PcComponentes
Minha Conta

Monitor com painel VA, a versatilidade em monitores curvos e planos PcComponentes

Ángel Aller - Última actualização: 9 das enero das 2025

Deixe de lado os preconceitos e absorva como um monitor com painel VA se comporta, pois pode ser a opção que melhor se adapta às suas necessidades. PcComponentes.

monitor painel va

Ángel Aller

— Amante do hardware.

Especialista em computadores e gaming

O que é o painel VA

painel va

O painel VA é uma variante LCD com retroiluminação LED cuja característica diferenciadora é a colocação vertical dos cristais que se inclinam para que a luz passe. Vemos que os painéis TN têm cristais intercalados entre 2 filtros polarizadores, assim como nos IPS os cristais são colocados paralelos ao substrato.

Então, aplica-se voltagem a esses cristais alinhados verticalmente, cuja colocação é perpendicular ao substrato de vidro do painel. Isso faz com que se inclinem conforme seja necessário passar “X” quantidade de luz para cada frame.

Inicialmente, os painéis VA eram os “pestilentos”, com os gamers a preferirem os painéis TN e os profissionais os IPS. Digo “pestilentos” porque se caracterizavam por oferecer mais tempo de resposta, não víamos opções com altas taxas de atualização e os ângulos de visão não são os melhores.

Falo-vos desde 2010 aproximadamente, por isso há 13 anos dizia-se que o melhor seria um IPS para gaming, já que os únicos monitores gaming viáveis eram os TN. Pois bem, muitos tiveram que retificar porque em pleno 2025 as marcas apostaram de cabeça nos painéis VA, e o facto de a Samsung estar por detrás de grande parte da sua produção… tem a ver.

Não só temos painéis VA com altas taxas de atualização e 1 ms de tempo de resposta, como vemos calibrações Delta, painéis curvos, espaços de cor de +100% DCI-P3, +90% Adobe RGB, BT.2020 e profundidade de cor de 10 bits, em quase todas as resoluções!

Ou seja, agora vemos monitores VA para escritório, gaming e profissionais de imagem e vídeo. Isto quer dizer que são a melhor opção? Continuem a ler abaixo.

Monitor com painel VA: características principais

monitor painel va

Uma das suas principais características é a sua relação de contraste, devido à sua composição de cristais verticais: dá mais controlo sobre a luz que passa a cada pixel. As cenas mais escuras não se verão tão cinzentas como nos IPS, por isso os níveis de pretos são muito bons, sem chegar a ser um OLED.

Graças ao seu controlo, chegamos à segunda característica: mais brilho, o que confere mais capacidade de contraste. Um HDR em condições com um bom painel VA faz maravilhas, e quero dizer que os painéis VA estão presentes em quase todos os televisores QLED da Samsung. Dito isto, nos IPS também podemos chegar a ver muito brilho.

Outra característica do monitor com painel VA são uns ângulos de visão horizontais e verticais não tão bons, sendo piores que os do IPS. A primeira solução para resolver o problema horizontal é através de um monitor curvo, como pode ser um monitor ultrawide.

Tem um bom espaço de cor? Sim, mas não é o melhor de todos, estando ligeiramente abaixo dos IPS. E aqui temos outra característica: normalmente um VA é mais barato que um IPS.

Para competir com os avanços do VA, verão que os IPS têm vindo a baixar de preço. Aqui há danos colaterais: a existência do painel TN pode chegar ao fim. A sua principal vantagem era o seu custo tão baixo, mas se o IPS e VA se tornam a preços baixos… não faz sentido comprá-los.

Indo ao pilar de cada tecnologia visual, tenho que dizer que o tempo de resposta costumava ser um problema, mas já não é. É fácil ver 1 ms MPRT ou GtG em qualquer monitor gaming com painel VA.

É melhor um painel IPS ou VA?

ips vs va

Um IPS é melhor em ângulos de visão, espaço de cor e gamas de cores… por isso vou responder-vos com um sim rotundo em monitores profissionais. Passando a monitores gaming, tenho as minhas dúvidas, especialmente quando há monitores curvos pelo meio.

Cada um tem fraquezas, podendo estar sujeito a ghosting, bleeding, fugas de luz, etc. No entanto, os VA são muito mais económicos e a qualidade de imagem é praticamente a mesma.

Se vamos para a gama alta em monitores gaming (+400€), encontro o seguinte:

  • Algum painel TN focado 100% nos eSports, como é o mítico BenQ ZOWIE XL2546K.
  • O segundo mais vendido é um monitor com painelIPS, o Samsung Odyssey G7 LS28G70EPXEN de 28 polegadas.
  • Seguem-se um monitor OLED (ASUS ROG Swift) e outro VA de 32” (Samsung Odyssey G6). De facto, atualmente, no TOP 10 dos mais vendidos há mais VA do que IPS:
    • 5 painéis VA.
    • 3 painéis IPS.
    • 2 painéis OLED.

Serem os mais vendidos implica que os VA são melhores? Não, mas são os que mais te convencem. E isto deve-se ao facto de oferecerem bons tempos de resposta, uma boa qualidade de imagem, características como G-SYNC Compatível e os hertz que não falham.

Vou mais longe: o futuro são os monitores ultrawide, havendo cada vez mais e infiltrando-se bastante nas listas dos mais vendidos. Pois bem, 90% destes monitores são VA porque são curvos, embora existam exceções contadas de painéis IPS com monitores curvos.

Por que os monitores curvos são VA? Isto expliquei noutro post, por isso convido-te a dar uma vista de olhos.

Portanto, se procuro qualidade-preço, um painel VA vai ser mais interessante do que um IPS. Se me importa muito a qualidade da imagem, optarei por um IPS.

Cuidado com os IPS porque os QD-OLED e OLED estão a avisar

monitor qd-oled vs oled

Os IPS têm sido considerados os melhores por serem os mais completos, mas dentro de 5-10 anos garanto-te que isso vai mudar:

  • Monitores OLED. Devoram os IPS por todos os lados, e a sua única desvantagem é o seu alto preço e que as marcas costumam implementá-lo em monitores muito grandes. Dito isto, dá-lhes 3 aninhos, que até a Samsung já lançou 2 OLEDs para secretária.
  • Monitores QD-OLED. Não é só um perigo para IPS, mas também para o próprio OLED ou WOLED porque traz o melhor do LCD-LED e o melhor do OLED. As suas únicas desvantagens são que é uma tecnologia muito nova e o seu preço é muito alto, mas atenção porque em 2025 vamos ver uma enxurrada de monitores com este painel.

E se tens alguma dúvida, os OLED melhoraram muito em termos de queimado, e só tens de ver a quantidade de marcas que apostam nesta tecnologia em monitores. Quanto ao QD-OLED, vemos que quem os fabrica principalmente é a Samsung, por isso não esperes LG com este tipo de painel.

Dá uma vista de olhos nos monitores VA que temos porque podes levar alguma surpresa, só digo isso!

post
BOFU