
A fotografia é cada vez mais um hobby partilhado entre os utilizadores, especialmente agora que a tecnologia e as redes sociais impulsionam a edição e publicação de imagens para que possam ser admiradas de qualquer parte do mundo.
Tanto amadores como fotógrafos profissionais investem em equipamentos adaptados às suas necessidades e com as melhores características, para poderem capturar e editar fotos com a melhor qualidade possível.
Há muitas questões a considerar na fotografia digital. Uma delas é o armazenamento. Onde guardar a infinidade de arquivos que criamos com o nosso trabalho fotográfico? Que disco rígido nos oferece desempenho e segurança para todas as nossas capturas e edições?
Ajudamos-te a encontrar o que precisas! Contamos-te quais as características que os discos rígidos dos fotógrafos devem ter e até que modelos são recomendáveis de acordo com as tuas necessidades.
Quantos discos rígidos precisa um fotógrafo?
Se usas um computador de mesa ou um portátil para descarregar as tuas fotografias, no mínimo tens um disco rígido de armazenamento.
Limitar-te a uma unidade apresenta vários problemas. O mais importante, o espaço. Mais cedo ou mais tarde, os TB do teu disco rígido acabarão por ser ocupados pelas tuas fotografias e chegará o temido momento de teres de decidir entre procurar um armazenamento complementar ou eliminar conteúdo existente.
A melhor opção é ter 2 discos rígidos, um interno e outro externo. A funcionalidade de ambos dependerá do teu próprio uso das fotografias. Um profissional aproveitará o disco rígido interno para a edição e armazenamento de arquivo do seu trabalho. O externo permitirá transportá-lo para onde precisar.
Se o teu hobby continuar por muitos anos, há outras alternativas. Um serviço de armazenamento na nuvem oferece-te espaço de sobra e máxima segurança para as tuas fotografias. Também é recomendável um terceiro disco rígido, que podes aproveitar para o material mais antigo que não usas no teu dia a dia.
O importante é não arriscares tudo numa só jogada. Ou seja, não uses o teu computador para incluir discos rígidos internos sem teres uma cópia de segurança. Qualquer avaria poderia danificar todos os que tivesses ligados internamente e eliminar o teu precioso trabalho sem possibilidade de recuperação.
Que tipos de discos rígidos existem?
Contamos-te a seguir os tipos de discos rígidos que tens disponíveis:
Discos rígidos internos
Todo o computador requer um disco rígido interno. O nosso conselho é que procures a melhor combinação de desempenho e espaço, como por exemplo um SSD de 4 TB ou superior.
Discos rígidos externos
Além de desempenho e espaço, nos discos rígidos externos também tens que te fixar em outras questões. Por exemplo, podes escolher modelos com ou sem alimentação.
Os primeiros são ligados à luz e têm um peso superior, enquanto os segundos são mais portáteis e não requerem ligação física à eletricidade. Mas outra diferença chave é que os discos rígidos externos com alimentação têm normalmente maior capacidade, por isso para encontrar mais espaço, são a melhor opção.
Discos ruggerizados
Muitos fotógrafos trabalham em condições extremas. Estão em ambientes onde o clima é adverso, mas têm que trabalhar no terreno. Para estes casos existem os discos ruggerizados.
São discos mais resistentes a qualquer impacto, bem como também ao pó, à água ou a temperaturas extremas.
Tipos de conexões dos discos rígidos
Quando falamos de conexões dos discos rígidos podemos referir-nos a muitos aspetos, mas normalmente no que mais os utilizadores se fixam na hora de comprar a sua unidade é que conectividade oferece em relação ao computador onde se vai ligar.
Na maioria dos casos estamos perante conexões 2.0 e 3.0, para uma conectividade rápida, segura e estável com o nosso sistema informático.
Mas há mais tipologias de conexões, estas são as mais frequentes:
- Firewire: Sistema de conectividade compatível com Plug and Play com uma grande estabilidade em conexão.
- Thunderbolt: Tecnologia de conexão de dados a alta velocidade e com possibilidade de ligar vários dispositivos ao mesmo tempo.
- eSATA: Conexão de tipologia SATA mas externa.
- Ethernet: Conexão por cabo à Rede.
- WiFi: Conexão sem fios com outros dispositivos, aproveitando a rede WiFi existente.
Os 3 discos rígidos melhor avaliados pelos fotógrafos
A oferta de discos rígidos é vastíssima, mesmo com as características que um fotógrafo pode requerer neste tipo de componentes.
Em qualquer caso,recomendamos-te 3 discos rígidos que gozam de uma ótima avaliação entre amadores e profissionais de fotografia.
Seagate Exos 7E8 3.5" 6TB SATA 3/SAS
Seagate é uma marca de garantia em discos rígidos, incluindo este prestigioso modelo, com armazenamento suficiente para guardar boa parte do teu trabalho.
O Seagate Exos 7E8 conta com até 6 TB de espaço para armazenar as tuas melhores fotografias, com uma tecnologia de alto rendimento que te assegura velocidade e segurança em qualquer ação.
Além disso, inclui características de segurança avançadas, como proteção contra acesso não autorizado, resguardo de dados armazenados ou autocifrado compatível com TCG, entre muitas outras características.
G-Technology ArmorATD 1TB USB-C/Thunderbolt 3
Na hora de comprar discos rígidos para fotografia, ArmorATD é outra marca recomendável a ter em conta.
Este modelo de G-Technology ArmorATD oferece 1 TB de espaço (existem versões com até 5 TB) com conexão USB-C ou Thunderbolt 3 conforme o teu computador necessite, com características de resistência interessantes.
Por exemplo, tem uma tripla camada que oferece resistência a choques, bem como proteção em ambientes selvagens contra chuva, poeira ou mesmo esmagamentos.
Além disso, é compatível com Mac e com Windows, sem necessidade de configurar nada nem formatar. A compatibilidade ideal para qualquer espaço de trabalho.
Transcend StoreJet 25M3S 2.5" 4TB USB 3.1
Outra alternativa de disco rígido de qualidade para fotógrafos é este modelo de Transcend StoreJet 25M3S. Um componente com até 4 TB de espaço, com conexão USB 3.1, para transmitir dados a alta velocidade (até 5 GBps) e com total estabilidade.
Inclui também proteção contra choques de três etapas, com capa de borracha de silicone, amortecedor de suspensão interno e caixa rígida reforçada.