
Jose Berenguer
— Geek da tecnologia.
Especialista em tutoriais e computadores
Para os amantes de café, ter uma máquina de café na cozinha é inegociável. Poucos aromas superam o do café acabado de fazer. As máquinas de café italianas fazem o café de sempre, o seu preço é muito acessível e têm uma durabilidade que te vai surpreender.
Estas máquinas de café são muito fáceis de usar. Consistem numa câmara inferior para colocar a água, o filtro de café e a câmara superior para onde o café sobe uma vez aquecido.
O seu funcionamento é o seguinte: colocas água na câmara inferior, o café no filtro e montas as peças. Depois, colocas-na ao lume para que a água suba através do filtro e se misture com o café, depositando-o na câmara superior. A sua estrutura permite-te servir o café diretamente na chávena.
O que deves ter em conta para escolher a melhor máquina de café italiana de indução?
Como acontece com todos os eletrodomésticos e dispositivos, quando vais comprar um e tens que escolher, é difícil decidir. E sim, as máquinas de café italianas são mais fáceis de escolher do que muitas das melhores máquinas de café automáticas, mas também têm as suas particularidades. Para te facilitar a comparação, dou-te as chaves.
- Material de fabrico. As máquinas de café italianas costumam ser de alumínio ou de aço inoxidável. Embora aparentemente o aspeto possa ser semelhante, não têm nada a ver. Tradicionalmente têm sido de alumínio, mas atualmente há muitos modelos de aço inoxidável que oferecem compatibilidade com as placas de indução.
- Capacidade. Quantas pessoas bebem café em casa? Terás que ter isto muito em conta na hora de olhar para um ou outro modelo. Com uma máquina de café de três chávenas conseguirás cerca de 150 ml de café. A medida habitual das máquinas de café italianas é por chávenas, nisso deves prestar atenção quando quiseres saber a sua capacidade.
- Limpeza. As máquinas de café italianas consistem em poucas peças e costumam ser fáceis de desmontar e limpar. Se quiseres colocá-la na máquina de lavar louça terás que prestar atenção às instruções de lavagem. De qualquer forma, quando a desmontas e retiras a borracha interior, a limpeza é muito simples.
- Segurança. O risco de ocorrer algum desastre enquanto usas uma máquina de café italiana é mínimo, mas pode acontecer. Por isso, se o modelo que escolheres tiver uma válvula ou sistema de segurança que impeça sobreaquecimentos, tanto melhor. E é que, recém-acordados todos podemos cometer um erro.
Melhores máquinas de café italianas para indução
Agora que já sabes o que deves ter em conta antes de escolher, dá uma olhada nas melhores.
BRA Bali
Esta máquina de café BRA de aço inoxidável tem um design moderno que te dará vontade de deixá-la em cima da tua placa de indução sempre para que todos a vejam. Entre as suas características conta com fundo difusor full induction que a torna apta para todo o tipo de fogões Corpo de aço inoxidável 18/10 de alta qualidade muito resistente ao desgaste.
- Com redutor para possibilitar a meia carga na hora de preparar o café.
- Fundo difusor full induction apto para todo o tipo de fogões.
- Asa de baquelite com revestimento softouch para maior segurança e uma estética moderna.
- Acabamento brilhante.
- Fundo triplo difusor forjado com disco de alumínio no interior para uma melhor distribuição do calor na base.
- Em indução, usar com um diâmetro semelhante ou ligeiramente maior que o diâmetro base da máquina de café.
Fagor Étnica
A máquina de café étnica da Fagor é apta para todo o tipo de fogão. Tem um acabamento exterior com design de espelho e uma forma que te chamará a atenção. A sua junta de silicone oferece maior durabilidade. Além disso, tem capacidade para dar dez chávenas do melhor café, para que convides toda a gente a casa.
- Corpo fabricado em aço inoxidável. Depósito de liga AISI 430 e jarro AISI 304.
- Asa termo-isolante fabricada em nylon mais resistente.
- Junta de silicone de grande durabilidade.
- Acabamento exterior polido espelho.
Jata HCAF2012
Aposta tudo no vermelho desta máquina de café Jata e não te arrependerás. Além de dar cor à tua cozinha, tem algumas características que te farão pensar bem dela: uma capacidade de doze chávenas e fundo difusor de indução total. Se te preocupa a sua durabilidade, deves saber que tem o exterior pintado no forno a 280º.
- Capacidade: 12 Chávenas
- Fundo difusor indução total.
- Exterior pintado no forno a 280 ºC.
- Acabamento de grande dureza.
- Asa maciça design especial anti-queimaduras.
- Corpo de alumínio.
Monix Vitro Noir

Monix Vitro Noir Cafeteira Italiana 12 Chávenas
Monix fabricou esta máquina de café em alumínio com asa termo-resistente ergonómica, para te dar facilidades de uso. Destaca-se a sua grande capacidade de doze chávenas, cabe um litro e meio nas suas câmaras. E, por último, mas não menos importante o seu design interior de caldeira sem cantos para que te seja fácil limpá-la.
- Máquina de café com asa de baquelite termo-resistente ergonómica para um agarre fácil e seguro
- Capacidade para 12 chávenas de café - 600 ml
- Apta para todo o tipo de fogões, exceto indução
- Acabamento preto com efeito mate
- Exterior resistente e design interiordo caldeirão sem arestas para uma limpeza mais confortável
Orbegozo KFI 1260
Desfruta de cada chávena de café com esta cafeteira Orbegozo adequada para indução. Fabricada em aço inoxidável, é capaz de preparar doze chávenas de café com todo o seu aroma e sabor. Com este depósito terás para todas as tuas refeições familiares ou com amigos e ficarão espantados quando virem o seu design moderno.
- Capacidade em chávenas: 12 chávenas
- Tipo de produto: Cafeteira italiana
- Cor do produto: Preto, Aço inoxidável
- Material da caixa: Aço inoxidável
Todas estas cafeteiras italianas de indução dar-te-ão resultados ótimos. Se tens dúvidas e não te decides consulta com os especialistas de PcComponentes e eles resolverão as tuas dúvidas.