PcComponentes
Minha Conta

Google Pixel Watch 2 vs. Samsung Galaxy Watch 6: qual é o melhor?

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

A comparação definitiva entre os dois relógios inteligentes ideais para usuários Android: Google Pixel Watch 2 vs Samsung Galaxy Watch 6. Qual é o melhor?

Google Pixel Watch 2 vs. Samsung Galaxy Watch 6: qual é o melhor?

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Embora o Apple Watch se tenha tornado o ícone entre os relógios inteligentes, a verdade é que existem várias opções mais orientadas para utilizadores Android que também competem no segmento de topo e que podem rivalizar de igual para igual com o Apple Watch na batalha dos melhores smartwatches do mercado. Há dois que se destacam acima de todos os outros: o incombustível Samsung Galaxy Watch 6 e o novo Google Pixel Watch 2. Se estás à procura de um relógio inteligente de topo pensado para utilizadores com telemóveis Android, vamos tentar esclarecer-te como escolher entre estes dois grandes smartwatches.

Especificações técnicas Google Pixel Watch 2 vs Samsung Galaxy Watch 6

Dispositivo Google Pixel Watch 2 Samsung Galaxy Watch 6 40mm Samsung Galaxy Watch 6 44mm
Ecrã 1,2 polegadas AMOLED 1,3 polegadas AMOLED 1,53 polegadas AMOLED
Resolução - x - píxeis 320 PPI 432 x 432 453 PPI 480 x 480 453 PPI
Brilho 1.000 nits 2.000 nits 2.000 nits
Dimensões 41 x 41 x 12,3 mm 38,8 x 40,4 x 9 mm 42,8 x 44,4 x 9 mm
Peso 31 gramas 28,7 gramas 33,3 gramas
Material da caixa Alumínio Alumínio Alumínio
Material do vidro Gorilla Glass 5 Vidro de safira Vidro de safira
Resistência Submersível IP68 50 metros Submersível IP68 50 metros Certificado militar MIL-STD-810H Submersível IP68 50 metros Certificado militar MIL-STD-810H
Processador Qualcomm 5100 Exynos W930 Exynos W930
Memória interna 32 GB 16 GB 16 GB
Posicionamento GPS GLONASS GALILEO BDS QSZZ GPS GLONASS GALILEO BDS GPS GLONASS GALILEO BDS
Sensores Acelerómetro Giroscópio Medidor cardíaco Altímetro Bússola Medidor de oxigénio no sangue Termómetro corporal Condutância da pele Acelerómetro Giroscópio Medidor cardíaco Altímetro Bússola Medidor de oxigénio no sangue Termómetro corporal Medidor de tensão arterial Acelerómetro Giroscópio Medidor cardíaco Altímetro Bússola Medidor de oxigénio no sangue Termómetro corporal Medidor de tensão arterial
Conectividade WiFi 4 Bluetooth 5.0 NFC LTE eSIM WiFi 4 de banda dupla Bluetooth 5.3 NFC LTE eSIM WiFi 4 de banda dupla Bluetooth 5.3 NFC LTE eSIM
Bateria 302 mAh 300 mAh 425 mAh
Carga 80% em 45 min por cabo 10 W Sem fios Qi 10 W Sem fios Qi
Preço A partir de 350 euros A partir de 250 euros A partir de 270 euros

A batalha pelo design Google vs Samsung

A competir para ver qual dos dois relógios é melhor, não há dúvida de que um elemento chave na comparação é o design, pois no final é um dos aspectos mais relevantes num acessório que deve servir como um complemento de moda e não apenas como um dispositivo inteligente.

O Google Pixel Watch 2 mantém esse design minimalista da versão anterior, mas faz isso otimizando coisas que foram deficiências na geração anterior. Temos novamente um design circular, muito comum nos relógios Android. Muda o material da caixa, passando de um aço inoxidável resistente e pesado para um alumínio leve mas um pouco menos resistente. Ainda assim, a sua camada Gorilla Glass 5 deveria ser suficiente para evitar riscos. Os biséis curvos fazem com que o relógio pareça ter uma borda infinita e que praticamente parece desaparecer do pulso. Isso, juntamente com o facto de ser um relógio bastante compacto, e que agora é mais leve, dá ao Google Pixel Watch 2 um aspeto muito minimalista, procurando torná-lo num acessório fácil de usar. E tudo isto apesar de a caixa ser maior do que a da versão compacta do relógio da Samsung, atingindo os 41 mm.

Por outro lado, o Samsung Galaxy Watch 6 apresenta-se como um relógio um pouco mais exagerado do que o Google Pixel Watch 2, apesar de depois em espessura não o ser. Se és daqueles que considera que o ideal é que os relógios inteligentes sejam de grande formato, vais gostar mais deste modelo. Não só tem um ecrã maior, como também está disponível em duas versões, uma pequena e mais compacta e outra maior: 40 e 44 mm. E ambas têm um ecrã maior. E tudo isto sem esquecer o vidro frontal de safira e a certificação militar...

Como escolher entre os dois pelo design?

Se queres um relógio elegante, pequeno, confortável de usar, e que pareça mais um acessório de moda do que um computador desportivo, o Google Pixel Watch 2 é a melhor opção. Por outro lado, se queres um relógio capaz de resistir a tudo e com o qual possas ir até ao fim do mundo, o Samsung Galaxy Watch 6 é a melhor opção. Até existem duas opções diferentes dependendo de se queres um tamanho mais compacto ou um formato maior. Por isso, ainda dá alguma margem. Claro, e como não poderia deixar de ser, a escolha final será sempre uma questão de gosto pessoal.

De outra forma, ambos oferecem a possibilidade de trocar as braceletes de forma muito simples, permitindo-nos mudar num instante o look do relógio de um aspeto elegante para um informal ou de uma função de acessório de moda para uma função desportiva.

Comparação estética entre os dois relógios

Um ecrã que dá a cara: Pixel Watch 2 vs Galaxy Watch 6

Cada um destes dois smartwatches foi desenhado com uma ideia claramente diferente. E pode-se dizer que é o ecrã que dá a cara para mostrar qual é a abordagem de cada marca. O Google opta por levar a bandeira de ser a alternativa de smartwatch pequeno e confortável de usar em comparação com os cada vez maiores Apple Watch e Galaxy Watch. Tenta demonstrar que é possível fazer um relógio realmente inteligente num design compacto. O problema é que à primeira vista isso também lhe dá um look aparentemente mais barato. Afinal de contas, temos um dos ecrãs mais pequenos vistos num smartwatch nos últimos anos. E é de apenas 1,2 polegadas, com uma densidade de píxeis um pouco baixa, de cerca de 320 PPI. No entanto, brilha com luz própria, nunca melhor dito, alcançando os 1.000 nits de brilho e facilitando assim a visualização do ecrã ao ar livre. Com tecnologia AMOLED e a função Always-On, iguala-se ao que se pode esperar de qualquer smartwatch de gama alta.

O Samsung Galaxy Watch 6 tem um ecrã maior. Existem duas versões dependendo do tamanho da caixa exterior: 40 e 44 milímetros. A primeira versão tem um ecrã de 1,3 polegadas, enquanto a segunda tem um ecrã de 1,53 polegadas. E embora o nível de brilho do relógio do Google seja alto, o do Samsung duplica-o, chegando aos 2.000 nits. A diferença de tamanho entre a versão maior do Samsung e o Google Pixel Watch 2 é notável. Certamente não vamos jogar com o relógio da Samsung, mas quando se vai fazer o investimento que qualquer um destes dois relógios implica, pode ser que o fator de considerar que um ecrã de maior formato oferece mais possibilidades. E a diferença de resolução é importante.

Embora seja verdade que em tecnologia AMOLED e funções Always-On podem estar igualados, a resolução dos relógios da Samsung é superior: 432 x 432 no compacto e 480 x 480 no maior. A densidade de píxeis e, portanto, de nitidez, é importante: 320 PPI para o relógio do Google (dados oficiais) e 453 PPI para o relógio da Samsung nas suas duas versões. Claro que, o ecrã também exige mais recursos de energia, e assim chegamos ao próximo grande aspeto.

A autonomia: Galaxy Watch 6 vs Pixel Watch 2

Sempre pensei que um smartwatch não é realmente útil se não for capaz de oferecer pelo menos dois ou três dias de autonomia sem que tenha que se estar a pensar em carregá-lo todas as noites. Não me parece nada útil um relógio que tem funções de medição de oxigénio no sangue e monitorização do sono se tenho que o tirar para carregar porque na manhã seguinte quero que continue ligado. A autonomia é uma característica chave em todo o smartwatch, e vale a pena renunciar a algumas funções se em troca se obtém uma maior duração da bateria.

Esta era uma carência do Google Pixel Watch original, mas melhorou de forma notável no Google Pixel Watch 2. É simples. Com um ecrã menor e de resolução inferior, deveria ter mais autonomia que o Samsung. No entanto, o surpreendente é que também não consegue melhorar muito os números do Samsung Galaxy Watch 6. O software do Galaxy está otimizado há muito tempo pela Samsung e é uma boa opção se não começarmos a ativar funções como o GPS, ou optarmos pela versão com conectividade móvel.

Mesmo contando com o mesmo Wear OS 4.0 como sistema operativo, a camada de personalização Samsung One UI Watch 5 está melhor otimizada. Num relógio com mais ecrã consegue números de autonomia semelhantes, alcançando cerca de 24 horas completas com a função Always-On ativada, e quase 40 com a função desativada. No caso do Galaxy Watch 6 de 44mm a sua superioridade em bateria está justificada, pois sendo maior tem uma bateria de maior capacidade. Mas em qualquer caso, o Google só consegue igualar a Samsung no aspeto da autonomia.

Ecrã do Google Pixel Watch 2

Desempenho igualado

Como não vamos fazer mineração de criptomoedas, a análise do desempenho de ambos os relógios não é especialmente relevante. Ambos contam com processadores desenhados especificamente para smartwatches. É verdade que o processador do Galaxy Watch 6 é um Exynos W930 desenhado pela Samsung, mas não se pode dizer que o Google não tenha tido capacidade para desenvolver o Qualcomm 5100 em colaboração com a empresa americana. Talvez o aspeto mais notável neste caso resida na memória interna. O Google Pixel Watch 2 conta com 32 GB enquanto que o Samsung Galaxy Watch 6 fica nos 16 GB. Não é muito relevante porque não vamos encher nenhum dos dois de aplicações, mas pode ser chave para aquelesque querem levar música no relógio para ouvi-la sem a necessidade de levar o telemóvel quando vão correr ou fazer desporto.

Funções desportivas e médicas: empate técnico

Não há necessidade de dizer que ambos os relógios têm conectividade de posicionamento por satélite nos seus diferentes protocolos: GPS, GLONASS, GALILEO, BDS, bem como acelerómetro, giroscópio, monitor de ritmo cardíaco, altímetro, bússola, medidor de oxigénio no sangue, e capacidade para medir a temperatura corporal. A isto temos que adicionar a função de eletrocardiograma certificado, que está presente nos dois relógios. Como detalhes curiosos temos a possibilidade de medir a tensão do Samsung Galaxy Watch 6. Por outro lado, o Google Pixel Watch 2 tem um medidor de condutância da pele, que ajuda a monitorizar melhor a resposta do corpo ao fazer desporto ou ao encontrar-nos numa situação de perigo. Também tem posicionamento por satélite QZSS. Para usos específicos pode ser útil, mas traz pouco para o utilizador padrão.

Qual relógio é mais inteligente?

Além disso, o relógio da Google tem uma coroa rotativa com resposta háptica semelhante à que está presente no Apple Watch. Certamente a Samsung teve em seu momento um bisel rotativo para todo o frontal, mas mais tarde simplificou e encontramos apenas dois botões físicos numa lateral. Claro, em ambos os casos temos o ecrã táctil, que é o modo que mais utilizaremos o relógio. As funções dos botões físicos são especialmente úteis quando não podemos usar o ecrã táctil, como na natação ou quando usamos luvas em desportos como o esqui. Embora a Samsung não tenha coroa rotativa, a verdade é que ter um botão a mais pode ser mais útil para adicionar uma segunda opção que não seja apenas parar a atividade, como pode ser fazer uma pausa temporária, ou ativar um modo de bloqueio de ecrã.

Qual inclui melhor software?

Só resta falar das aplicações. Mas aqui há pouco a dizer. Ambos têm Wear OS 4 como sistema operativo, o que significa que, a priori, é possível instalar nos dois as mesmas aplicações. Onde vemos diferenças a favor de um e de outro? O relógio da Google inclui funções de Fitbit premium com uma subscrição incluída de 6 meses. Fitbit já era uma referência no mundo da monitorização desportiva, e desde que a Google a comprou é um extra interessante para os seus relógios. Ainda assim, nada impede de ter Fitbit premium também com as suas funções para o Samsung Galaxy Watch 2. Por outro lado, o relógio da Samsung inclui algumas funções que se integram perfeitamente com a camada de personalização que encontramos também nos telemóveis da Samsung.

Como escolher entre o Google Pixel Watch 2 e o Samsung Galaxy Watch 6?

Nunca existe um dispositivo perfeito. E temos que dizer que no caso destes dois relógios inteligentes também não há grandes diferenças. Na minha opinião pessoal, eu escolheria o Samsung Galaxy Watch 6. Só o facto de já terem seis versões é prova de que há mais experiência. Isso vê-se apenas no facto de que tem apenas dois botões físicos e não mais floreados. O ecrã maior é um extra a ter em conta, e acredito que tendo ambos Wear OS 4, os adicionais que a Samsung possa ter feito valem mais a pena do que não ter esse extra no Google Pixel Watch 2.

Agora, tens um telemóvel Pixel da Google? Não hesites nem um momento, vai para o Pixel Watch 2. Tens um Samsung? Vai para o Galaxy Watch 6. A única dúvida surge se tens qualquer outro Android. E neste caso a decisão dependerá realmente de se preferes optar por um design um pouco mais tradicional e semelhante a um relógio padrão, como é o Samsung Galaxy Watch 6, ou um design um pouco mais minimalista como o do Google Pixel Watch 2. E de facto, há uma chave ainda mais importante. Os relógios inteligentes parecem-te demasiado grandes? Compra o relógio da Google. Pensas, como eu, que o lógico é que um relógio inteligente tenha um grande ecrã? Compra o Samsung.

post
BOFU