PcComponentes
Minha Conta

GtG, conheça este tempo de resposta para comprar o seu monitor gaming PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Em monitores de jogos, temos um valor chamado tempo de resposta que é super importante, medido em GtG ou MPRT. Muitos especialistas afirmam que GtG é a medida a ser considerada neste assunto, por isso dedicamos esta entrada para que você mesmo/a decida.

You didn't provide any text to translate. Could you please provide the text you want to translate from Spanish to European Portuguese?

Ángel Aller

— Geek inconformista.

Especialista em computadores e gaming

O que é GtG ou Grey-to-Grey?

GtG é um método de tempo de resposta que mede o tempo que um pixel demora a passar de um tom cinzento para outro tom de cinza. Verás isso especificado na ficha técnica do monitor, embora nem sempre o vejas refletido como tal pelo fabricante. 

Aqui surge o conceito "gradação média", que é um fenómeno pelo qual os pixels não estão completamente inativos. A maioria dos monitores no mercado são LCD-LED e têm cerca de 256 gradações de cinza, considerando-se que os tempos de resposta GtG são mais rápidos. 

Como se mede? A transição de um tom de cinza para outro tom de cinza é medida tomando diferentes sequências de tempo; depois, calcula-se uma média e determina-se qual é o tempo (em ms) que um pixel demora a mudar de cor.

As marcas usam GtG ou MPRT para especificar o método pelo qual mediram o tempo de resposta que anunciam no modelo, mas vamos descobrir mais sobre por que o GtG está em menos modelos. Com o GtG determinamos quão rápido o monitor pode acompanhar o ritmo do jogo, pois há títulos em que o ritmo das imagens é frenético, bem como existe algum desfoque entre elas. 

Logicamente, quanto menor for o valor GtG no tempo de resposta, melhor será o monitor porque poderá ser mais rápido na sua tarefa. 

Mas, o que é o tempo de resposta de um monitor?

tempo de resposta o que é

Explicamos o que é o tempo de resposta num post à parte, mas convém aprofundar um pouco mais sobre ele nesta ocasião. O tempo de resposta é o tempo que o monitor demora a mudar de uma cor para outra. Esta transição é expressa em milissegundos e quanto menor for este valor, mais clara será a imagem à medida que ocorrem muitas mudanças. 

Sempre damos o mesmo exemplo: o personagem que aparece na cena de repente ou o jogo de condução em que surgem muitos efeitos dinâmicos. Se o tempo de resposta for alto (mais de 5 ms), ocorre um rasto ou ghosting nos objetos que se movem, enquanto que se for baixo, vemos uma imagem mais clara.

No campo do gaming, isto é fundamental para evitar que a experiência de jogo seja prejudicada; se formos para um contexto de eSports, é ainda mais importante para a precisão que os profissionais requerem. 

O tempo de resposta não é relevante apenas para o gaming, mas também para outros aspetos. Os videógrafos ou câmaras estão interessados neste valor tanto pelo seu interesse, como por dores de cabeça ou fadiga visual. Para isso, existem filtros de luz azul, como as famosas certificações da TÜV Rheinland ou outras tecnologias que as próprias marcas de monitores incluem. 

MPRT, o outro método de tempo de resposta

Sabemos que muitos modelos vêm com o tempo de resposta medido pelo método MPRT, por isso entendemos que possas ter dúvidas. As siglas de MPRT significam Moving Picture Response Time, que é o tempo de resposta da imagem em movimento. Aqui não há cinzas, mas sim é o tempo que um pixel demora a mudar de cor e depois voltar à cor original. 

Alguns argumentam que é uma medida mais precisa porque é um método que calcula o tempo que um pixel demora a voltar à cor original. O procedimento é o seguinte:

  1. Mostra-se uma imagem em movimento com um fundo preto.
  2. Mede-se o tempo que o pixel demora a passar de um frame para o seguinte, enquanto a imagem continua visível. 

A crítica sempre foi dirigida ao facto de não se poder comparar a 100% o tempo de resposta dos monitores gaming porque alguns modelos usam GtG e outros MPRT. Da mesma forma, embora seja mais raro, podemos ver milissegundos num tempo de resposta que foi medido com um método diferente de GtG ou MPRT.

O equilíbrio entre taxa de atualização e tempo de resposta

gtg

O ideal num monitor gaming é encontrar um modelo que ofereça uma boa taxa de atualização com um tempo de resposta baixo; normalmente, 144 Hz e 1 ms. Dito isto, é sempre melhor reduzir o tempo de resposta ao máximo possível, encontrando monitores com 0.5 ms ou até menos.

Por que é um desafio isto? Quanto mais resolução e hertz tiver um monitor, mais MPRTterás. O inimigo disto é o motion blur ou desfocagem de movimento, um fenómeno que a NVIDIA quis terminar com a sua tecnologia ULMB. Dito isto, existem outras tecnologias semelhantes no mercado que não são da NVIDIA.

Além disso, AMD FreeSync ou NVIDIA G-SYNC permite dar um descanso ao monitor porque temos os Hz e os frames da GPU sincronizados para evitar stuttering ou tearing.

Já sabes que na PcComponentes temos um compromisso gaming contigo, por isso mantemos sempre o nosso catálogo de monitores gaming com tempos de resposta competitivos, seja GtG ou MPRT, não os percas!

post
BOFU