
— Redator de tecnologia.
Especialista em computadores e atualidade
As televisões atuais têm uma excelente qualidade de imagem, todo o tipo de painéis para todos os gostos e orçamentos, resoluções altíssimas… mas o que acontece com o som? Acontece que, salvo honrosas exceções, as televisões de última geração apostam quase tudo no design e na qualidade de visualização, deixando de lado este aspeto tão importante.
Por este motivo, no artigo de hoje propusemo-nos a criar um guia para te ajudar a melhorar o som da tua TV. Desde o mais básico, como otimizar a acústica da tua sala de forma simples, até às opções que incluem expandir o teu setup com colunas ou um home cinema. Assim estarás preparado para aproveitar ao máximo os descontos e ofertas na Black Friday da PcComponentes.
Smart TV: soam realmente pior?
Não há dúvida de que a popularização das smart TV revolucionou o mundo da tecnologia audiovisual. Graças a elas temos produtos com uma experiência de utilizador fluida e intuitiva, onde consumir conteúdos nas nossas plataformas de streaming favoritas é simples e rápido.
No entanto, não podemos esquecer que a tendência de design para televisões cada vez mais finas e esteticamente agradáveis compromete a qualidade do som. Isto representa um desafio para os principais fabricantes, que muitas vezes simplesmente não conseguem incorporar colunas potentes em televisões que levam ao limite as suas dimensões.
Por outras palavras, na maioria dos modelos de gama baixa e média, as colunas costumam ser pequenas, estão mal posicionadas (muitas vezes apontando para baixo ou para trás) e não têm a capacidade de produzir graves profundos ou uma gama dinâmica ampla.
Isto resulta num som que pode ser suficiente para um consumo de conteúdos esporádico, mas insuficiente para uma experiência imersiva ao ver filmes ou jogar videojogos.
Conselhos para melhorar o som da tua TV
Neste ponto surge a grande pergunta: o que podes fazer como utilizador para melhorar o som da tua TV? Não te preocupes, não tens que comprar uma nova televisão, embora eu sempre aproveitasse para ver os preços dos televisores na Black Friday da PcComponentes. A resposta que pode parecer mais óbvia é a de ligar uma coluna externa para TV. No entanto, antes de investires o teu orçamento, vamos contar-te outras formas que podes fazer desde já e sem gastar nem um euro.
Para isso, vamos falar de como melhorar a acústica da tua sala. Embora nos concentremos nesta divisão, por ser a mais comum onde costumamos colocar a televisão, estes conselhos podem ser aplicados a qualquer outra divisão da casa, e até para melhorar a acústica de um home studio.
Melhorando a acústica da tua sala
A acústica da sala desempenha um papel fundamental na qualidade do som que percebemos, portanto, é o primeiro ponto a melhorar. Não é estranho, especialmente se acabaste de te mudar para uma nova casa, que a sala tenha eco e reverberações que podem estragar a experiência de som.
Mas a realidade é que não precisas de fazer uma remodelação completa ou investir em equipamentos caros para melhorar significativamente a experiência auditiva. Através de elementos passivos já presentes em muitas casas, como cortinas, sofás e estantes, podes fazer ajustes que marquem uma diferença notável.
Usa as cortinas
As janelas, ou qualquer superfície de vidro ou cristal, são um dos maiores inimigos da acústica, pois atuam como material refletor do som. Portanto, uma boa solução pode ser colocar cortinas de materiais grossos para absorverem as ondas sonoras, reduzindo assim a reverberação e o eco na sala.
Isto é particularmente útil em salas com grandes janelas ou superfícies de vidro. Portanto, já sabes, opta por cortinas que cheguem até ao chão. E até podes colocar cortinas de dupla camada para uma maior absorção do som. Materiais como o veludo ou tecidos pesados são ideais para este propósito.
Mobiliário absorvente
Outro elemento acústico absorvente que provavelmente já tens em casa são os sofás, especialmente aqueles com estofamento grosso. Este tipo de mobiliário pode absorver o som e reduzir o eco. De facto, a sua localização na sala pode ajudar a quebrar as ondas sonoras e evitar que o som ressalte diretamente de parede a parede.
Para usá-los a teu favor, coloca os sofás de forma a que não estejam encostados às paredes. Isto ajuda a criar uma barreira absorvente no meio da sala. Os sofás de canto são especialmente eficazes em salas amplas, pois estes pontosé onde se produzem maiores ondas estacionárias.
Prateleiras com livros
As prateleiras com livros atuam como difusores de som naturais. Os diferentes tamanhos e profundidades dos livros dispersam as ondas sonoras, reduzindo as zonas de eco e melhorando a clareza do som.
Neste sentido, não é necessário que as prateleiras estejam completamente cheias, mas uma boa distribuição de livros de diferentes tamanhos pode maximizar a sua eficácia. Sobretudo, se as colocares em paredes que estejam mesmo em frente à tua televisão, para conseguir uma maior dispersão do som.
Tapetes
O som desloca-se em forma de onda, de maneira semelhante a quando atiramos uma pedra no meio de um lago. Mas não só se movem no plano horizontal, como também no vertical. Em outras palavras, cobrir o teto e o chão é uma das melhores decisões que podes tomar para melhorar a acústica da tua sala.
No entanto, os painéis acústicos para o teto costumam ter preços altos, pelo que a solução passa por cobrir a outra parte da equação: o chão. Para isso, podes utilizar tapetes, quanto mais grossos melhor, que ajudem a absorver sons, especialmente em pisos duros como madeira ou azulejo.
Isto evitará que as ondas ressaltem verticalmente, porque mesmo que ressaltem no teto, acabarão por se extinguir ao chocar contra o tapete.
As melhores opções para melhorar o som da tua TV
Agora que já tens claro como podes melhorar a acústica da tua sala, vamos ver a outra forma de melhorar o som da tua televisão: ligando altifalantes externos. Para isso, e dependendo das tuas necessidades, podes optar por vários tipos de altifalantes:
Barras de som
As barras de som são, provavelmente, a opção mais popular atualmente para melhorar o som da tua TV. São discretas, podes colocá-las na parede ou no móvel da televisão e oferecem uma qualidade de som significativamente maior do que as smart TV, graças a terem uma série de altifalantes dedicados.
Além disso, oferecem um bom equilíbrio entre qualidade de som, facilidade de uso e design. Instalam-se facilmente, geralmente com apenas um cabo de ligação ou de forma sem fios, e o seu design elegante complementa qualquer setup de entretenimento em casa. Além disso, muitas barras de som vêm com subwoofers incorporados, que oferecem frequências graves mais precisas sem necessidade de comprar equipamentos adicionais.
Altifalantes bluetooth
Outra opção é aproveitar a conectividade sem fios da tua smart TV, geralmente por bluetooth, para ligar um ou dois altifalantes externos. Esta opção é também muito acessível, já que podes usar um que já tenhas em casa. E sim, aqui serve-te esse altifalante portátil que usas no exterior ou até mesmo um altifalante inteligente.
A maioria dos modelos já conta com opções de ligação dual, o que permite criar o teu próprio sistema de áudio estéreo ligando dois destes altifalantes à tua televisão. Além disso, são fáceis de mover de uma sala para outra e, se optares por opções com um assistente virtual incorporado, até poderás usá-los para controlar a tua televisão com a voz.
Sistemas de som surround
Mas se realmente queres conseguir uma experiência de áudio imersiva, o melhor que podemos recomendar neste caso são os sistemas de som surround 5.1. Ao distribuir o som através de múltiplos altifalantes colocados à volta da tua sala, estes sistemas criam uma sensação de estares no meio da ação.
São um pouco mais caros do que as restantes opções, mas garantem-te uma experiência de áudio ideal para ver filmes, desportos ou para gaming. Embora requeiram uma configuração mais complexa, o resultado é uma experiência de som rica e tridimensional.
Conselhos para escolher o sistema adequado de acordo com o teu uso
Como pudeste verificar, existem muitas formas de melhorar o som da tua TV para todas as necessidades e orçamentos. Mas antes de nos despedirmos, vamos dar-te alguns conselhos para escolher entre os diferentes sistemas de áudio de acordo com o teu uso:
- Barras de som. São as mais adequadas se não tiveres muito espaço e quiseres melhorar a qualidade de som da tua televisão sem complicações.
- Altifalantes bluetooth. Esta opção é a mais versátil e acessível (embora também existam opções de gama alta para todo o tipo de orçamentos), por isso não só melhorarão o som da tua TV, como podes usá-los noutras salas para ouvir música ou podcast.
- Sistemas de som surround. São melhores para áreas maiores onde se pode aproveitar ao máximo o efeito surround. Mas são menos económicos e requerem uma boa acústica para tirar o máximo partido deles.