Instalar e configurar o Windows 10 pode parecer uma tarefa complicada à primeira vista, mas nada poderia estar mais longe da realidade. É algo bastante simples, especialmente se tiveres um guia claro e compreensível.
Atualmente, muitos modelos de laptops profissionais ou laptops para jogos vêm sem um sistema operativo instalado. O sistema operativo, que geralmente é o Windows ou o Mac OS nos computadores da Apple, é adquirido separadamente em muitos computadores destinados a funcionar com o Windows 10.
Normalmente, quando queríamos atualizar nosso sistema operativo para a versão seguinte ou quando compramos um novo equipamento que precisa ser instalado com o Windows 10, pensávamos em levá-lo a uma loja de reparos ou entrar em contato com um profissional técnico para realizar a tarefa. No entanto, garanto-te que isso é coisa do passado; agora tens um guia como este que explica passo a passo como instalar e configurar o Windows 10 no teu equipamento, assim como os requisitos mínimos que o teu computador deve ter para realizar a instalação do Windows do zero. Toma nota.
Requisitos mínimos para a instalação do Windows 10
Antes de começares a instalar o Windows 10 no teu PC o portátil, deves verificar se o teu computador atende aos requisitos mínimos de compatibilidade e especificações necessários. Quer estejas a comprar um novo laptop sem sistema operativo instalado ou tenhas um computador antigo com uma versão anterior ao Windows 10, será necessário atualizar ou instalar o sistema operativo se quiseres desfrutar de todas as características e benefícios do novo sistema.
A cada atualização, são corrigidos erros do sistema anterior, por isso é altamente recomendável. Abaixo, podes ver os requisitos mínimos necessários para um computador executar o Windows 10, assim como os requisitos do sistema recomendados para utilizar o Windows 10 de forma eficiente.
Felizmente para os utilizadores de laptops com Windows anterior ao 10, os requisitos mínimos do Windows 10 são os mesmos que os do Windows 8 ou Windows 8.1. Estes são:
- Processador: Pelo menos 2GHz
- RAM: 1GB para 32 bits e 2GB para sistemas operativos de 64 bits
- Disco rígido: 16GB para 32 bits e 20GB para sistemas operativos de 64 bits
- Placa gráfica: DirectX 9 com controlador WDDM
Se o hardware do teu computador atender a estes requisitos, podes instalar e executar o Windows 10 sem qualquer problema.
Requisitos do sistema recomendados para o Windows 10 em detalhe
- Velocidade do processador: A velocidade do processador determina a rapidez com que o computador processa a informação. O Windows 10 requer uma velocidade de processador de pelo menos 1 GHz. Embora o requisito de processador seja baixo, é recomendável manter um processador com uma classificação mais alta. Se jogas jogos ou usas aplicações e software que exigem muita CPU, como programas de design em 3D, é melhor ter uma velocidade de processador de 2 GHz ou superior.
- RAM: Para um sistema operativo de 32 bits, o computador deve ter pelo menos 1 GB de RAM. Para o sistema operativo de 64 bits, são necessários pelo menos 2 GB. Valores mais altos de RAM tornam o computador mais eficiente. Mais RAM também significa que o computador pode executar confortavelmente várias aplicações. Para jogos e outras aplicações que consomem memória, é necessário mais RAM.
- Espaço no disco rígido: Para a versão de 32 bits do Windows 10, são necessários pelo menos 16 GB de espaço no disco rígido, e para a versão de 64 bits do Windows 10, o computador deve ter pelo menos 20 GB de espaço no disco rígido. Se guardares muitos ficheiros grandes como filmes, músicas, jogos, etc., o computador deve ter um disco rígido maior.
- Placa gráfica: É necessário qualquer dispositivo gráfico Microsoft DirectX 9 com controlador WDDM para executar o Windows 10. Alguns jogos e programas podem exigir DirectX 10 ou superior para um desempenho ideal.
Requisitos adicionais
1. Vais precisar de uma ligação à Internet e uma resolução de ecrã de 1024 x 768 se quiseres aceder à loja do Windows para descarregar e executar aplicações. Para reproduzir DVDs, é necessário um software de reprodução independente.
2. Se quiseres instalar o Windows 10 de 64 bits num PC de 64 bits, o teu processador deve ser compatível com CMPXCHG16b, PrefetchW e LAHF/SAHF.
Como instalar o Windows 10 do zero passo a passo
- Certifica-te de que o meio de instalação do Windows 10 está ligado. Para poderes instalar o Windows 10, o ficheiro de instalação deve ser carregado numa unidade flash ou num disco, e a unidade flash ou o disco deve ser inserido no computador.
- Abre o menu Iniciar. Clica no ícone do Windows no canto inferior esquerdo do ecrã ou pressiona a tecla ? Win.
- Clica no ícone de alimentação. Este é o círculo com uma linha atravessando a parte superior e que está no canto inferior esquerdo da janela Iniciar.
- Clica em Reiniciar. Está no menu pop-up acima do ícone de alimentação. Ao fazê-lo, o computador será reiniciado.
- Mantém pressionada a tecla Del ou F2 para entrar nas configurações. Esta tecla pode ser diferente; a maioria dos computadores exibirá uma mensagem ao iniciar que diz "Pressiona [tecla x] para entrar nas configurações" ou algo semelhante, portanto, procura esta mensagem quando o computador reiniciar para confirmar a tecla que deves pressionar para aceder à BIOS.
- Consulta o manual do PC ou a página de suporte online para confirmar a tecla da BIOS do teu dispositivo.
- Navega até à aba de arranque. Utiliza as teclas de seta para selecioná-la.
- Na aba de arranque, pode ser indicado "Opções de arranque", dependendo do fabricante do computador. Seleciona um dispositivo de arranque. Aqui encontrarás algumas opções:
-
- Para uma unidade flash USB, seleciona a opção "Dispositivos removíveis".
- Para uma instalação de disco, seleciona a opção "Unidade de CD-ROM".
- Pressiona a tecla + até que a tua opção de arranque esteja no topo. Quando os "Dispositivos removíveis" ou a "Unidade de CD-ROM" estiverem no topo da lista, o computador selecionará essa opção como a sua opção de arranque padrão.
- Em alguns computadores, em vez disso, poderás pressionar uma das teclas de função (por exemplo, F5) para mover uma opção para o topo do menu. A tecla aparecerá no lado direito do ecrã.
- Guarda as tuas configurações. Deverás ver uma indicação da tecla (por exemplo, F10) na parte inferior do ecrã que se correlaciona com "Guardar e Sair"; ao pressioná-la, deverás guardar as tuas configurações e reiniciar o teu computador.
- Aguarda que o teu computador reinicie. Assim que o computador terminar de reiniciar, verás uma janela aqui com os seus dados geográficos. Estás pronto para começar a configurar a instalação do Windows 10.
- Clica em Seguinte quando for solicitado. Também podes alterar as opções desta página (por exemplo, idioma de configuração) antes de continuar, se necessário. Clica em Instalar agora.
- Insere a chave do Windows 10 e clica em Seguinte. Se não tiveres uma chave do Windows 10, clica em Ignorar no canto inferior direito do ecrã.
- Clica na caixa "Aceitar" e em Seguinte. Isto indica que aceitas os termos de utilização.
- Clica em Atualizar. Está na parte superior da janela "Que tipo de instalação queres?". Esta opção instala o Windows 10 mantendo os ficheiros, aplicações e configurações.
- Em alternativa, podes clicar em Personalizar para realizar uma instalação limpa do Windows 10 no teu computador. Ao fazê-lo, ser-te-á pedido que escolhas uma partição para formatar antes de continuar.
- Aguarda que o Windows 10 seja instalado. Este processo pode demorar entre meia hora e várias horas, dependendo do sistema operativo anterior do teu computador e da velocidade de processamento.
- Segue as instruções de configuração exibidas no ecrã. Depois de o Windows 10 ser instalado no computador, poderás personalizar as configurações (por exemplo, região, idioma preferido, configuração de localização, etc.). Após concluir este processo, serás levado para o ambiente de trabalho do teu computador.
- Podes também clicar em Configuração rápida para configurar o Windows 10 com as configurações recomendadas.
Como atualizar os drivers no Windows
As atualizações de drivers para o Windows 10, juntamente com muitos dispositivos como adaptadores de rede, monitores, impressoras e placas de vídeo, podem ser facilmente descarregadas e instaladas automaticamente através do Windows Update.
É provável que já tenhas os drivers mais recentes, mas se quiseres atualizar ou reinstalar manualmente um driver, aqui estão as instruções:
- Utiliza o Gestor de Dispositivos para atualizar o controlador.
- No campo de pesquisa da barra de tarefas, insere e seleciona Gestor de Dispositivos.
- Seleciona uma categoria para ver os nomes dos dispositivos e, em seguida, clica com o botão direito (ou mantém pressionado) no dispositivo que desejas atualizar.
- Seleciona Procurar automaticamente software de driver atualizado.
- Seleciona Atualizar driver.
- Se o Windows não encontrar um novo driver, podes procurar um no site do fabricante do dispositivo e seguir as suas instruções.