
Com a sua instalação simples e a capacidade de oferecer uma experiência imersiva sem ter de estar ligadas a um PC ou à consola, as Oculus Quest 2 revolucionaram com o seu lançamento em 2020 o mundo do gaming. Mas, quais são os jogos que permitem tirar o máximo partido destes óculos de realidade virtual (VR)? Neste guia apresentamos-te alguns dos melhores títulos para viveres uma experiência única e emocionante com este dispositivo autónomo.
Conhece uma nova realidade com este visor de VR
Desde histórias de ação e aventura até simuladores hiper-realistas. Os jogos de VR para Oculus Quest 2 estão desenhados para que olhes à tua volta livremente e interajas sem cabos nem restrições. A tecnologia de seguimento de mãos dos controladores fará com que desfrutes do conteúdo envolvente.
Imagina-te a lutar contra zombies no meio do apocalipse ou a explorar uma galáxia a 81,000 anos-luz. Graças à resolução deste visor, as cenas parecem e sentem-se muito próximas. A qualidade melhorada da imagem e do movimento são, portanto, dois pontos a seu favor. Além disso, o processador e a GPU são mais potentes em relação à sua versão anterior.
Isto significa que poderás interagir de forma fluida e intuitiva, utilizando até o teu próprio corpo. Todas estas funcionalidades permitem uma experiência muito diferente dos videojogos tradicionais. Estás preparado para colocar os óculos e aceder a outra realidade? Vejamos o que podemos recomendar-te.
Melhores jogos para tirar partido das Oculus Quest 2
Para que te aventures no mundo da VR com os óculos Oculus Quest 2, reunimos alguns dos melhores títulos para quem procura momentos de adrenalina pura. Estes são, na nossa opinião, alguns imprescindíveis que não podem faltar na tua coleção.
The Walking Dead: Saints & Sinners
A liderar a nossa lista de melhores jogos de realidade virtual para Oculus Quest 2, encontramos esta trama que te imerge no universo de The Walking Dead. Ambientada na cidade de Nova Orleães, terás de lutar pela sobrevivência num ambiente hostil repleto de hordas de zombies e humanos agressivos.
A equipa da Skydance Interactive desenvolveu uma história original, na qual terás muita liberdade para tomar decisões e enfrentar-te em duros combates. Este videojogo de terror e sobrevivência em primeira pessoa está também disponível para PC e PlayStation. Se gostas da saga, poderás continuar com a sequela Chapter 2: Retribution. Após ser lançado na Meta Quest 2 e PICO 4, chegou também à PlayStation VR2.

Wraith: The Oblivion - Afertlife
Muito bem avaliado pelos jogadores, este título de terror e sobrevivência desenhado em primeira pessoa permite-te encarnar um espírito errante ou wraith. Desta forma poderás mover objetos sem os tocar, alterar o ambiente ou atravessar as paredes enquanto tentas resolver o mistério da tua própria morte na mansão Barclay.
É uma proposta desenvolvida pelo estúdio Fast Travel Games e na qual não faltam sustos nem momentos de suspense. Com os seus personagens do além, este survival horror faz parte do mesmo universo que Vampire: The Masquerade e Werewolf: The Apocalypse. Aqui a exploração prima sobre tudo o resto.
Resident Evil 4 VR
No terceiro lugar temos um clássico adaptado para VR. Se queres sentir a respiração das criaturas infetadas na nuca e o teu coração a bater a cada passo, esta versão não te desiludirá.
Ao tornares-te no agente especial Leon S. Kennedy, a tua missão será resgatar da seita dos Iluminados a Ashley, a filha do presidente dos EUA. Tem ação e muito tiroteio, com interações e ambientes imersivos para desfrutar de todas as possibilidades que este visor oferece.
Red Matter
Outra recomendação que não podemos ignorar, especialmente se gostas de puzzles e de plataformas no meio de uma guerra fria distópica no espaço. Com a missão de encontrar uma informação confidencial sobre uns experimentos, tornar-te-ás no Agente Épsilon.
Em 2022 foi publicada a sequela Red Matter 2, compatível com Quest 2 e Meta Quest Pro. Desta vez terás de te colocar na pele de Sasha para explorar as bases volgravas com a ajuda do hackeo e do jetpack. Terás também muitos puzzles para resolver e um ambiente muito fixe para os amantes da Sci-Fi.
Moss
Nesta mistura de ação, aventuras e puzzles conhecerás personagens que te cativarão e terás de enfrentar alguns combates. A trama é protagonizada pela ratinha Quill, que encontra uma pedra mágica coma que pretende salvar o seu tio. Nesta viagem épica que a Polyarc Games nos propõe, terás de a ajudar a superar os desafios que vos são apresentados.
Aqueles que ficarem satisfeitos com esta primeira parte podem continuar com a sequela Moss: Book II, compatível com Quest 2 e Meta Quest Pro, que começa exatamente onde a original termina. Terás de tirar ainda mais proveito da VR para recuperar relíquias, encontrar coleccionáveis e devolver a paz a este mundo mágico.
Population: One
Se gostas de battle royale, com este vais-te divertir imenso com um sistema de combate que se destaca pela sua verticalidade e dinamismo, para que possas lutar em qualquer lugar. De facto, foi pioneiro neste campo. Poderás construir diferentes estruturas para te abrigares, como no Fortnite, ou escalar e voar utilizando toda a espécie de estratégias para surpreender o adversário.
Encontrarás muitos elementos de outros clássicos e mecânicas inovadoras. Poderás formar esquadrões e participar em eventos online. Recentemente, Population: ONE recebeu uma importante atualização e passou a ser free-to-play no Quest 2 e Pro; a versão PC VR, por outro lado, continua a ser paga, embora a um preço mais reduzido.
SuperHOT VR
De estética minimalista e com um som muito envolvente, este título para Oculus Quest 2 destaca-se pela sua simplicidade e originalidade, o que lhe valeu vários prémios. O tempo abranda quando te imobilizas, o que dá muito jogo na hora de enfrentar os inimigos.
Prepara-te para disparar e desviar de balas, aproveitando os recursos à tua volta e a lutar em câmara lenta. Quando completares as cenas, poderás vê-las em tempo real. A expansão Mind Control Delete mantém esta base, com mais elementos roguelike e uma evolução menos linear, embora não esteja disponível para VR.
In Death: Unchained
É uma das melhores opções estilo Dark Souls para VR, de modo que, se é o que procuras, este roguelite de ação permitir-te-á enfrentar humanos, seres demoníacos e monstros. Equipa-te com a tua espada, o teu arco e o escudo para deixar claro quem domina.
Nesta fantasia medieval descobrirás áreas secretas, lutarás em castelos e participarás em lutas épicas. Os diferentes modos de jogo tornam-no adequado tanto para jogadores casuais como para gamers mais intensivos.
Star Wars: Tales from the Galaxy’s Edge
Neste shooter em primeira pessoa os fãs de Star Wars poderão encarnar um reparador de droides na borda exterior da galáxia. Cuidado com os piratas! A ação e a aventura são protagonistas nesta proposta, que, apesar de algumas fraquezas, vai ganhando pontos à medida que avança.
Encontrarás aqui muitas referências à saga e poderás lutar ao lado de R2-D2 ou C-3PO em histórias lendárias. Também podes experimentá-lo na PS VR2 com a expansão Last Call e algumas melhorias em termos de imersão.
Beat Saber
Finalmente, para aqueles que estão fartos de tiros e tanta luta, com Beat Saber obterão muito ritmo e boas vibrações. O objetivo neste jogo é quebrar os cubos que se aproximam com a espada laser, enquanto segues o padrão das músicas até completar cada nível numa espécie de dança frenética.
E então, encontraste o teu favorito nesta seleção? A verdade é que há um título de VR para cada tipo de jogador de Oculus Quest 2. Outras propostas, como Robo Recall, Pistol Whip ou Eleven Table Tennis também oferecem horas de entretenimento e desafios no emocionante mundo da realidade virtual. Por isso já sabes: põe o capacete... e diverte-te!