![](https://img.pccomponentes.com/pcblog/8289/autor-emmanuel-jimenez.jpg)
Emmanuel Jiménez
— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.
O mundo dos videojogos está a mudar. E está a fazê-lo numa direção que talvez não fosse a esperada há alguns anos. Embora parecesse que o jogo em streaming seria o futuro para deixar para trás o jogar num PC ou com uma grande consola de mesa, este ano de 2025 deixou claro que há um novo concorrente, que tem o melhor de ambos os mundos: a potência de um PC gaming, e a portabilidade de uma consola portátil. Sim, comprar computadores portáteis para jogos é uma decisão que precisa de ser amadurecida, e esse processo é mais simples se optares por uma destas consolas, capazes de mover jogos exigentes proporcionando uma experiência fluida. Tanto que poderíamos incluí-las na nossa lista de pechinchas de portáteis.
As duas mais relevantes no mercado são a nova Lenovo Legion GO e a ASUS Rog Ally. E comparamo-las para te ajudar a decidir entre uma ou outra e para que entendas tudo o que estes dispositivos podem oferecer-te. Estão, sem dúvida, entre as melhores consolas portáteis atualmente.
Lenovo Legion GO, uma Nintendo Switch superpotente
Se há algo em que a Lenovo apostou com o seu novo dispositivo é em oferecer uma versão avançada e muito mais potente do que é a Nintendo Switch. E isso é precisamente o que estes dispositivos oferecem, embora com certas diferenças entre cada um dos modelos disponíveis. A Lenovo Legion GO oferece diferentes modos de jogo para ser um dos dispositivos gaming mais versáteis do mercado.
Para começar, tenta agregar a potência de um PC gaming num dispositivo compacto. É lógico que seja difícil competir com um grande equipamento devido a limitações de refrigeração e de energia. Mas mesmo assim esta Lenovo Legion GO é capaz de executar videojogos AAA graças aos seus componentes internos. Destaca-se especialmente o processador AMD Ryzen Z1, existindo uma versão avançada com o AMD Ryzen Z1 Extreme com 8 núcleos e 16 threads capaz de alcançar uma potência de processamento de 8,3 Teraflops. Por sua vez, integra a placa gráfica RDNA 3, e uma memória RAM DDR5X de 16 GB, bem como um SSD de 512 GB.
Graças a tudo isto pode integrar Windows 11 como plataforma base para executar todos os jogos avançados do mercado. São números impressionantes para um dispositivo que é um pouco maior do que um telemóvel mas que não se aproxima sequer do tamanho de um portátil. E não é que tenhas que jogar com uma má qualidade de imagem. A Lenovo Legion GO integra um ecrã multitáctil de 8,8 polegadas com resolução QHD+. Algo a destacar desta consola é a possibilidade de selecionar com que resolução queremos jogar, podendo passar de 1600p para 800p, algo ideal para otimizar entre resolução e desempenho, dependendo do modo de jogo que estamos a utilizar e de se queremos mais ou menos consumo de energia, ou queremos uma maior fluidez de atualização. E o surpreendente é que podemos alcançar uma frequência de atualização de 144Hz.
Fazíamos referência à Nintendo Switch porque esta Lenovo Legion GO não se parece com a consola da Nintendo apenas no facto de ser uma portátil com os comandos nas laterais do ecrã. Além do anterior, a consola também pode ser ligada a um ecrã maior como uma televisão para ser utilizada em modo de mesa, o que é ideal quando estamos em casa e queremos jogar num grande ecrã ou quando queremos jogar jogos sociais com amigos. Mas além disso também é possível separar os comandos do ecrã para jogar com eles em modo sem fios, deixando a consola na mesa. Com um preço de 799 euros, torna-se uma das novidades mais destacadas do mundo gaming deste 2025, e uma das novas formas de jogar videojogos que poderia tornar-se na tendência.
![Lenovo-Legion-Go-AMD-Ryzen-Z1-Extreme-16GB/512GB-Consola-Portátil-8.8" Lenovo-Legion-Go-AMD-Ryzen-Z1-Extreme-16GB/512GB-Consola-Portátil-8.8"](https://thumb.pccomponentes.com/w-530-530/articles/1080/10800052/1702-lenovo-legion-go-amd-ryzen-z1-extreme-16gb-512gb-videoconsola-portatil-88.jpg)
Lenovo Legion Go AMD Ryzen Z1 Extreme 16GB/512GB Consola Portátil 8.8"
ASUS ROG Ally, uma pioneira como equipamento gamer portátil
Um pouco antes chegou a Asus ROG Ally, que foi pioneira como consola portátil potente no mercado, e que partilha muitas características com a anterior Lenovo Legion GO. Embora talvez pelo facto de ter chegado um pouco antes tenha a desvantagem de que falta algumas características quesim, tem o Lenovo Legion GO que veremos a seguir.
Neste caso, também encontramos o processador que é o rei nesta categoria de dispositivos, como é o caso do AMD Rzyen Z1, também disponível na sua versão Extreme com as mesmas especificações. Também temos a mesma gráfica RDNA 3 e a RAM DDR5X de 16 GB. Dependendo da configuração escolhida, podemos optar por uma memória SSD de até 512 GB. O ecrã é um pouco menor do que o anterior, ficando nas 7 polegadas. Embora isto possa ser notado também se procuras uma consola um pouco mais compacta. Não temos a vantagem da densidade de píxeis que encontraríamos se tivesse a mesma resolução num tamanho menor, porque neste caso também baixa a resolução até Full HD 1080p.
De qualquer forma, uma boa resolução para jogar, especialmente se tivermos em conta que no modo portátil teremos quase sempre que baixá-la se quisermos alcançar uma frequência de atualização ótima. A propósito, os 120 Hz de atualização desta consola também não estão ao nível do Lenovo Legion GO. Ainda assim, é uma boa consola. E o seu design destaca-se por ter dado especial relevância à localização dos botões para oferecer uma experiência de jogo sólida, bem como pela inclusão de dois ventiladores em vez de um para obter uma grande refrigeração.
Neste caso, não temos a possibilidade de separar os comandos da consola, por isso a possibilidade de jogar no modo de mesa quando estamos fora de casa fica um pouco limitada, embora possamos conectá-la a um ecrã para jogar com um comando externo ou para jogos sociais. O seu preço de 699 euros torna-a um pouco mais económica do que a sua rival da Lenovo, embora haja alguns aspetos a ter em conta em cada uma destas consolas que as diferenciam entre si.
O que destaca na Lenovo Legion GO
Dentro do que já mencionámos anteriormente, destaca-se o facto de poder separar os comandos para jogar no modo sem fios. Mas também temos que destacar o ecrã maior, chegando às 8,8 polegadas, e a resolução superior alcançando os 1600p. Além disso, temos também algumas características que destacam a Lenovo Legion GO que não mencionámos ao falar das suas características gerais. Por exemplo, tem um modo de jogo especial para os títulos pensados para jogar com teclado e rato. O comando esquerdo inclui as teclas WASD, por isso pode ser colocado numa mesa para ter o mesmo controlo de direção que teríamos se jogássemos com teclado. E além disso, o comando direito pode ser usado como um rato vertical, com o qual poderíamos controlar o ângulo de visão. Por outro lado, temos que destacar a possibilidade de usar a consola com os Legion Glasses.
Trata-se de uns óculos de realidade virtual que se conectam à consola e com os quais podemos jogar sem necessidade de qualquer outro ecrã, mas vendo diante dos nossos olhos em realidade virtual todo o jogo. Pode-se jogar jogos padrão, como se tivéssemos o ecrã à nossa frente, ou pode-se jogar jogos desenhados especificamente para realidade virtual.
O que destaca na Asus ROG Ally
Tem que se reconhecer que se alguém analisa as características técnicas de ambas as consolas, é difícil destacar características da Asus ROG Ally que a façam brilhar sobre a Lenovo Legion GO, pelo menos no que diz respeito à capacidade para jogar propriamente dita. No entanto, é verdade que o facto de a consola da Asus ser mais pequena também ajuda a que seja mais portátil. Se estás a considerar a compra de um destes dispositivos é porque procuras que seja portátil, e a da Asus é mais pequena. Também é mais leve, e conseguiu-se reduzir bastante o peso, chegando a pesar quase 300 gramas menos, sem chegar aos 700 gramas, em comparação com os quase 900 gramas que pesa a Lenovo.
Claro, a diferença de preço é um fator a ter em conta. É verdade que 100 euros de diferença num dispositivo destas características não é tão relevante, mas pode ser algo a valorizar. Mas talvez o mais notável seja a possibilidade de usar a Asus ROG Ally em combinação com a placa gráfica externa da Asus. Esta é notavelmente cara para considerarmos comprá-la apenas para jogar com a consola. Mas se já a temos para jogar com o portátil, então não há dúvida de que a Asus ROG Ally é a melhor opção. Significa levar o desempenho gráfico desta consola ao próximo nível.
Como escolher entre Lenovo Legion GO e Asus ROG Ally?
100 euros de diferença e os dispositivos externos que estivermos dispostos a comprar ou que já temos são a chave para escolher entre uma ou outra, bem como o facto de se valorizarmos ter um ecrã maior para jogar. A priori, a portabilidade que as 7 polegadas proporcionam em relação às 8,8 polegadas não compensa o não ter um ecrã de maior formato. De facto, os videojogos ainda estão desenhados para serem jogados num ecrã grande, por isso é de apreciar um tamanho superior mesmo que procuremos um equipamento portátil para jogar. Por outro lado, a questão dos dispositivos externos é simples. A não ser que tenhas o cartãográfica externa da Asus ou pensas em comprá-la porque o papel que pode desempenhar para jogar com o teu portátil faz com que seja uma compra interessante, a longo prazo será sempre uma opção que oferece mais possibilidades do que os óculos da Lenovo, por proporcionar uma experiência de jogo diferente. Ainda assim, há razões para escolher entre ambos os equipamentos, por isso a decisão fica, como sempre, do teu lado.
Comparação de especificações técnicas
Dispositivo | Lenovo Legion GO | Asus ROG Ally |
---|---|---|
Ecrã | 8,8 polegadas IPS 2.560 x 1.600 píxeis 144 Hz | 7 polegadas IPS 1.920 x 1.080 píxeis 120 Hz |
Processador | AMD Ryzen Z1 (versão futura) AMD Ryzen Z1 Extreme | AMD Ryzen Z1 (versão futura) AMD Ryzen Z1 Extreme |
Tecnologias de memória | RAM: LPDDR5X Interna: SSD M.2 PCIe Gen 4 Expansível por MicroSD até 2 TB | RAM: LPDDR5 Interna: SSD M.2 PCIe Gen 4 Expansível por MicroSD até 2 TB |
Memória: RAM + interna | 16 GB + 512 GB | 16 GB + 512 GB |
Capacidade da bateria | 49,2 Wh Comandos: 900 mAh | 40 Wh |
Dimensões (largura x altura x profundidade) | 299 x 131 x 40,7 mm (com comando) 210 x 131 x 20,1 mm (só base) | 288 x 111 x (21,2-32,4) mm |
Peso | 854 gr com comando (640 gr sem comando) | 608 gramas |
Multimédia | 2 altifalantes de 2 W Microfone de curto alcance | 2 altifalantes Dolby Atmos |
Conectividade | WiFi 6E Bluetooth 5.1 2 x USB C 4.0 x 2 Jack para auscultadores e microfone | WiFi 6E Bluetooth 5.2 USB C 3.2 + ROG XG Mobile Interface Jack para auscultadores e microfone |
Sistema operativo | Windows 11 Home | Windows 11 Home |
Preço | 799 euros | 699 euros |