Melhores tablets para o Regresso às Aulas
Compilação pensada para estudantes, independentemente da idade, com um foco em uso para as aulas ou para fazer trabalhos de casa. Como em cada turma há estudantes diferentes, não percam as opções que selecionámos.
Xiaomi Redmi Pad SE 11"
Começamos com um tablet da Xiaomi num formato de 11 polegadas, que será a norma ao longo desta compilação. Foi lançado há um ano e está abaixo dos 200 euros, oferecendo um chassis em liga de alumínio que lhe confere uma leveza de 478 gramas (quase todos os outros tablets são mais pesados).
Temos um ecrã IPS de 11 polegadas com resolução Full HD numa relação de aspeto de 8:5, com uma taxa de atualização de 90 Hz, 400 nits de brilho e uma certificação TÜV Rheinland Eye Comfort para proteger os olhos ao máximo.
Qualquer estudante poderá ter um desempenho decente com o seu SoC Snapdragon 680 combinado com uma GPU Adreno 610, que é acompanhada por 4 GB de memória RAM LPDDR4X. Sim, traz 128 GB de armazenamento, mas podem ampliá-lo facilmente com um cartão microSD.
Conta com 4 colunas que funcionam com Dolby Atmos, nada mau, certo? Na verdade, os vossos filhos podem até jogar um pouco durante os intervalos ou no tempo livre, desde que tenham feito os trabalhos de casa.
Temos uma câmara traseira de 8 Mpx que grava vídeo e que conta com HDR, bem como uma câmara frontal de 5 Mpx que é mais do que suficiente para videoconferências resultantes dos típicos trabalhos em grupo.
Não lhe falta Wi-Fi, Bluetooth 5.2 e uma entrada para ligar os auscultadores, o que é sempre útil para não incomodar os outros.
Terminando com a sua bateria de 8000 mAh, vai aguentar um dia inteiro sem problemas.

TCL NXTPAPER 11
Já fizemos a análise ao TCL NXTPAPER 11 e parece-me uma das melhores tablets para o Regresso às Aulas devido ao seu ecrã de tinta eletrónica. Isto significa que é ideal para ler, como se fosse um eReader, o que é excelente para a saúde dos olhos.
O chassis é fabricado em alumínio e o tom cinza parece-me bastante bonito e discreto, embora esteja disponível noutra cor bastante apelativa. O ecrã vem com a tecnologia NXTVISION NXTPAPER 2.0, que combina IPS com uma espécie de tinta, oferecendo uma resolução de 2000 x 1200, 500 nits e uma relação de aspeto de 5:3.
É alimentado pelo MediaTek Helio P60T com a sua GPU Imagination PowerVR GE8320, acompanhado por 4 GB de memória RAM e 128 GB de armazenamento, que podem ser ampliados. Temos desbloqueio facial que funciona muito bem e um sensor de impressões digitais no botão de desbloqueio.
Conta com uma câmara traseira de 8 Mpx com autofocus e gravação de vídeo em 1080p a 30 FPS, bem como uma câmara frontal de 8 Mpx com a mesma qualidade de gravação.
Quanto à bateria, testei-a bastante e nunca cheguei a descarregá-la completamente; se ativarmos o modo de poupança de energia, é incrível. Estamos a falar de uma autonomia de 5 dias, o que coincide perfeitamente com a semana de aulas. Aproveitem que agora está em promoção!
Sem dúvida, o melhor deste tablet é o ecrã.
Por fim, temos o Android 13, Bluetooth e Wi-Fi.
Xiaomi Redmi Pad Pro 12.1"
As coisas começam a ficar interessantes, e este Redmi Pad Pro eleva o nível dos melhores tablets para o Regresso às Aulas. Porquê? Porque aqui temos um ecrã IPS de 12,1", resolução WQHD+, 120 Hz, 600 nits, HDR Dolby Vision, TÜV Rheinland e S-Pen incorporado, sem Notch. Não só é um tablet magnífico para trabalhos de casa e acompanhamento das aulas, como também para ver filmes ou qualquer outro uso multimédia.
E na secção do SoC, temos um Snapdragon 7s Gen2 com uma GPU Adreno 710 e 8 GB de RAM LPDDR4X. Dispõe de 128 GB de armazenamento, que podem ser ampliados através de microSD, e só pelas especificações já vemos que é um tablet mais do que decente.
Além disso, não faltam os seus 4 colunas otimizadas com Hi-Res e Dolby Atmos, assim como o seu sensor de luz ambiental, que será apreciado em locais com diferentes condições de iluminação. As câmaras são o esperado, com 8 Mpx atrás e outros 8 Mpx à frente; já sabem que são "simbólicas", pois teremos que ir para a gama alta para algo mais decente.
Onde vemos características mais potentes é no Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2 LE e na sua bateria de 10.000 mAh. Não só isso, vem com carregamento rápido de 33W e HyperOS como sistema operativo (Android 14). Parece-me um tablet TOP para a escola, universidade ou instituto. Até para uso em casa!

Xiaomi Pad 6 11"
Sem sair da Xiaomi, encontramos o Pad 6, que é claramente um upgrade da Redmi Pad Pro em termos de especificações e, se me perguntarem, prefiro mil vezes este se estiver a bom preço. Dispõem da versão com 6 e 8 GB de memória RAM, embora eu recomende a de 256 GB e 8 GB; se ultrapassar o vosso orçamento, optem pela de 6 GB ;).
Ecrã IPS de 11 polegadas com resolução WQHD+, 144 Hz, 550 nits, painel de 10 bits, HDR10, Dolby Vision... este é um ecrã de cinema. Gostaria que tivesse 12 polegadas, mas não se pode ter tudo a um preço tão competitivo.
O seu SoC é o Snapdragon 870, com a GPU Adreno 650 e RAM LPDDR5 (6 ou 8 GB), juntamente com armazenamento UFS 3.1 (128 ou 256 GB). Recomendo 256 GB porque não podem ampliá-lo através de microSD. Com este hardware podem fazer de tudo, garanto-vos.
Não faltarão os altifalantes estéreo, e aqui dispõem de 4 microfones para serem ouvidos perfeitamente em videoconferências.
As câmaras são melhores em comparação com os outros modelos, tendo 13 Mpx atrás, gravação em 4K, HDR, autofocus e Slow Motion a 120 FPS. Quanto à câmara frontal, está em linha com as restantes.
Em termos de conectividade, temos Bluetooth 5.2 LE e Wi-Fi 6E, o que não é nada mau. Para completar, temos 8840 mAh com 33W de carregamento rápido, o que vos dará autonomia para 3 dias (se não abusarem muito). A versão do Android é a 14 através do HyperOS.
Lenovo Tab P12 12.7"
Terminamos com a Lenovo, e que tablet! Vem com a sua caneta ou Pen Plus, como lhe chamam, ideal para tirar apontamentos, desenhar ou fazer esboços. Dispõe de um corpo metálico num tom cinza muito sóbrio que incorpora um ecrã IPS de 12,7 polegadas com resolução 3K.
Não temos muitos hertz, nem HDR, nem outras histórias: temos o que é mais importante. Um MediaTek Dimensity 7050 com GPU MaliG-68, 8 GB de RAM LPDDR5, 256 GB expansíveis, 4 altifalantes JBL, sensor de impressões digitais, sensor RGB, 2 microfones... tem de tudo.
A Lenovo foi inteligente e equipou a câmara frontal com o máximo de megapíxeis: 13 Mpx no total. Tudo isto com Wi-Fi 6, BT 5.1 LE, NFC para pagamentos com o tablet e uma bateria de 10.200 mAh. Por fim, o sistema operativo é o Android 13, e asseguro-vos que o lag vai demorar muito tempo a aparecer (se é que vai aparecer).
Parece-vos poucas tablets? Aproveitem as promoções que temos no Regresso às Aulas e escolham o que precisarem.