PcComponentes
Minha Conta

Guia passo a passo para limpares o rato do teu PC

Na PcComponentes damos-te alguns conselhos práticos que te vão ajudar a manter o teu rato em perfeito estado de utilização e sempre limpo.

exemplo de um guia para limpar o rato do pc

Pode ser que não saibas, mas é possível que a tua mão esteja a tocar na coisa mais suja do quarto. Se não o limpares regularmente, o teu rato de computador é um poço negro de sujidade e sujidade que se desprende de ti e de tudo o que tocas.

Então, o que é necessário para manter o teu periférico em ótimas condições? Primeiro, deves saber que tipo de rato tens. E depois, deves reunir os artigos de limpeza tecnológicos adequados e começar a limpar. Quando terminares, tanto tu como o teu rato funcionarão muito melhor.

Todos os ratos não são iguais, por isso vamos diferenciar entre rato ótico e rato mecânico. A maioria já é sem fios, mas ainda existem alguns com fios.

Como limpar um rato ótico

  1. Em primeiro lugar, deves desconectar o rato do teu computador. Se for um computador All in One, provavelmente estará ligado ao teu monitor. Se for um PC de secretária tradicional, o cabo irá até à torre. Se for sem fios, basta removeres o USB do computador.
  2. Após este primeiro passo, verifica se o teu rato tem uma bateria em algum lugar do dispositivo. Costumam estar na parte inferior dos ratos sem fios. Quando a encontrares, retira-a para evitar danos e lembra-te de como estava colocada, pois terás de a voltar a montar mais tarde.
  3. Para a terceira etapa deste processo, precisarás de um pano de microfibra, se possível. Quando o tiveres nas tuas mãos, humedece-o ligeiramente, evitando que fique encharcado. Se tiveres álcool à mão, aplica uma quantidade muito pequena no pano limpo e seco para uma limpeza mais eficaz.
  4. Agora que tens a tua ferramenta principal limpa, limpa o exterior do rato até que a sujidade visível desapareça. Uma vez limpo, seca as áreas que possam necessitar.
  5. Se tiveres uma roda de deslocamento e cantos onde seja mais difícil aceder, certifica-te de que também ficam impecáveis. Podes fazê-lo com a ajuda de um palito que caiba nessas ranhuras estreitas. Repassa todas elas e remove os restos de sujidade que possam ter-se acumulado nesses recantos.
  6. Quando terminares esta etapa, só precisarás de o voltar a montar e, se não for sem fios, de o ligar novamente.

Limpar um rato mecânico

Embora não se vejam muito, ainda existem alguns ratos mecânicos no mercado e em casa. Costumam ser ratos baratos e, por nostalgia, ainda são a escolha de muitos utilizadores.

  1. O primeiro passo é desconectar o rato, caso não seja sem fios. Se for sem fios, o procedimento é diferente; neste caso, deves remover o USB que está ligado à torre ou ao portátil.
  2. A seguir, para limpar bem o exterior do rato, precisas de um pano de microfibra, com o qual obterás melhores resultados do que com outros materiais. Uma boa opção para o deixar imaculado é o álcool; coloca um pouco no pano limpo e seco e esfrega. Se não tiveres álcool, podes humedecer ligeiramente o pano e também funcionará.
  3. Para o próximo passo, procura um palito que tenhas em casa; será útil. Com ele, poderás aceder à área em torno da roda de deslocamento e a todas as outras ranhuras que possas encontrar durante a limpeza. Tem cuidado para não forçar demasiado, ou o palito poderá partir-se.
  4. Quando chegares à bola de seguimento, vira o rato para que a parte inferior fique virada para cima e seja mais fácil de manusear. Gira a tampa no sentido contrário ao dos ponteiros do relógio e remove-a. Volta a girar o rato para que a bola de seguimento caia na tua mão.
  5. No próximo passo, pega no teu spray de ar comprimido e aplica-o dentro do espaço deixado ao retirar a bola. Isso ajudará a remover a sujidade e os resíduos. Se não houver muita sujidade, isso poderá resolver a limpeza desta parte.
  6. Por fim, limpa a bola de seguimento; costuma ter pequenos resíduos que ficam colados. O melhor é limpá-la com um pano ligeiramente húmido, mas não encharcado. Já que tens a bola fora, procura os rolos do trackball que controlam o movimento. Se esta parte estiver limpa, a bola de seguimento não ficará presa.

Esperamos que estas dicas te ajudem a deixar o teu rato como novo. Mas se quiseres um rato novo, pergunta aos nossos especialistas da PcComponentes e eles aconselhar-te-ão.

post
TOFU
perifericos