PcComponentes
Minha Conta

Os melhores microfones para podcast e streaming

Ajudamos-te a comprar o teu próximo companheiro de voz com esta lista de conselhos sobre o que deves ter em conta ao comprar um microfone para streaming ou podcast, além dos nossos modelos favoritos.

melhores microfones qualidade-preço para streaming

Dicas para melhorar a qualidade de áudio ao gravar um podcast

Antes de passarmos para a nossa seleção dos microfones que mais recomendamos, deixamos-te com algumas dicas de gravação para que o teu podcast seja ouvido com a qualidade adequada:

  • Níveis de volume. Antes de começares a gravar, é altamente recomendável fazeres algumas verificações para ajustar o volume de entrada, seja através do microfone ou da placa de som. Lembra-te que o áudio enquanto falas nunca deve ultrapassar a zona vermelha de decibéis, para evitar saturação.
  • Acondicionamento acústico. Outra coisa que pode significar uma melhoria substancial nas tuas gravações é o acondicionamento acústico do local de gravação. Aqui, o ideal é tentar reduzir os ecos e as reverberações incomodativas para obter uma gravação o mais "seca" possível. Para conseguires isso, podes gravar perto de cortinas ou sofás, que possam absorver a tua voz.
  • Processa o áudio. Por último, nunca é demais processar um pouco o áudio antes de publicares o teu podcast. Em geral, com alguns ajustes na equalização da voz e um pouco de redução de ruído de fundo é mais do que suficiente para obter uma qualidade profissional.

Os melhores microfones para podcast

Agora já tens toda a informação para escolher o modelo que melhor se adapta às tuas necessidades. Portanto, vamos contar-te quais são os microfones para podcast que mais recomendamos a partir da PcComponentes.

Krom Kapsule

Para começar no mundo dos podcasts, não é necessário investir muito dinheiro. E uma boa prova disso é o Krom Kapsule. Um microfone condensador económico que inclui tudo o que é necessário para gravar com qualidade, graças ao seu kit com montagem antichoque e filtro antipop.

Conecta-se via USB, portanto não necessita de placa de som para funcionar, e possui duplo padrão de gravação, tanto omnidirecional como unidirecional, o que te permitirá obter bons resultados sozinho e em companhia dos teus convidados.

HyperX SoloCast

Com o HyperX SoloCast encontramos um caso muito semelhante, tanto em desempenho como em especificações, ao modelo anterior. Um microfone condensador económico, com conexão USB e padrão cardióide, que reduz os ruídos exteriores para obter uma boa qualidade de som.

Neste caso, o suporte incluído é de mesa, o que pode ser muito útil se não tiveres muito espaço na tua secretária. De resto, utiliza tecnologia plug & play e é compatível com todos os programas de áudio mais populares.

Tempest Battleshout 300

O Tempest Battleshout 300 possui algumas características que o tornam único na gama média-económica. Por exemplo, a sua conexão XLR, o padrão de áudio mais utilizado atualmente, com o qual poderás obter uma melhor qualidade de som sem latência nas tuas gravações.

Por outro lado, o seu condensador de 16 mm é um pouco maior do que o dos modelos anteriores, o que permite uma captação de som mais precisa. Mas o melhor é que vem com um kit completo de braço articulado, suporte antichoque e filtro antipop. Resumindo, este modelo é o nosso microfone favorito em termos de qualidade-preço.

Blue Microphones Yeti

Elevando um pouco mais o orçamento, mas ainda abaixo dos 100 euros, encontramos o Blue Microphones Yeti. Um ótimo microfone para podcast e streaming com o qual obter resultados profissionais, graças ao seu condensador de qualidade.

Mas onde realmente se destaca é na sua versatilidade, graças ao seu conjunto de três cápsulas personalizadas que te permitem obter até quatro padrões de captação: cardióide, omnidirecional, bidirecional e estéreo.

Shure MV7X

O Shure MV7X é o modelo mais destacado se quiseres obter uma gravação de qualidade para os teus podcasts.

Neste caso, recomendamos-te um modelo ligeiramente diferente, digamos que o "MV7X original", que não possui um painel táctil de volume, o que reduz quase para metade o seu preço. De resto, pouco se pode dizer sobre este modelo que já não tenha sido dito: padrão cardióide, saída de auscultadores incorporada e uma captação de voz rica e natural.

Comparação dos melhores microfones para podcast

Para terminar, deixamos-te com a tabela de especificações de todos os modelos selecionados, para que possas compará-los facilmente:

MODELO CONECTIVIDADE SUPORTE INCLUIDO PATDRÃO POLAR TIPO DE MICROFONE
Krom Kapsule USB Suporte de braço tipo aranha e filtro anti-pop Cardioide e omnidireccional Condensador
HyperX SoloCast USB Suporte de mesa Cardioide Condensador
Tempest Battleshout 300 XLR Suporte de braço tipo aranha e filtro anti-pop Cardioide Condensador
Blue Microphones Yeti USB Suporte de mesa Cardioide, omnidireccional, bidireccional e stereo Condensador
Shure MV7X XLR Só rosca Cardioide Condensador

Conselhos básicos para escolher bem um microfone para streaming e podcast

Antes de fazeres qualquer compra, gostaríamos de te alertar para vários aspectos importantes na escolha do teu microfone.

Microfone de condensador e dinâmico

mejores micrófonos calidad-precio

Na altura certa, explicaremos detalhadamente o que é um microfone condensador e o que é um microfone dinâmico. Por enquanto, seremos práticos e ajudar-te-emos a distingui-los desta maneira:

  • Um microfone condensador é projetado para captar o menor detalhe, sendo bastante sensível às mudanças de decibéis.
  • O microfone dinâmico está preparado para mudanças de decibéis mais dinâmicas, sendo ideal para concertos, streams ou cenários onde haja mudanças radicais. Isso os torna mais resistentes, tolerando uma pressão sonora mais alta.

Então, um microfone condensador é desaconselhado para streaming? Eu optaria por uma opção dinâmica, mas um microfone condensador pode servir desde que não sejas um perfil de criador de conteúdo que grita ou é super expressivo, porque a pressão sonora é pior.

No caso dos podcasts, pode haver uma conversa que se torne mais acalorada e os interlocutores se alterem, podendo elevar os decibéis. No entanto, com uma boa configuração, um bom microfone condensador costuma ser suficiente.

E quero fazer uma observação final: não precisas do melhor Shure do mercado que custa 300 ou 400 euros para teres uma boa qualidade de som. Acredita que há opções realmente boas entre 50 e 200 euros que funcionam muito bem.

Interface XLR ou USB Atenção ao tipo de interface que o microfone usa, porque na maioria das vezes vais encontrar o famoso Jack 3.5 mm, mas na maioria das vezes estarás entre a interface XLR e o USB. Muitos microfones condensadores

post
perifericos