com rodas

Pode parecer um pequeno detalhe, mas não é. As cadeiras fixas não são muito convenientes, pois forçam-te, a levantares-te se necessitares de algo. Isto leva-te a esticares-te para alcançar o objeto certo ou a permanecer na mesma posição durante demasiado tempo.

As cadeiras com rodas permitem-te moveres-te livremente. Normalmente, o encosto gira e a capacidade de mover o assento com o mínimo esforço alivia a tensão do pescoço. Ao comprar uma nova cadeira, presta muita atenção ao material das rodas e ao seu revestimento. Opta por aqueles que oferecem a máxima mobilidade e resistência adequada ao uso contínuo.

Design

Este é muitas vezes o aspeto mais valorizado das cadeiras gaming. Tudo depende do teu gosto pessoal quando se trata de cor, número de rodas ou combinação de materiais. Os aspetos mais importantes de uma cadeira são a ergonomia, a adaptabilidade e a capacidade da cadeira se adaptar a ti.

Não te deixes levar por um design atraente, que pode ser contraproducente a longo prazo e pode levar à tensão muscular. Lembra-te também que irás usar a tua cadeira durante várias horas por dia, pelo que um design especial requer também uma manutenção específica para manter a cadeira com o mesmo aspeto que no primeiro dia.

Assim, ao comprares uma cadeira para trabalhar, estudar ou jogar, combina os fatores acima mencionados e conseguirás ter uma cadeira incrível. Pensa nas tuas costas, no teu pescoço e nas tuas pernas quando o comprar. Procura uma cadeira ajustável com rodas e não tenhas apenas em conta o design. A tua nova cadeira irá certamente permitir-te fazer o que precisas de fazer sem qualquer desconforto.

{4a1617bf-09e2-4fe2-a296-a8fe8b70f04b}

post
electro-hogar