
Abelardo González
Apaixonado por tecnologia e videojogos desde que peguei num comando de SNES e alucinei com o Super Mario World.
Especialista em computadores e gaming
Dragon Quest dá uma volta de 180º
Dragon Quest Monsters: The Dark Prince é a nova entrega da série Monsters, uma subsérie de Dragon Quest que propõe uma volta de 180º à forma habitual da franquia. Assim, com quase 40 anos de existência e inúmeros títulos que conquistaram milhões de jogadores, com este lançamento volta a cumprir-se a tónica habitual: a indústria pára quando um novo Dragon Quest surge no horizonte.
Tal é a paixão por esta saga que, desde o seu início em 1986 até hoje, os jogos da série conseguiram vender mais de 80 milhões de unidades. De facto, uma das histórias mais conhecidas da franquia ocorreu com o lançamento de Dragon Quest III, um título que provocou um absentismo escolar e laboral sem precedentes no país.
No entanto, Dragon Quest Monsters: The Dark Prince, como indicamos no início, perpetua a ideia de combater ao lado dos monstros em vez de lutar contra eles. E, por esse motivo, os jogadores da Nintendo Switch estão a poucos dias de poderem deitar a mão a uma das propostas mais esperadas do último mês do ano.
Do que trata a saga Dragon Quest Monsters?
A série principal, conhecida na América do Norte até ao lançamento do oitavo título como Dragon Warrior, coloca-nos no papel de um Herói que vive uma história cheia de fantasia, magia, monstros para derrotar e muitos outros tópicos do género. Além disso, a franquia é marcada pela união entre Yiju Horii (diretor), Akira Toriyama (desenhista e criador de Dragon Ball) e Kochi Sugiyama (compositor).
No entanto, a subsérie Monsters dista muito do que podemos ver na linha principal de Dragon Quest. Ao contrário do que acontece nesta, em Monsters os monstros são aliados em vez de inimigos. E, por esse mesmo motivo, a história e a jogabilidade são vividas de um prisma diametralmente oposto.
Frequentemente comparado com Pokémon pela sua enorme semelhança tanto no conceito como na jogabilidade, Dragon Quest Monsters: The Dark Prince é o primeiro título da série para consolas desde o lançamento de Dragon Quest Monsters: Joker 3, um jogo exclusivo do Japão que chegou à Nintendo 3DS em 2016.
Portanto, tendo passado quase uma década (embora tenham sido lançadas algumas propostas para o mercado móvel), a expectativa com a nova entrega da série é enorme. E, por esse motivo, milhões de jogadores da Nintendo Switch já têm marcado a vermelho no calendário a data de lançamento do título.
Data de lançamento e plataformas de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince
Editado e desenvolvido pela Square Enix, a empresa japonesa que surgiu da união entre Squaresoft e Enix (estes últimos criadores originais de Dragon Quest), aqueles interessados no título terão a oportunidade de o adquirir a partir do próximo 1 de dezembro. Assim, em apenas alguns dias, todos os seguidores da série Dragon Quest têm um encontro marcado no calendário.
Relativamente às plataformas, Dragon Quest Monsters: The Dark Prince será um exclusivo da Nintendo Switch. Portanto, os jogadores da híbrida da Nintendo serão os únicos que, pelo menos no lançamento, poderão entrar em Nadiria, território onde se desenrola a nova entrega da série.
Preço, edições e extras de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince
Como acontece com a maioria dos títulos actuais, as empresas disponibilizam aos interessados uma variedade de opções. Relativamente a esta entrega, como se pode ver no site oficial de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince, existem no total três opções diferentes:
- Edição standard (física): jogo completo disponível em lojas e comércios. Preço de venda recomendado: 59,99 euros.
- Edição standard (digital): jogo completo disponível na eShop da Nintendo Switch. Preço de venda recomendado: 59,99 euros.
- Edição deluxe (digital): jogo completo disponível na eShop da Nintendo Switch. Preço de venda recomendado: 85,99 euros.
No seu lançamento, estas são as três edições de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince disponíveis para a Nintendo Switch. Além disso, no que diz respeitopara a edição deluxe, o conteúdo extra que a empresa adiciona é o seguinte:
- A Topera (inclui um traje gótico).
- Ginásio do treinador Óptimo (inclui um casaco de pasteleiro).
- Tesouros temporizados (inclui uma cota monstruosa).
- Traje gótico bordô
- Anel de guerreiro x1
- Guloseimas de monstros x10
Juntamente com tudo o que foi mencionado, a Square Enix também quis incentivar as reservas com um extra de lançamento. Portanto, aqueles que reservaram o título ou o comprarem nos seus primeiros dias no mercado, terão a oportunidade de aceder às seguintes vantagens limitadas:
- Pacote Bom Pé
- Brincos siderais x1
- Óculos de erudito x1
- Bolas extra x3
A história de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince
Como mencionamos alguns parágrafos atrás, desta vez a história acontece em Nadiria. Lá, os jogadores poderão desfrutar de ambientes únicos com rios de lava borbulhante, misteriosas ruínas antigas e altíssimas torres de bolo. Como acontece com cada entrega da série, poderemos descobrir um mundo cheio de fantasia, magia e cor.
Devido a uma maldição, os heróis de Nadiria (como acontece com os títulos da série Dragon Quest Monsters) não podem fazer mal aos monstros. Por esse motivo, são obrigados a tornarem-se domadores de monstros para criar um exército que, em resumo, os acompanhe durante a batalha.
A jogabilidade de Dragon Quest Monsters: The Dark Prince
Assim, Dragon Quest Monsters: The Dark Prince introduzirá uma grande variedade de vilões com quem lutar. Além disso, permitirá aos jogadores explorar o território em busca de novas criaturas e, à medida que o grupo cresce, terão a possibilidade de recrutar bichos cada vez mais poderosos.
No novo título da série também será de vital importância o fator estratégico. Dependendo do clima e das estações, a escolha de monstros deverá inclinar-se para um lado ou outro da balança. De facto, até poderás encontrar ovos excepcionais com os quais incubar monstros únicos. E estes, por sua vez, serão chave para os confrontos contra os melhores monstros e heróis.
Por último, também terás a oportunidade de combinar bichos. Por um lado, poderás fazê-lo sem guia para te deixares surpreender e ver que tipo de criatura obténs; por outro, terás a opção de escolher que monstro desejas criar e, consequentemente, utilizar as bestas do teu grupo atual para consegui-lo.
Prepara-te para Dragon Quest Monsters: The Dark Prince
Se estás ansioso para descobrir que criaturas poderás domar e que histórias terão lugar em Nadiria, dá uma olhada no nosso catálogo de Nintendo Switch e Switch Lite. Por enquanto, a nova entrega da série só chegará ao híbrido da Nintendo, razão pela qual precisarás dessa consola para poder desfrutar deste título.
Além disso, também podes dar uma olhada na nossa seleção geral de Nintendo Switch, uma seção onde encontrarás jogos de Nintendo Switch, comandos para Nintendo Switch e, até mesmo, uma seleção de amiibo de Nintendo Switch, as figuras interativas mais populares da Grande N.