PC gaming barato: quais peças escolher e onde poupar
Queres montar um PC para gaming BBB (Bom, Bonito e Barato), escolher as peças, e o orçamento é de 800-1000 euros no máximo, certo? Vamos ver que torres podemos montar.
Placa-mãe: escolher a plataforma é fundamental para o futuro
Sejamos sinceros: não podemos ser exigentes aqui, e o orçamento terá de ser focado principalmente na CPU e GPU. Portanto, teremos de recorrer a placas-mãe com um chipset decente, mas não tão recente.
Nesse sentido, acho uma boa escolha optar por uma ATX muito barata ou, melhor ainda, uma MATX ou MicroATX, porque são sempre mais baratas que as restantes. Vou apresentar 2 opções para diferentes orçamentos, mas já adianto que "PC gaming barato" só se associa a uma marca: AMD.
Primeira opção: MSI B550-A PRO
Plataforma AM4, compatível com os Ryzen 5000 e 5000X3D, suporte até 4400 MHz em memória RAM, compatibilidade com PCI-Express 4.0 para SSD M.2 NVMe e para a GPU.
Na verdade, a conectividade USB não está nada má, com algumas portas USB 3.2 Gen 2 e um adaptador decente, mas sem Wi-Fi, isso sim.

Segunda opção: GIGABYTE A520M S2H
Vamos para o chipset A520, que é o de entrada no AM4, com uma solução VRM modesta, opção de SSD PCIe 3.0 x4, até 5000 MHz em suporte de memória RAM, suporta RGB FUSION para ventoinhas, e as conexões são bastante boas para uma placa que custa barata.
É compatível com os AMD Ryzen 5000, claro. No entanto, temos PCI-Express 3.0 x16 na ranhura da GPU, enquanto tivermos os 16 trilhos estamos bem, por agora.

Processador: para gaming, temos isso claro
Continuamos com 2 opções para cada componente, e a primeira, digo-vos já, é a mais importante neste caso. Se optarem por ela, terão o PC gaming barato que aguenta a maioria dos jogos, não tenho dúvidas!
Primeira opção: AMD Ryzen 7 5700X3D
Acho que escolher um AMD Ryzen 7 5700X3D é a melhor opção que podes fazer, na minha opinião. Estamos a falar de um processador que custa menos de 230 euros e que é super interessante em termos de FPS se jogarmos em 1080p ou 720p.
A sua tecnologia 3D V-Cache é essencial para ganhar esses FPS adicionais; e bastante mais em muitos jogos.
Tens 8 núcleos, 16 threads, frequências até 4.1 GHz, não permite overclock, e uma cache de 100 MB, nada mal! É essencial combiná-lo com memória RAM de 3200 MHz ou mais.

Segunda opção: AMD Ryzen 7 5800X
Se tens um orçamento ainda mais apertado, sem dúvida vai para o AMD Ryzen 7 5800X. Esta CPU foi um best-seller e basta ver a quantidade de opiniões que tem no PcComponentes. A razão é simples: 8 núcleos, 16 threads, até 4.7 GHz, consumo contido, temperaturas manejáveis e um preço ultra competitivo.

Memória RAM, tudo depende de ti
Porquê? Porque podes comprar apenas 16 GB e poupar algum dinheiro, mas eu vou recomendar 32 GB. O motivo é que cada vez mais jogos estão a exigir mais GB de memória RAM.
Além disso, não vai quebrar o teu orçamento.
Primeira opção: Kingston FURY Beast DDR4 3200 MHz 32 GB
Dois módulos mais que testados e que são um sucesso de vendas no PcComponentes pelo mesmo motivo: é um produto excelente. Vêm com um dissipador térmico, compatibilidade com AMD Ryzen, Intel XMP, e frequências que podem ser aumentadas até 3733 MHz segundo a marca. Tudo isto por menos de 70 euros; para mim, não vale a pena procurar mais.
Segunda opção: Kingston Fury Beast DDR4 16 GB
Queres 16 GB? Bem, tens este par muito acessível, que é o equivalente ao que colocámos acima. Como sempre, apresentamos 2 opções para quem tem um orçamento ainda mais apertado.
Placa gráfica, a difícil decisão
Aqui as coisas complicam-se, e eu recomendaria que gastasses mais orçamento aqui porque vais agradecer no gaming, especialmente se jogares em 2K. Tenho 2 opções para ti, mas antes vamos com os guias.
Primeira opção: AMD Radeon RX 7600 XT
Recomendo esta GPU porque é mais interessante do que a RTX 4060 e oferece mais viabilidade para o futuro com os seus 16 GB de memória VRAM. Sim, é verdade que em Ray Tracing não é uma maravilha, mas com FSR 3 certamente poderá melhorar os FPS.
Devo dizer-te que é válida para jogar em QHD, embora não esperes uns FPS vertiginosos, porque lhe falta alguma potência aqui. No entanto, ficas livre de preocupações ou da incerteza de que, no futuro, precisarás de mais VRAM em 1080p: com a RX 7600 XT, esse problema acaba.
Inclino-me por uma ASUS Dual, porque são GPUs que nunca falham. Logicamente, recomendaria uma RX 7700 XT, mas estamos a procurar um PC gaming realmente barato.

Segunda opção: NVIDIA GeForce RTX 4060
Já falámos mil vezes dela, e sabes que a sua clara desvantagem está nos seus 8 GB; mas vem com DLSS 3, compatibilidade com G-SYNC, Reflex e toda a gama de tecnologias NVIDIA. O seu desempenho em Ray Tracing destrona a RX 7600 ou 7600 XT, porque aqui eles são especialistas.
Eu aconselharia aqui a MSI VENTUS 2X, que nunca falha, é uma GPU bastante boa. Vais poupar cerca de 30-40 euros no orçamento final.
Discos rígidos: se é para gaming, não compliques
Estamos a orientar toda a seleção de componentes para gaming, por isso eu optaria por um SSD M.2 PCIe 4.0 e outro 3.0, porque a placa-mãe da GIGABYTE que demos como alternativa não é compatível com essa interface.
Primeira opção: Kioxia EXCERIA PLUS G3 1 TB
Muitas vezes está em promoção, e já o recomendámos várias vezes neste blog porque é uma unidade excelente. Temos PCI-Express 4.0, NVMe, memórias BiCS FLASH (marca da KIOXIA), 5000 MB/s de leitura e outros 3900 MB/s em escrita.
Segunda opção: Kingston NV2 1 TB
Sim, é compatível com PCI-Express 4.0, mas não te preocupes porque o preço é o que me faz recomendá-lo: menos de 60 euros. Além disso, não te preocupes porque o SSD tem velocidades de transferência de 3500 e 2100 MB/s (leitura e escrita), por isso não entra em conflito com o que o PCIe 3.0 pode oferecer.
Na verdade, se introduzires uma unidade PCIe 4.0 num slot PCIe 3.0, o único que acontece é que as velocidades de transferência estão limitadas pela porta, nada mais!
Fonte de alimentação: apenas uma opção.
Este vai ser o único componente em que recomendo apenas um modelo, porque os preços sobem bastante. Tenham em mente que uma fonte de alimentação de 650W é mais do que suficiente, e acho que é uma potência mais recomendável pela versatilidade que oferece em comparação com uma de 550W.
Assim, recomendo-vos a Seasonic G12 GC 650W 80 Plus Gold. Sim, tem cabos fixos, ao contrário de outras do mesmo preço que são modulares, mas devo dizer que a Seasonic, na sua série G12 GC, ofereceu uma qualidade tremenda.
Escolhi esta fonte porque tem certificação 80 Plus Gold, regulação de voltagem, S2FC e um conjunto de cabos bastante completo:
- 1 x Placa-mãe de até 550 mm.
- 1 x CPU de 600 mm.
- 3 x SATA de 690 mm.
- 1 x PCIe 8 pinos de 550 mm.
- 3 x Molex de 690 mm.
As fontes de alimentação têm as suas nuances, porque não depende tanto das marcas, mas sim dos modelos. Se estiveres perdido, procura no Google "Tier list PSU" para encontrar recomendações da comunidade de hardware que são bastante confiáveis.
Dissipadores, não recomendo AIO
Para esta gama de produtos e com estes processadores, não vale a pena usar um AIO, pois não aquecem tanto mesmo quando estão sob carga. De facto, o 5700X3D não permite overclock.
Deixemos os AIO para os Ryzen 7000 ou 9000, assim como para os Intel Core "K".
Primeira opção: DeepCool AK500S
Fantástico dissipador que encontramos e que oferece um desempenho espetacular. É compatível com o socket AM4, tem uma altura de 16 cm e as suas especificações são TOP:
- 68,99 CFM.
- 2,198 mmH2O.
- 28 dB máximos.
- Ventoinha de 120 mm.
- Até 1850 RPM. 5 heat pipes.
Segunda opção: Cooler Master Hyper 212 Halo
Recorremos ao "velho confiável", que é este Cooler Master Hyper 212, que inclui iluminação ARGB, mas cujo desempenho é mais do que respeitável:
- 51,88 CFM.
- 2,89 mmH2O.
- 27 dB máximos.
- 2050 RPM máximos.
- Ventoinha de 120 mm.
- 4 heat pipes.
Caixa PC, apenas uma
Terminamos com o último componente para configurar o nosso PC gaming barato, e vou dar-vos alguns conselhos:
- Atenção à compatibilidade do dissipador da CPU (altura).
- Cuidado com a compatibilidade da GPU (comprimento).
- Se vais instalar um HDD ou SSD de 2,5", verifica as baías disponíveis.
- Compatibilidade das portas USB frontais da caixa com a placa-mãe.
Primeira opção: Tempest Garrison ARGB ATX
Com um orçamento limitado... A Tempest é uma das marcas vencedoras para ter um PC gamer barato. Basta ver todo o suporte que oferece:
- Vidro temperado de 3 mm.
- Compatibilidade com dissipadores de até 175 mm.
- Compatibilidade com GPUs de até 330 mm.
- 2 x USB 2.0 e 1 x USB 3.0.
- 3 ventoinhas frontais de 120 mm incluídas.
- 1 ventoinha traseira de 120 mm incluída.
- 2 x baías de 3,5" e outras 2 de 2,5".

Tempest Garrison ARGB ATX Vidro Temperado USB 3.0 Preta
Segunda opção: MSI MAG FORGE M100R
Se te perguntas por que razão escolhi esta MSI como caixa, para mim é claro:
- Compatível com dissipadores de até 160 mm.
- Compatibilidade com GPUs de até 300 mm.
- 2 baías de 3,5" e 2 de 2,5".
- 2 portas USB 2.0 e uma USB 3.2 Gen 1.
- 3 ventoinhas frontais de 120 mm instaladas.
- 1 ventoinha traseira de 120 mm instalada.

Orçamento total do PC gaming barato
Agora, vamos somar tudo o que mencionámos, e o preço de cada configuração que preparámos é o seguinte:
- PC 1: cerca de 1050 euros.
- PC 2: cerca de 800 euros
Não consegui ajustar mais os componentes porque estamos a procurar desempenho, durabilidade a médio-longo prazo e uma qualidade mínima. É possível fazer orçamentos ainda mais baratos? Talvez, mas com uma redução significativa nas expectativas de gaming.
Se quiseres configurar o teu, aconselho-te a dar uma olhada no configurador que temos no PcComponentes, é TOP