A placa gráfica do seu PC é um dos componentes mais importantes do mesmo, especialmente se é adepto de videojogos. Descubra três formas de como identificar rapidamente qual o modelo que está instalado no seu PC.
Sabia que o componente que terá maior peso para o desempenho geral do seu PC para correr os seus videojogos preferidos é a placa gráfica?
Caso esteja insatisfeito com o desempenho actual do seu PC a correr jogos, talvez esteja na altura de efectuar uma actualização. Mas, antes de escolher qual a placa gráfica que deverá comprar, convém saber qual o modelo actualmente instalado no seu computador.
Caso não saiba, aqui estão três soluções que lhe permitirão identificar qual a placa gráfica do seu PC.
1. Gestor de Tarefas
Através do Windows 11, existe uma forma muito simples de identificar qual a placa gráfica instalada no seu PC. Para tal deverá usar o Gestor de Tarefas do Windows.
2. Gestor de Dispositivos
Outra solução que o Windows dispõe para identificar a placa gráfica do seu PC é através do Gestor de Dispositivos.
Para aceder ao mesmo aceda ao menu Iniciar e escreva Gestor de Dispositivos. Nesta janela encontrará todos os dispositivos disponíveis e instalados no seu computador, podendo inclusive encontrar alguns que estejam em conflicto, com casos como controladores incorrectos ou mal configurados.
3. GPU-Z
Como terceira e última solução para identificar a placa gráfica do seu PC, recomendamos a utilização da poderosa ferramenta da TechPowerUp, o GPU-Z. Esta ferramenta permite identificar todas as características e parâmetros de funcionamento da placa gráfica do seu computador, sendo necessário instalar a mesma.
Após descarregar e instalar, apenas precisará de iniciar a ferramenta, clicando no ícone da mesma. Na janela da ferramenta, encontrará todas as informações, como o fabricante (AMD, Intel ou Nvidia), assim como o modelo, GPU, BIOS, memória e tipo de memória, frequências de funcionamento, controladores, entre outros.
Existem outros separadores com informações adicionais, mas apenas recomendamos a utilização do separador seguinte (Sensors), onde encontrará informações em tempo real do funcionamento da sua placa gráfica, como a frequência de funcionamento do GPU e das memórias, assim como as temperaturas, carga e velocidade das ventoinhas do circuito de arrefecimento.