
— Geek inconformista.
Especialista em computadores e gaming
Requisitos antes de comprar memória RAM
Este artigo é de ajuda, por isso não queremos que percas tempo a comprar memória RAM que depois não vais aproveitar ou que tenhas de devolver. Por isso, antes de comprar, considera estes requisitos:
- Verifica a frequência RAM máxima que a tua placa-mãe suporta. Cada placa-mãe suporta uns determinados MHz, por isso não nos serve comprar uns módulos RAM de 4000 MHz, se depois a nossa placa só suporta 3600 MHz. Isto podes verificar no manual ou na ficha técnica da placa.
- Aproveita o máximo potencial. Quando instalamos umas memórias RAM novas, a sua frequência está fixada por defeito (2133 MHz), por isso devemos configurá-las para aproveitar o máximo potencial. Para isso, teremos de aceder à BIOS da placa para escolher um perfil XMP ou EXPO, bem como colocar manualmente os timings.
- Cuidado com a compatibilidade de memória RAM. Lembramos que os portáteis usam módulos SO-DIMM, tenham isso em conta se vão instalar memória RAM nestes equipamentos. Além disso, os portáteis também têm um limite de frequência, mas o normal é encontrar 3200 MHz em equipamentos gaming.
- Tem em conta que existe DDR3, DDR4 e DDR5.
Características de uma boa memória RAM para PC gaming
Vamos já com as características de uma boa memória RAM para PC gaming, um uso exclusivo em videojogos. Toca perguntar-nos, como pode a memória RAM melhorar a nossa experiência gaming? Principalmente, de 2 maneiras:
- Capacidade. A maioria dos videojogos AAA já pedem 16 GB em requisitos recomendados, por isso temos de evitar um gargalo se queremos jogar com tudo ULTRA. Portanto, recomendamos instalar, no mínimo, 16 GB se queremos jogar com as configurações máximas.
- Frequência. Expressa em MHz(Megahertz), oferece a possibilidade de responder mais rápido aos pedidos de leitura e escrita. Por isso, quanto mais frequência tiver a memória RAM, melhor para o nosso PC.
- Latência. Voltando aos pedidos de leitura e escrita, temos de atender à latência como o atraso que se produz na hora de atender a estes pedidos. Está expresso como “CL” (CAS Latency), é o tempo que passa entre o controlador enviar um pedido e o momento em que os dados são enviados. O número que vem ao lado (CL16, CL18, etc.) refere-se aos ciclos de relógio que requer para completar a tarefa: quanto menor for o número, menos latência.
Por exemplo, em DDR4, é recomendável partir de 3200 MHz para um desempenho ótimo, mas se quiserem podem chegar a mais de 4000 MHz. Vão dar-se conta de 2 coisas:
- Quanta mais frequência, mais latência.
- Os módulos de menor latência são mais caros.
Tudo está relacionado com as prestações, por isso as melhores memórias RAM gaming vão ser mais caras. Dito isto, o que tem maior impacto em FPS, dentro de um jogo, é a frequência, e não a latência em si mesma.
E se te interessa DDR5, dizer-te que partir de 5600 MHz é o básico, mas, para mim, o ótimo é ter 6000 MHz porque a qualidade-preço não se vê muito afetada e o desempenho é notável.
No entanto, o título faz referência a “uma boa memória RAM para PC gaming”, e temos de considerar todas as variáveis para informar-vos adequadamente.
Mais frequência pode implicar overclock em memória RAM
Para nós é imprescindível alertar de que os 4000 MHz em DDR4 ou os +7000 MHz em DDR5 não se alcançam por obra e arte do espírito santo, mas que teremos de espremer os módulos. Por isso, é importante ter em conta se os módulos vêm com dissipador ou se o nosso PC está bem refrigerado (especial menção à temperatura da placa-mãe).
Recomendamos que tenham controlado em todo o momento as temperaturas dos vossos componentes com HWMonitor, um software gratuito que pesa muito pouco e informa muito bem. Quando fazemos overclock às memórias RAM, a placa-mãe e os próprios módulos são os que sobem de temperatura.
Vale a pena? Depende muito do que pretendes conseguir e da ventilação que tens na tua caixa. Não há muitas diferenças se subirmos de 3200 a 3600 MHz ou de 6000 a 7000 MHz, mas há um impacto importante quando subimos de 2666 a 3200 MHz.de 4800 a 5600 MHz. Só notaremos em forma de FPS os saltos qualitativos de frequência.
Com tudo isto, se o que procuras é mais FPS de verdade, damos-te as pistas:
- GPU, é o componente principal do qual dependem os FPS (mais depois do DirectX12 e da grande dependência dos videojogos sobre este componente).
- CPU, chave para aliviar tarefas à GPU.
- Tecnologias de redimensionamento: aqui entram NVIDIA DLSS e AMD FidelityFX Super Resolution, entrando em 3º lugar Intel XeSS.
- Desativar Ray Tracing e certos ajustes gráficos.
70-80% dos FPS dependem destas 4 pistas, por isso não te voltes louco com as memórias RAM.
As 5 melhores memórias RAM para jogar videojogos
Explicada a teoria, toca exemplificar com possíveis opções que te possam interessar. Pensando em todos os orçamentos, cenários e necessidades, a nossa seleção é esta:
Memória RAM Corsair Vengeance LPX DDR4 (3200 MHz)
Esta é um par de módulos DDR4 super económico que se mostrou muito fiável e atende às necessidades de gaming perfeitamente com CL16 e 3200 MHz em 16 GB. Pessoalmente, sou utilizador deste pack e não te arrependerás; isso sim, não são aptas para um overclock acima das suas capacidades.
Thermaltake Toughram XG (4600 MHz)
Para quem ainda usa uma plataforma com DDR4 e não quer se desfazer dela, pode saltar para um nível superior com 4600 MHz neste maravilhoso pack da Thermaltake. Tanto pela sua iluminação LED endereçável, como pela sua compatibilidade com XMP 2.0 e uma voltagem de 1.5 V, parece-me uma boa opção para conquistar o servidor.
Corsair Vengeance RGB DDR5 (6000 MHz)
Um dos packs mais desejados que constituem uma das melhores memórias RAM para jogar videojogos. A Corsair ganhou o seu lugar em RAM com a sua gama Vengeance, e aqui refuta-o com DDR5, 6000 MHz, 32 GB de capacidade e suporte tanto AMD EXPO como Intel XMP 3.0.
Tem em conta se tens socket AM5 ou LGA1700 porque, dependendo disso, precisarás de AMD EXPO ou Intel XMP nos teus módulos.
Team Group T-Force Delta RGB (7200 MHz)
Continuando com os 32 GB de capacidade (não precisas de mais), não há videojogo que possa com estes módulos específicos para Intel: 7200 MHz com um CL34. A sua voltagem é de 1.4V, dispõe de RGB e o seu design tem uma boa refrigeração para evitar thermal throttling aqui; até tem ECC on-die.
Muita qualidade que justifica o seu preço em cada cêntimo.

G.Skill Trident Z5 RGB Prata DDR5 (8000 MHz)
Estes módulos são apenas aptos para os PC Master Race que querem ter o melhor do melhor e voar para além com o seu PC: 8000 MHz em 32 GB com uma CL38. Assim se apresentam estes G.Skill Trident Z5 de gama alta que são compatíveis com XMP 3.0, iluminação RGB para qualquer placa base e um dissipador que aguenta tudo o que lhe atires.
Sinceramente, este tandem é uma loucura e arranharás esses 5 FPS que precisas.
Se ficaste com vontade de ver mais módulos, lembra-te que temos mais de 1000 à tua espera na nossa loja, não percas!