
— Geek inconformista.
Especialista em computadores e gaming
Um conselho antes de comprar um disco rígido externo para Mac
É muito provável que muitos de vocês comprem um disco rígido externo para ser usado no Mac e noutros dispositivos, mas temos que avisar-vos da compatibilidade. O problema está no sistema operativo: macOS não é compatível com NTFS, enquanto que o Windows é. No macOS usa-se APFS ou HFS+, mas no Windows não há compatibilidade com este sistema de ficheiros.
O único sistema de ficheiros que é compatível com ambos os S.O e que vale a pena é o ExFAT, que não deixa de ser FAT melhorado sem a limitação dos 4 GB por ficheiro.
Outra opção é fazer uma partição no disco rígido externo com APFS e outra com NTFS ou a que quiseres; isso sim, o macOS só reconhecerá APFS, e o Windows NTFS.
E se só o ligar ao meu PC Mac e à Smart TV? Provavelmente terás problemas com a televisão na hora de aceder ao disco rígido, ou simplesmente não o reconheça. Por exemplo, o LG webOS reconhece FAT32 e NTFS apenas através das suas portas USB, por isso não poderás usá-lo na Smart TV.
No caso de só o usares para Mac e Smart TV ou Mac e Windows, o melhor que podes fazer é uma partição FAT32 ou NTFS porque são as mais compatíveis com Android TV, webOS e Tizen.
Os melhores discos rígidos externos para Mac
Agora sim, vamos com a recolha de 5 discos rígidos externos para Mac que podem funcionar muito bem em diferentes circunstâncias.
Toshiba Canvio Basics 2.5” 2 TB: o mais básico
Este Toshiba Canvio Basics é adequado para as necessidades básicas que os utilizadores de Mac possam ter, sendo um dos melhores discos rígidos externos em relação qualidade-preço. Teremos uma unidade de 2.5 polegadas que vem com 2 TB, USB 3.0 e que é compatível com a maioria das versões Windows do mercado.
Parece-nos que tem um preço contido e a Toshiba é um dos melhores fabricantes de memória, por isso não demorou a tornar-se um best-seller dentro da nossa loja.
Crucial X6 SSD 1 TB USB 3.1: a toda a velocidade
Precisas de acesso e transferência rápida de ficheiros no Mac? Pois, este Crucial X6 de 1 TB é ideal porque é um SSD externo que é compatível com Mac, PC e, até mesmo, consolas e Android.
Embora pareça pequeno, pode suportar quedas de até 2 metros de altura, sendo resistente a choques, vibrações e temperaturas externas. Graças à sua tecnologia flash NAND e à sua porta USB 3.1 podemos desfrutar dele a uma velocidade de até 540 MB/s em leitura.

WD Elements 4 TB 2.5": qualidade-preço
Ter até 4 TB disponíveis para guardar ou fazer backup do que tens no teu Mac é uma boa jogada, por isso este é um dos melhores discos rígidos externos para isso.
Tem interface USB 3.0, 4 TB, possibilidade de formatação para Mac, um peso de 280 gramas e um formato de 2.5" polegadas (sem alimentação externa). Não falharás!

WD My Passport 5 TB: um armazém de dados
A Western Digital é um dos 3 principais fabricantes de memórias, por isso a sua fiabilidade em discos rígidos externos está mais que comprovada. Os My Passport são um dos discos rígidos externos mais compatíveis com Mac, por isso este WD não te decepcionará e colocamo-lo como um dos melhores.
Tem muitas características que o fazem merecedor de estar nesta recolha:
- Cópias de segurança WD Backup.
- Proteção em cifragem AES de 256 bits.
- Software WD Discovery Software que se conecta aos serviços de armazenamento mais famosos.
- Garantia de 3 anos.
- Conexão USB 3.1.
- 5 TB e uma boa compatibilidade com Mac.
Samsung T7 SSD PCIe 2 TB NVMe e USB 3.2
Por último, e não menos importante, um dos melhores SSD externos que podes comprar para Mac ou para Windows. A Samsung é um dos 3 reis do sector do armazenamento, e os seus T7 e T5 foram os pioneiros a lançar SSD externos no mercado.
Este Samsung T7 está indicado para os que precisam praticamente do melhor do mercado:
- USB 3.2Gen 2, a porta mais rápida depois de USB 4 e Thunderbolt 4.
- Tecnologia PCIe NVMe, que te permite chegar a 1050 MB/s de leitura e 1000 MB/s de escrita de forma sequencial.
- Compatibilidade com Android, Mac, Smart TV e consolas.
- Cifragem 256-bit AES.
- 2 TB de armazenamento.
- 58 gramas e perfeito para levar na mala do portátil Mac.
Como vês, os avanços tecnológicos colocaram os SSD para unidades externas de cara para transportar os dados e aceder a eles de forma mais rápida. No entanto, não se deve desprezar os HDD externos.
Descobre outros discos rígidos em PcComponentes
Em seguida, podes ver outros discos rígidos à venda no site da PcComponentes. E se quiseres ampliar a informação, visita o meu guia sobre os diferentes tipos de discos rígidos que existem.