PcComponentes
Minha Conta

Melhores monitores para programadores

Periféricos
15 das febrero das 2022 - Última actualização: 25 das abril das 2023

És um programador de software que trabalha com mais do que um ecrã? Neste artigo podes encontrar os melhores monitores para programação no mercado.

monitores para programadores

O desenvolvimento de software é sem dúvida um trabalho exigente que requer uma grande concentração. Ter vários monitores para programação é já uma prática comum entre os trabalhadores do setor, uma vez que lhes permite aumentar muito a produtividade e ser mais eficientes no dia-a-dia. Neste artigo, vamos rever as características que deves ter em conta antes de comprar um, bem como uma lista dos melhores monitores para a programação atual. 

A arte da programação com dois ou mais monitores

O setor da programação e desenvolvimento de software continua a crescer ano após ano devido à digitalização da maior parte da indústria. A programação de software é considerada por muitos como sendo uma arte que requer muita criatividade mas também muito rigor para escrever códigos de alta qualidade

Um dos truques mais comuns para atingir este nível de concentração é utilizar dois (ou mais) monitores para programação. A razão é simples: é comum ter muitas janelas abertas durante a programação, seja documentação API, ambiente de teste, várias ferramentas, etc. Ter um ecrã extra em que colocar todas estas janelas e ver informação sem ter de alternar constantemente entre elas, permite ser mais produtivo do que trabalhar com apenas uma. 

A realidade é que a maioria dos programadores trabalha mais confortavelmente ligando dois ou mesmo três ecrãs, seja de um desktop ou de um portátil. Mas como deve ser um monitor para programação? Que características devemos procurar antes de comprar um monitor para este fim?

Características de um monitor para programação

A escolha de um monitor para programação é muito pessoal. Cada criador tem a sua própria metodologia de trabalho e pequenos truques para tentar ser mais produtivo. No entanto, quando se trata de comprar qualquer tipo de aparelho ou dispositivo para este fim, deves parar por um momento e repensar em certos aspetos antes de tomar a decisão final. 

Tamanho

Sem dúvida que uma das características que deves ter em conta é a dimensão do monitor para a programação. Neste aspeto, será essencial escolheres um monitor que se ajuste ao espaço que tens disponível. Um ecrã demasiado grande pode mesmo atrapalhar mais do que deveria. 

Se houver espaço, é melhor optares por ecrãs com mais de 22 polegadas. Contudo, não se deve exagerar se não houver espaço suficiente. Tem em mente que o tamanho de um monitor está diretamente relacionado com a sua resolução, o que é essencial para o conforto visual. 

Resolução

Considerando que um programador de software passa, normalmente, 8 horas em frente do ecrã, a resolução de um monitor para programação é realmente importante. Conseguir o melhor conforto possível não é apenas uma questão de produtividade, mas também de saúde.

Neste setor é comum trabalhar com pequenos caracteres e formatos que muitas vezes nos obrigam a fixar os nossos olhos mais do que o necessário. Se tivermos em conta que a resolução marcará a quantidade de informação que pode ser exibida simultaneamente, sem a necessidade de mudar de janela, é realmente importante. 

Por exemplo, um monitor Full HD de 24 polegadas com uma resolução de 1920 x 1080 pode ser muito interessante. Assim como os monitores ultra-largos, uma vez que nos permitem ter um ambiente de trabalho extra num único ecrã. Se aumentarmos um pouco o nosso orçamento, podemos optar por monitores maiores com resoluções 4K. 

Tipo de painel

Outro ponto a considerar ao ligar dois visores para programação é o tipo de painel escolhido. Isto irá definir como será o processamento da imagem do motor, algo que pode afetar significativamente a nossa fadiga ocular. No mercado, os monitores LCD têm geralmente 3 tipos de painéis: 

IPS: Oferece uma reprodução de cor muito precisa, ângulos de visão amplos e alta qualidade de imagem. Por outro lado, o seu tempo de resposta e rácio de contraste nativo é inferior ao de outros tipos de painéis. 

VA: Oferece maior contraste nativo com negros mais profundos, bem como alta capacidade de brilho e reprodução de cor ligeiramente inferior ao IPS. O seu tempo de resposta é aceitável e oferece uma gama mais restrita de ângulos de visão. 

TN: Este tipo de painel tende a ser mais competitivo em termos de preços. Oferece um tempo de resposta muito baixo e taxas de atualização muito elevadas, excedendo mesmo 144 Hz. No entanto, a sua qualidade de imagem, ângulo de visão e reprodução de cor é inferior aos painéis IPS e VA. 

Orientação

Nos últimos anos, os monitores verticais têm dado um passo em frente em termos de popularidade e utilização. Este tipo de monitor muito prático, uma vez que nos permite ter grandes linhas de código ou muita informação à vista sem ter de se mexer, poupando tempo e comodidade. Há alguns modelos que lhe permitem mudar facilmente a sua orientação. 

Por outro lado, também podes optar pela opção clássica e comprar um monitor horizontal tradicional. Se estiveres habituado, continua a ser uma opção muito boa. Alguns programadores também optam por monitores curvos para programação, especialmente se trabalhamos no mundo do desenvolvimento de jogos de vídeo ou em qualquer outro ambiente gráfico. 

Conectividade

Para além de todos os aspetos visuais, precisamos também de considerar as portas de conectividade de que necessitamos. É comum ligar monitores via HDMI, mas também podes precisar de entrada DVI ou VGA. Os monitores USB-C também se tornaram muito populares, pois permitem transmitir vídeo e energia utilizando um único cabo. Por outras palavras, livramo-nos do cabo de alimentação, algo realmente prático.

Suporte

A maneira mais fácil é colocar um monitor para programação num suporte de mesa e colocá-lo num ponto da sua mesa de trabalho. No entanto, podemos comprar um suporte VESA para o fixar à parede e poupar muito espaço. Além disso, podemos optar por um com um braço giratório para ganhar em conforto e flexibilidade. Há também suportes de mesa que nos permitem levantar o monitor e virá-lo para ambos os lados sem a necessidade de ter uma parede por perto.

Design

Embora o design não seja uma característica fundamental, é algo que também devemos ter em conta. É importante escolher um monitor com um design atraente e com as bordas mais finas possíveis, para assim aproveitar o espaço da melhor forma. Também podemos olhar para outros pontos, tais como se pode ser inclinado e rodado, ou se tem colunas incorporados ou uma câmara integrada.

{e9e938e5-c9b5-4b2f-805b-f5e36b0dca88}

Depois de vermos quais as características a ter em conta ao comprar um monitor para programação, vamos agora analisar alguns modelos que podem ser interessantes para ti. Lembra-te que esta é apenas uma pequena seleção e que na PcComponentes encontrarás uma vasta seleção de monitores de todos os tipos.

AOC Gaming 24G2U 24"

Começamos com um monitor de 24 polegadas da AOC. Para além de uma resolução FullHD, painel IPS LED e grande qualidade de cor, oferece uma taxa de atualização de 144Hz, algo que pode certamente ajudar na fadiga ocular. Também dispõe da tecnologia FreeSync, que permite uma visualização mais suave, e, claro, uma entrada HDMI. Um monitor simples, elegante e funcional a um ótimo preço. Altamente recomendado. 

{b818b958-ad4d-40b0-b912-7813ac6800b8}

Monitor curvo Keep Out XGM27C+ 27"

Se estiveres à procura de algo um pouco mais avançado, que te proporcione uma experiência mais envolvente, podes optar por um monitor curvo como este. Tem um tamanho de 27 polegadas com resolução FullHD. O seu amplo campo de visão permite organizar facilmente muitas janelas. Além disso, graças à sua curvatura, irá proteger os teus olhos da emissão de ondas de luz azul. É compatível com suportes VESA de 100 mm e dispõe de entradas HDMI e DVI.

{479856b6-1ada-4bf6-a2aa-dcd0afe7556e}

LG 29WL50S-B 29" LED IPS UltraWide FullHD FreeSync

O LG Ultrawide é sem dúvida um excelente monitor para programação. A sua relação de aspeto 21:9 e resolução de 2560x1080p FullHD oferece 33% mais espaço em comparação com outros monitores padrão. Não só é um tamanho ideal para aumentar a produtividade, como também oferece uma incrível gama de cores, um ângulo de visão de 178° e um consumo de energia A+ muito eficiente. Tem também 2 entradas HDMI e uma saída de auscultadores. 

{69bd8033-d9fb-4e4c-b110-286b0403b392}

Samsung LS32A700NWUXEN 32" LED UltraHD 4K

Para aqueles que procuram um monitor de trabalho realmente grande com excelente resolução, recomendamos este da Samsung. O seu painel IPS oferece uma resolução 4K Ultra HD com uma relação de aspeto 16:9 e um amplo ângulo de visão de 178º. Também apresenta um design elegante, quase sem bordas e materiais duráveis. 

Dispõe também de tecnologia Intelligent Eye Care, que ajusta automaticamente o brilho e a temperatura do visor para manter os teus olhos frescos e descansados. Além disso, é possível ajustar a sua posição graças ao seu suporte, o que lhe permite modificar a sua inclinação, rotação e pivot.

{f52c91c4-fb2b-48f8-9876-60d782054320}

post
perifericos