PcComponentes
Minha Conta

Lenovo Legion GO vs Steam Deck: a melhor comparação

Emmanuel Jiménez - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Se você não consegue decidir entre o Lenovo Legion Go e o Steam Deck, aqui contamos suas características e as comparamos para que seja mais fácil escolher.

Lenovo Legion GO vs Steam Deck: a melhor comparação

Emmanuel Jiménez

— Especialista em telemóveis, computadores, eletrónica de consumo e fotografia.

Especialista em gaming e smartphones

Linkedin de Emmanuel Jiménez

Embora ainda tenhamos muitos anos de PS5 e Xbox Series S e X, a verdade é que a forma de jogar está a mudar radicalmente. A Nintendo Switch já oferecia a possibilidade de jogar tanto em modo de mesa como em modo portátil. Mas isso foi levado ao próximo nível com lançamentos como o Steam Deck. E após o sucesso deste último, muitos chegaram. O Lenovo Legion GO aspira a ganhar um grande protagonismo no panorama dos dispositivos de gaming portáteis. Se estavas a pensar em comprar um Steam Deck ou uma consola semelhante, vamos ajudar-te a resolver as tuas dúvidas sobre a melhor opção.

Steam Deck, o original

Embora não se possa dizer que não havia já algum dispositivo de gaming portátil semelhante no mercado, a verdade é que eram praticamente desconhecidos, e certamente não se tinham popularizado como o Steam Deck. A grande penetração da plataforma de jogos ajudou a que este dispositivo meio consola meio PC gaming fosse vendido em quantidades enormes para um dispositivo novo. Pode-se considerar que foi o original, o primeiro que conseguiu popularizar este tipo de dispositivo e que abriu a porta para a chegada de uma grande quantidade de rivais.

O Steam Deck oferecia e oferece um ecrã táctil com resolução HD para jogar jogos a 60 Hz de atualização. Com um processador AMD com tecnologia da geração Zen 2, RDNA 2 como gráfica integrada, e unidades de memória que proporcionavam solidez para executar os jogos, tornou-se num lançamento único. Uma plataforma para jogar, com comandos e ecrã integrados, com a qual podíamos jogar em modo de mesa ao ligar o dispositivo a um ecrã maior ou em modo portátil quando estivéssemos fora de casa. Capaz de executar jogos AAA, era um dispositivo revolucionário.

Mas a verdade é que o facto de já estar no mercado há um ano, e com a rapidez com que o mundo da tecnologia avança a nível de hardware, fez com que ficasse um pouco obsoleto. Além disso, pode-se realmente dizer que a consola tem mais de um ano de desvantagem em relação aos seus rivais. E é que temos de ter em conta que, devido ao facto de o desenvolvimento ter levado o seu tempo, e ter demorado a chegar definitivamente ao mercado, o seu processador ficava um pouco atrás em relação ao mercado. E isso fez com que os seus rivais ganhassem muita potência a nível de especificações técnicas.

A consola Steam Deck

Lenovo Legion GO, o novo equipamento de gaming portátil de referência

O Lenovo Legion GO, é um dos últimos dispositivos de gaming portáteis que chegou ao mercado, e fez isso com muitas das boas características de rivais como o Steam Deck, mas com algumas características adicionadas que o tornam diretamente em uma das melhores opções se quiseres poder jogar com alta potência em modo portátil. A nível de componentes internos, não se pode dizer nem que seja justo compará-los. Estamos a falar de dispositivos de diferentes gerações. Em frente ao AMD da série Zen 2 do Steam Deck, está o AMD Ryzen Z1 da série Zen 4 do Lenovo Legion GO.

Além disso, na sua versão mais amplamente disponível trata-se do Ryzen Z1 Extreme, ainda mais potente com 8 núcleos e 16 threads. E não se pode comparar também a gráfica integrada: RDNA 3 vs RDNA 2. Não há comparação. Em relação às unidades de memória, não vimos uma grande melhoria, mantendo os 16 GB DDR5 do Steam Deck, e igualando-se no Lenovo Legion GO, embora passando para uma um pouco mais atual DDR5X. E sim, tem mais capacidade em memória interna, além de não oferecer diferentes versões. Mas também se vê um grande salto em resolução, alcançando os 2.560 x 1.600 píxeis num ecrã maior de 8,8 polegadas que melhora a experiência de jogo. E tudo isso sem falar nos 144 Hz. Como se isso não fosse suficiente, Windows 11 como sistema operativo dá uma grande versatilidade ao Lenovo Legion GO, tanto neste momento como no futuro.

O que se destaca no Lenovo Legion GO

Muitíssimas coisas. O seu ecrã é melhor, o seu processador é melhor e tem mais memória. Mas isso éapenas a nível técnico. Se também valorizarmos o resto das possibilidades da Lenovo Legion GO, então vemos que é um dispositivo muito mais polido. Oferece a possibilidade de ser utilizada juntamente com uns óculos Lenovo Glasses para uma experiência de jogo de realidade virtual.

Além disso, os comandos podem ser desconectados do ecrã para serem utilizados em modo sem fios. Até existe um adaptador para usar o comando direito como um rato vertical para conseguir uma experiência de jogo mais próxima de um PC, que faça com que esta consola sirva até para jogar jogos desenhados para serem utilizados com interfaces de computador. É verdade que muitas das suas melhorias a nível de ecrã não servirão para tirar grande partido dos jogos, pois em muitos casos teremos de reduzir a resolução para poder ter uma boa autonomia ou uma fluidez de imagem ótima, mas ainda assim é de agradecer contar com esse extra para poder também ver séries ou filmes, bem como para poder executar aqueles jogos que sim dão margem para jogar em modos de gráficos mais potentes.

Consola Lenovo Legion GO

O que se destaca na Steam Deck

Hoje em dia, pouco. Talvez o seu preço na versão mais básica, que não chega nem aos 500 euros. Mas mesmo assim, a consola não oferece vantagens especiais em relação à Lenovo Legion GO, no sentido de que nada do que se possa fazer com a Steam Deck não é possível realizá-lo com a Lenovo Legion GO. A Steam Deck é uma consola que se pode considerar quase uma lenda, mas a verdade é que para competir requer já de uma atualização para uma nova versão de hardware que esteja ao nível de todas as opções que existem no mercado neste momento.

Como escolher entre Lenovo Legion GO e Asus ROG Ally?

A questão é o preço. Se queres algo o mais barato possível, e te basta poder jogar os jogos da Steam, que conta com uma plataforma de jogos imensa, sendo provavelmente a maior e mais relevante do mundo, então a Steam Deck pode ser uma boa opção. A qualidade gráfica é suficiente, e como dissemos antes, com muitas destas consolas será interessante baixar a resolução para obter um bom desempenho, por isso também não se deve escolher uma ou outra apenas por isso.

No entanto, a nível de possibilidades está claro que a Lenovo Legion GO é infinitamente mais avançada. Além de ser mais potente, as suas características multimédia a nível de imagem são notáveis, tanto se for para poder jogar alguns jogos que sim se possam executar em altas resoluções sem perder desempenho como se for simplesmente para obter uma boa experiência ao ver séries e filmes. Por outro lado, é muito mais versátil, com a possibilidade de desconectar os comandos, bem como de utilizá-la em modo de realidade virtual com os óculos especiais da Lenovo. Chega com melhor conectividade e mais atualidade. E a isto temos de somar o facto de que conta com Windows 11, pelo que o leque de opções para jogar é mais amplo. Só de início já se pode destacar a possibilidade de jogar com Xbox Game Pass, embora não seja de todo a única opção. De facto, a própria plataforma da Steam está disponível, como é lógico.

De cara a fazer uma compra a pensar no futuro, é lógico que a Lenovo Legion GO oferece uma vida útil muito mais longa, ao contar com um processador mais potente capaz de suportar os jogos que estão por vir ou as futuras atualizações. Até a nível de preço de venda posterior, a Lenovo Legion GO parece a melhor opção. É mais cara, embora também não tanto. Se compararmos o preço da versão com 512 GB da Steam Deck, que é a que se equipararia em memória à Lenovo Legion GO, a diferença é de pouco mais de 100 euros, e tendo em conta que estamos a falar de um salto geracional, praticamente em qualquer dos casos será interessante e uma compra inteligente passar diretamente para a Lenovo Legion GO se estás à procura de um dispositivo potente para jogar videojogos de PC de nível AAA com a possibilidade de jogar até em modo portátil.,

Comparação de especificações técnicas: Lenovo Legion GO vs Steam Deck

Dispositivo Lenovo Legion GO Asus ROG Ally
Ecrã 8,8 polegadas IPS 2.560 x 1.600 píxeis 144 Hz 7 polegadas IPS 1.280 x 800 píxeis 60 Hz
Processador AMD Ryzen Z1 (versão futura) AMD Ryzen Z1 Extreme AMD Zen 2
Tecnologias de memória RAM: LPDDR5X Interna: SSD M.2 PCIe Gen 4 Expansível por MicroSD até 2 TB RAM: LPDDR5 Interna: SSD M.2 PCIe Gen 3 ou eMMC Expansível por MicroSD até 2 TB
Memória: RAM + interna 16 GB + 512 GB 16 GB + 64/256/512 GB
Capacidade da bateria 49,2 Wh Comandos: 900 mAh 40 Wh
Dimensões (largurax altura x profundidade) 299 x 131 x 40,7 mm (com comando) 210 x 131 x 20,1 mm (apenas base) 298 x 117 x 49 mm
Peso 854 gr com comando (640 gr sem comando) 669 gramas
Multimédia 2 altifalantes de 2 W Microfone de curto alcance 2 altifalantes Microfone duplo
Conectividade WiFi 6E Bluetooth 5.1 2 x USB C 4.0 x 2 Jack para auscultadores e microfone WiFi 5 Bluetooth 5.0 USB C 3.2 Jack para auscultadores e microfone
Sistema operativo Windows 11 Home SteamOS 3.0
Preço 799 euros 699 euros
post
BOFU