PcComponentes
Minha Conta

Como saber a quantidade de RAM do meu PC

Componentes
17 das febrero das 2022 - Última actualização: 25 das abril das 2023

Descobre como saber a quantidade de RAM tem o teu PC e quanto pode conter, para tirares o máximo partido do teu computador.

comprar ram barata

A Memória RAM é um dos componentes mais importantes para qualquer computador, bem como para os dispositivos em que está presente.

Abaixo ajudamos-te a identificar a quantidade de RAM que o teu PC tem atualmente, bem como a quantidade de RAM que o computador pode suportar, no caso de estares a considerar atualizar.

Antes de abordarmos este tema, é também importante compreender por que razão deves prestar atenção à RAM do teu PC.

RAM significa Random Access Memory que pode ser traduzido como "Memória de Acesso Aleatório". Portanto, estamos a falar de um tipo de memória.

Esta memória tem 2 características muito importantes:

  • É muito rápida, funciona, por exemplo, mais rápido do que um disco rígido.
  • É temporária, ou seja, os dados não são armazenados permanentemente.

Além disso, ao comprar uma memória RAM, deves também saber que existem dois tipos: SDR (Single Data Rate) e DDR (Double Data Rate). O primeiro realiza uma única operação de leitura ou escrita e o segundo pode executar duas operações por ciclo de relógio.

Por norma são adquiridas memórias RAM DDR com base nos standards atuais DDR3, DDR4 ou DDR5, a mais recente, porém é provável que seja seguida por novas versões no futuro.

Quanto mais atual for o standard DDR da memória RAM, mais rápido pode funcionar, portanto, melhor o desempenho.

Na prática, a memória RAM é utilizada para executar várias funções, que seriam realizadas lentamente se apenas fossem executadas pelo disco rígido. Além disso, também armazena instruções e dados da CPU que as aplicações utilizam a todo o tempo. Em suma, permite-te utilizar o teu computador mais rapidamente.

 

Como saber a quantidade de RAM do meu PC

Cada computador tem uma RAM, mas é importante saber a quantidade de RAM presente num sistema informático, para saber se alguns programas serão capazes de funcionar corretamente. Isto é essencial quando se utiliza um videojogo ou software de edição de imagem, por exemplo.

Existem 3 formas principais de descobrir a quantidade de RAM que tem o teu PC, embora faça sentido utilizar a terceira:

  1. Consultar a ficha técnica do computador, quer no manual ou na caixa original, se esta for conservada.
  2. Verifica-o fisicamente. Se abrires o teu computador poderás ver todos os seus componentes, incluindo a memória RAM, bem como identificar todas as suas características.
  3. Consulta-o a partir do sistema operativo, executando os comandos explicados abaixo.

Para verificar a quantidade de RAM que tem o teu computador com sistema operativo Windows, coloca o rato sobre o ícone do Windows e prime o botão direito. Das opções que aparecem, escolhe a que indica "Sistema".

No ecrã de informação que aparecerá, verás toda a informação técnica sobre o teu computador, incluindo a RAM instalada, onde poderás verificar a quantidade de RAM que o teu PC tem atualmente.

Se estiveres a utilizar macOS, abre o menu Apple e seleciona a opção que diz "Sobre este Mac". No ecrã a que acedes, seleciona o separador "Resumo" para ver informação sobre todos os componentes, incluindo a RAM disponível.

 

Como descobrir a quantidade de RAM que o meu PC pode conter

A memória RAM pode ser expandida e há duas maneiras de o fazer. Podes comprar uma memória RAM com uma capacidade maior para substituir a do teu equipamento ou podes comprar uma memória RAM complementária, se tiveres espaço no teu sistema informático para a instalar.

Em ambos os casos, é importante identificar a compatibilidade do tipo de memória RAM com o nosso sistema, para confirmar que podemos instalar e tirar partido desta atualização.

Para o fazer, é também importante saber a quantidade de RAM o nosso computador suporta, pois, provavelmente, pode ser superior à que dispõe do seu fabrico padrão.

Fisicamente podes verificar a possibilidade de serem inseridas mais memórias RAM, mas para conheceres a capacidade potencial do teu computador, terás de verificar novamente a partir do sistema operativo.

No Windows tens de ativar o CMD, uma aplicação utilizada para executar diferentes comandos. Utiliza a pesquisa na barra de ferramentas inferior, se não tiveres um atalho.

Com a janela de pop-up de comando já ativa, copia o seguinte comando e prime Enter:

wmic memphysical get MaxCapacity, MemoryDevices

A capacidade máxima de RAM permitida e mesmo os slots existentes serão então afixados. Importante referir que a figura é apresentada em bytes, pelo que terás de fazer a conversão correspondente para calcular o número resultante de GB. Além disso, sob "dispositivos de memória" é dada uma figura que é o número de slots de memórias RAM que tem disponíveis. A soma dos dois não deve exceder o valor indicado como o máximo de RAM permitido.

Em macOS, a consulta é mais simples. Abrir o menu Apple e selecionar a opção "Sobre este Mac". Depois selecionar "Mais informações" e ir para a secção "Memória". Aqui também indica a RAM instalada, bem como o máximo permitido e também as ranhuras disponíveis.

{a2ce0bcc-cf6a-4365-9b67-5e35e9665b74}

post
componentes