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Microfone para gravar música: o guia completo para comprar o melhor PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 4 das diciembre das 2024

Já pode começar a gravar seus vocais ou seus instrumentos com este guia que preparamos, se estiver procurando um microfone para música.

microfone para gravar música

Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

O guia para comprar um microfone para gravar música

Aqui tens o guia mais específico para começares a gravar música em tua casa ou num estúdio, e se estás a pensar em comprar um microfone… estás no sítio ideal.

Dinâmico ou de condensador: as opções mais usadas no estúdio, e o de fita?

microfone para gravar música

As opções mais comuns são o microfone dinâmico e o microfone de condensador, falando em todos os níveis. Por isso, vejamos quais características cada um tem:

  • Dinâmico. Caracterizado por uma grande robustez, é perfeito para concertos, mudanças drásticas de decibéis ou para gravar a partir de fontes de som muito ruidosas.
    • É composto por:
      • Um diafragma.
      • Um íman.
      • Uma bobina.
    • É usado para gravar percussões ou guitarras elétricas. A razão está no seu SPL, e é que o menos distorce perante uns decibéis altos.
    • É perfeito para isolar o som de ruído externo (como acontece nos concertos).
    • Não precisa de uma fonte de energia externa, como é a alimentação phantom de 48V.
      • Poder-se-ia dizer que é a principal razão pela qual não costumamos ver microfones dinâmicos com interface USB, mas sim XLR.
    • Alto SPL e pouca sensibilidade, não aptos para captar detalhes ínfimos.
  • Condensador. Ideal para captar detalhe com muita qualidade e precisam de alimentação externa porque é de tipo ativo.
    • É composto por:
      • Diafragma (aqui o tamanho importa).
      • Uma pilha.
      • Placa traseira.
    • Não são nada recomendados para ambientes ruidosos e são microfones mais sensíveis que os dinâmicos.
    • Há muitos microfones de condensador que usam USB.
    • Estão mais indicados para vozes do que para instrumentos ruidosos, o argumento é o seu pouco SPL. Dito isto, uma guitarra acústica não vai fazer distorcer este microfone.

E o microfone de fita? Composto por uma fita e 2 ímanes, muitos usam-no para frequências altas e captar som ambiente bidirecional. Todo instrumento de sopro ou corda está indicado para este microfone.

microfone de fita

Se tens orçamento, avança; caso contrário, vai por 1 microfone de condensador e outro dinâmico.

Menção especial para o diafragma grande e pequeno do condensador

Dentro do microfone de condensador, encontramos diafragma ou cápsula grande e pequena. Aqui há alguma diferença:

  • O diafragma grande serve para frequências baixas (muito graves), guitarras acústicas ou espanholas e vocais.
  • O diafragma pequeno está indicado para captar muito mais detalhe e altas frequências.

Padrões polares

padrões polares microfone

O padrão mais comum de todos é o cardioide por ser o mais versátil, embora possamos encontrar hipercardioide ou bidirecional em muitos modelos. Falamos disto no post de microfone para streaming ou podcast, por isso resgato essa informação:

  • Cardioide. Capta o som num ângulo de 80 º de forma horizontal e ligeiramente a parte traseira do micro.
    • Usos:
      • Recreativo, como microfone de mesa.
      • Perfeito para captar 2 vozes que estejam muito próximas, mas de forma frontal.
  • Supercardioide. Como o cardioide, mas capta ligeiramente a parte traseira do microfone.
    • Usos:
      • Pode ser interessante para entrevistas, mas não é o melhor.
  • Unidirecional. Conhecido como “lobar”, caracterizado por captar voz só se falares mesmo em frente do microfone ou ligeiramente de forma traseira.
    • Usos:
      • Podcast em que cada um tem o seu microfone.
  • Bidirecional. Capta o som gerado à frente e atrás do microfone.
    • Usos:
      • Perfeito para entrevistas.
  • Omnidirecional. Capta o som que vem de qualquer direção, ou seja, 360º.
    • Usos:
      • Ideal para quando há muitas pessoas à volta do micro e queres captar a voz de todos.

No estúdio, o que mais te vai interessar é o unidirecional, cardioide ou omnidirecional. O último parece-me interessante para tudo o que seja gravar vários instrumentos ao mesmo tempo, embora sempre será melhor ter um unidirecional para cada um.

Não se costuma usar o mesmo microfone para vozes, guitarras e percussão

microfone para gravar música

Já o explicámos, e é que nas vozes podemos ver frequências e agudas, mas será difícil gravar alguma vocal que tenha as mesmas ondas graves que um baixo, por exemplo.

Daí que se usem microfones de condensador para vozes, guitarras acústicas ou espanholas, bem como para instrumentos de corda. Para sons mais fortes (sejam graves ou agudos), temos os microfones dinâmicos.

Feita a clarificação, vamos ao seguinte ponto do guia do microfone para gravar música.

Interfaces de áudio: toca estudar muito

interface de áudio

Conhecidas também como placas de som externas, trata-se de um dispositivo que se liga ao PC via USB, mas que tem uma série de portas ou

Conexões especiais. A premissa básica de uma interface de áudio é converter sinal analógico em sinal digital, que é o que vai para o PC para ser reproduzido.

Isso é o básico, mas estamos a falar de um dispositivo que pode ser muito sofisticado ao qual teríamos que dedicar um post específico.

Ao nível do utilizador, dizer-te que é indispensável se tens monitores ativos ou passivos (se estás a começar recomendo ativos) e microfones com cabo XLR.

Teremos conexões de saída (altifalantes) como de entrada (microfones, instrumentos, etc.). Em input ou entrada, o mais famoso é o cabo TRS e o XLR; no caso do output ou saída, o mais comum é o TRS ou jack de 6.35 mm.

Recomendo XLR antes que USB, mas sempre há exceções

xlr

O que é o XLR? Trata-se de uma interface de som equilibrado que se caracteriza por não ter ruído ou interferências externas. Hoje em dia, o cabo mais usado é o XLR3, caracterizado por 3 pinos.

Recomendo-o porque sempre vamos obter melhor qualidade de áudio de um microfone com interface XLR cujo sinal é convertido por uma boa placa de som, do que a placa de som que têm integradas as placas base usando USB.

O quarto onde gravas deve ajudar o microfone: zero reverberações

home studio

Se queres começar a gravar música, a primeira coisa que deves escolher é o local onde vais fazê-lo e adequá-lo para isso porque um microfone pode ser excelente, mas um isolamento é o melhor.

Atenção, isolar não é o mesmo que não haver reverberação. No entanto, desde que não haja reverberação e não tenhas vizinhos por perto, mais do que suficiente. Para isso servem os painéis acústicos.

Há muitíssimos vídeos no YouTube sobre como eliminar a reverberação com armadilhas para graves e painéis acústicos, dá-lhes uma vista de olhos!

Ouve a tua voz com altifalantes e uns bons auscultadores

microfones para gravar música

Por último, para saber se estás a fazer um bom trabalho precisas de uns monitores ativos ou passivos decentes e uns auscultadores de estúdio.

Poucos sabem, mas na PcComponentes temos categoria de Áudio Profissional, onde podes encontrar o que te digo. Uma configuração com uma boa relação qualidade-preço seria:

  • Uns auscultadores Audio-Technica ATH-M40X (são fechados e um pouco desconfortáveis, mas espetaculares).
  • Em monitores tens muitas opções, por isso dou-te uma com uma boa relação qualidade-preço e outra mais profissional.

Dois Mackie MR524

Alguma recomendação em microfones para gravar música

Queres que te recomende algum microfone para gravar música? Há muitíssimos para se lançar a isso, mas vou dar-te 3 propostas:

  • Mackie EleMents EM-91CU.
  • Shure SM58 LCE
  • Rode NT1
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