Vamos colocar-nos em situação. Tens um impressionante iMac com ecrã de 4,5 K, ou de 5K se compraste o iMac Intel de 27 polegadas, e pensas: será que posso usar isto como um monitor externo? Se tens esta dúvida, chegaste ao lugar certo, porque vamos resolvê-la. E quem te fala é alguém que também teve um destes computadores e já pensou - e tentou - isso mais de uma vez.
Pode-se utilizar um iMac como um monitor externo?
Primeiro, vamos responder a esta dúvida comum, que parece simples, mas não é. Num mundo ideal, o ecrã do iMac poderia ser usado como um monitor externo tanto de entrada como de saída. No entanto, a Apple limita esta funcionalidade nos seus equipamentos tudo-em-um, por isso apenas alguns modelos são compatíveis com esta funcionalidade.
Quais iMac podem ser usados como monitor externo?
A última geração de computadores tudo-em-um da Apple são compatíveis com a duplicação de ecrã via AirPlay… mas apenas entre dispositivos da companhia. Contudo, falaremos mais sobre isso mais à frente.
Estes são os iMac que podem ser usados como monitor externo com AirPlay:
- iMac com chip M1 e posteriores.
- iMac de 2019 ou posteriores e iMac Pro de 2017 (ambos com chip Intel).
Mas se o que queres é ligar o teu PC por cabo ao teu iMac, apenas há alguns modelos compatíveis:
- iMac de 24 ou 27 polegadas com chip Intel (2009-2010) através da porta DisplayPort.
- iMac de 24 ou 27 polegadas com chip Intel (2011-2014) através da porta Thunderbolt 1 ou 2.
Os dois primeiros modelos são os que nos interessam, pois são uma raridade dentro do catálogo da Apple, já que possuem uma funcionalidade única: o Target Display Mode, que permite usá-los como monitor externo de outro computador através da porta DisplayPort.
Como utilizar um iMac como um monitor externo com AirPlay
Sempre que tiveres um dos modelos compatíveis mencionados anteriormente, a duplicação de ecrã é muito simples, pois poderás usar o AirPlay para visualizar conteúdos desde o iPad ou o iPhone e também desde um MacBook.
Para ligar outro Mac por cabo, precisarás usar um cabo Thunderbolt de uma geração compatível com ambos os dispositivos. Depois, basta pressionar o atalho CMD+F1 para duplicar o ecrã.
Como utilizar um iMac como um monitor extra de PC
A situação complica-se quando queremos usar um iMac como um monitor extra para PC. O mais simples seria fazê-lo de maneira sem fios, mas aqui encontramos o problema do AirPlay, uma funcionalidade que só está disponível nos dispositivos da Apple.
Pode-se usar AirPlay no Windows?
Resposta curta: não. Resposta longa: sim, mas não de forma nativa. Isto significa que terás de instalar alguma aplicação de terceiros que permita replicar a conectividade sem fios dos dispositivos da Apple no teu computador, para poderes enviar conteúdos ao iMac.
Existe outra forma de ligar um PC ao iMac?
Como dissemos, não existe nenhuma forma oficial de fazer isto nos iMac mais modernos, mas poderás fazê-lo se fores o orgulhoso proprietário de um iMac fabricado entre 2009 e 2010 com porta DisplayPort. Se for esse o caso, parabéns, porque poderás ligar o teu PC ao iMac, embora com algumas condições:
- Atualmente, a Apple não oferece suporte para o Target Display Mode, por isso deverás ter o teu computador com a versão 10.7: Snow Leopard instalada.
- Deverás ter um cabo compatível de mini DisplayPort para HDMI.
Com isto pronto, só falta ligar o PC ao iMac através desta porta. Depois, com o iMac ligado, liga o PC e automaticamente o computador mudará o modo de visualização para mostrar o ambiente de trabalho do teu PC.